Categories: Entretenimento

Livro escreve sobre relações humanas, dilemas éticos e suas consequências na vida das famílias

Durante os oito anos em que foi Subprocurador-Geral de Justiça de Direitos Humanos do Ministério Público do Estado do Rio de Janeiro, Leonardo de Souza Chaves conheceu de perto a realidade das penitenciárias do estado. As histórias, vistas ou ouvidas naquele período, servem de inspiração para seu primeiro livro. Apaixonado por literatura desde a infância, o Procurador de Justiça e professor da PUC-RJ lança o romance “Desordem” (Chiado Books), dia 4 de dezembro, na Livraria da Travessa do Centro Cultural do Banco do Brasil (CCBB).

A trama do livro tem como ponto cardeal um assalto que acontece em Copacabana, cenário conhecido do autor, envolvendo um trabalhador de classe média, um empresário da construção civil e o ladrão. A partir desse fato, a história se desenrola mostrando os detalhes da personalidade e do relacionamento de cada um deles com suas respectivas famílias e com a sociedade.

A obra descreve a prisão, o julgamento e as consequências da narrativa são surpreendentes para o leitor. “Sempre tive muita vontade de contar o quanto custa uma acusação injusta, mas não queria fazer um livro jurídico. Em Desordem mostro esse universo a partir de uma história criada com personagens fictícios”, explica o autor, que utilizou sua vivência na área para mostrar, de forma romanceada, o funcionamento de um processo judicial e a “ética própria” dos presos. “Faço isso apenas para dar veracidade aos fatos narrados”, completa.

Com uma temática de cunho social, o romance procura expor, com sutileza, algumas questões contemporâneas, como o peso do patriarcado, a insensibilidade do sistema judicial, a facilidade de se promover uma acusação sem provas e dilemas éticos. “Gosto de lembrar por meio da ficção alguns fatos que vêm acontecendo no Brasil nos últimos anos. Mostro como a parte mais fraca da sociedade sempre sofre com as consequências. Nesse caso, a dor da injustiça recai sobre a classe média, que às vezes, talvez equivocadamente, se acha um pouco protegida”, diz Leonardo Chaves.

O autor começou a escrever Desordem há quase dois anos. “Aproveitava os momentos livres. Alguns pontos da história foram se desenhando na minha cabeça durante o processo da escrita, embora tivesse muito definida, desde o início, a ideia central”, conta Leonardo, que já está com a segunda obra em produção.

Sobre o autor – Carioca, formado em Direito pela UERJ e Mestre em Direito pela Universidade Gama Filho, Leonardo de Souza Chaves é procurador de Justiça e professor da PUC-RJ. Ocupou a Subprocuradoria-Geral de Justiça de Direitos Humanos e Terceiro Setor, de 2005 a 2013, integrou o Conselho Estadual de Defesa dos Direitos Humanos do Estado do Rio de Janeiro, o Comitê Estadual de Prevenção e Combate à Tortura e o Comitê Estadual de Amparo aos Refugiados e Contra o Tráfico de Pessoas. O autor é um dos fundadores do Instituto de Estudos Críticos do Direito – IECD e integrante do FORUM de Direitos Humanos, da Escola da Magistratura do Rio de Janeiro – EMERJ.

Serviço – ‘Desordem’

Editora Chiado Books
ISBN: 978-989-52-6269-4
Preço: R$ 39,00
Páginas: 150
Lançamento: 4 de dezembro (quarta-feira)
Horário: 18h
Local: Livraria Travessa do CCBB – R. Primeiro de Março, 66, Centro
1ª edição

Redação SRzd

Recent Posts

  • Carnaval/SP

Presidente da Terceiro Milênio enaltece dia internacional contra a homofobia

Em 1990, a Organização Mundial da Saúde (OMS) retirou a homossexualidade da Classificação Internacional de Doenças (CID). A data histórica,…

16 minutos ago
  • Carnaval/SP

‘Vou estar lá’: Xande de Pilares exalta enredo sobre ídolo Benito di Paula

Fã do cantor Benito di Paula, que será enredo da escola de samba Águia de Ouro no Carnaval de 2025,…

33 minutos ago
  • Entretenimento
  • Televisão

Baronesa é a primeira eliminada da Mansão de A Grande Conquista 2

De Dona da Mansão à primeira eliminada. Claudia Baronesa se despediu de "A Grande Conquista 2". Na noite desta quinta-feira…

46 minutos ago
  • Entretenimento
  • Famosos
  • Música

Compadre Washington expõe namoro e revela mágoa de Scheila Carvalho: ‘Detesto ela’

Compadre Washington deu uma forte declaração sobre Scheila Carvalho. De acordo com ele, os dois namoraram em 1998, logo depois…

1 hora ago
  • Entretenimento
  • Televisão

Luciano Huck pede ajuda para localizar responsáveis por salvar criança de incêndio no RS

O apresentador Luciano Huck compartilhou nas suas redes sociais o vídeo de um menino sendo salvo de um incêndio em…

2 horas ago
  • Carnaval/SP

‘Assojaba – Em busca do manto’: confira a sinopse do enredo da Tucuruvi

Primeira escola de samba do Grupo Especial a divulgar enredo para o Carnaval de São Paulo de 2025, a Acadêmicos…

2 horas ago