Categories: BrasilSão Paulo

Bruno Covas tem alta, mas retorna à prefeitura com restrições

O prefeito de São Paulo, Bruno Covas, receberá alta e deixará o Hospital Sírio-Libanês ainda nesta quinta-feira (14)(14). Ele voltará para a sua residência, para repouso até o domingo (17). Na segunda-feira (18), Covas já poderá despachar no gabinete da prefeitura. A informação foi dada pela junta médica que trata o prefeito.

“O prefeito reagiu muito bem às duas sessões de quimioterapia sem qualquer efeito adverso. Ele se portou bem, suportou bem todos os medicamentos, não teve efeitos adversos”, informou o médico David Uip, um dos coordenadores da equipe que cuida do prefeito.

De acordo com os médicos, o dia a dia do prefeito, a partir de segunda-feira (18), não deverá sofrer alterações em razão do tratamento. Ele, no entanto, não deve realizar eventos com a participação de multidões.

“Ele vai ter a rotina da vida dele. O limite maior quem dá é o paciente. A partir de segunda-feira, ele volta a ter uma vida de gabinete normal. Na vida pública, ele tem que guardar energia, não vai se expôr a grandes multidões. Mas fará as visitas que ele determinar segundo a agenda que for planejada”, disse Uip.

Os médicos ainda informaram que os coágulos (trombos) que haviam se formado no coração e no tórax do prefeito diminuíram e estão sumindo aos poucos. No período fora do hospital, Covas continuará sendo medicado com anticoagulantes.

Exames

Bruno Covas voltará ao hospital no próximo dia 25, para novos exames preparativos para a terceira sessão de quimioterapia. Ele deverá ser internado no mesmo dia para começar o tratamento – que tem duração de 30 horas contínuas – na terça-feira (26).

Segundo Uip, após a terceira sessão de quimioterapia, o prefeito deverá voltar ao hospital no início de dezembro para fazer exames de controle dos tumores. Só então a equipe médica terá resultados do impacto do tratamento na doença, e discutirá a forma de continuidade do tratamento.

Covas foi internado no dia 23 de outubro, no Hospital Sírio-Libanês, para o tratamento de uma erisipela. No dia 25, foi diagnosticada uma trombose venosa das veias fibulares e exames subsequentes diagnosticaram tromboembolismo pulmonar e o câncer. O prefeito decidiu continuar no cargo durante o tratamento, despachando e fazendo reuniões de trabalho no próprio hospital.

No dia 30 de outubro, o prefeito terminou a primeira sessão de quimioterapia, tratamento que teve início no dia anterior e durou cerca de 30 horas ininterruptas. No dia 3 de novembro, um ecocardiograma mostrou o surgimento de um coágulo no átrio direito do coração.

Exames subsequentes, entre os quais uma angiotomografia arterial e venosa do tórax, demonstraram redução dos sinais de tromboembolismo pulmonar e o aparecimento de um pequeno trombo junto ao cateter venoso central.

No dia 8, novos exames mostraram que, com o uso de medicação, os trombos estavam sob controle. Covas foi liberado para realizar a segunda sessão da quimioterapia, tratamento que teve início na última terça-feira (12) e encerrou-se nesta quarta-feira (14).

* Fonte: Agência Brasil

Redação SRzd

Recent Posts

  • Carnaval/RJ

Radamés diz que foi amante de Viviane Araújo enquanto ela estava com Belo

Rapaz! Radamés Furlan, de 38 anos, expôs, nesta segunda-feira (29), um caso extraconjugal com a atriz Viviane Araujo enquanto ela…

5 horas ago
  • Famosos

Daniel Lenhardt, ex-BBB 20, tasca beijão em outro rapaz em o Túnel do Amor

Daniel Lenhardt, ex-BBB 20, tasca beijão em outro rapaz em o Túnel do Amor. Reality do Multishou conta com dez…

5 horas ago
  • Carnaval

Blocos e bandas de Carnaval são reconhecidos como manifestações da cultura nacional

Samba e cultura. Blocos e bandas de Carnaval foram reconhecidos oficialmente como manifestações da cultura nacional. A Lei 14.845, de 2024,…

6 horas ago
  • Entretenimento
  • Televisão

Demissões na Record por assédio agitam bastidores

Televisão. Os bastidores da RecordTV andam agitados com a onda de demissões que vem tomando conta do departamento de jornalismo…

7 horas ago
  • Carnaval/SP

Música inspira enredo de desfile do cinquentenário da X-9 Paulistana

Inspirado nos versos da música “Clareou”, de Serginho Meriti e Rodrigo Leite, a X-9 Paulistana levará para Avenida em 2025,…

7 horas ago
  • Televisão

VÍDEO: Cariúcha faz exercício no SBT com personal apontado como affair Gracyanne

VÍDEO: Cariúcha faz exercício no SBT com personal apontado como affair Gracyanne. Ex-Fazenda viralizou ao vivo ao reproduzir treinos que…

8 horas ago