Juliette quebra o silêncio e se pronuncia após acusação de suposto plágio a Emicida

Juliette Freire. Foto: Reprodução do YouTube

Juliette Freire. Foto: Reprodução do YouTube

A cantora Juliette se pronunciou sobre polêmica de plágio com a música “Magia Amarela”, produzida para a Bauducco. A marca contratou a campeã do BBB e a Duda Beat, mas foi acusada de se apropriar da estética e da canção do trabalho “AmarElo”, produzido e lançado por Emicida.

A polêmica começou logo após o anúncio do single. Internautas apontaram semelhanças como o cenário fotográfico, a fonte da arte de divulgação e o conceito geral do trabalho.

O irmão e produtor de Emicida, Evandro Fióti, se pronunciou sobre o assunto durante uma live feita no Instagram, apontando plágio.ou a estética e a canção de plágio.

“Sabe apropriação e tudo aquilo que a gente discursa sobre ética? Então, esse mercado tem bem pouco. Sem criticar as artistas que inclusive admiro. Mas nosso jurídico vai trabalhar”, escreveu ele.

Juliette se manifesta

Após a repercussão, Juliette se pronunciou sobre a polêmica. Através do Twitter, ela ressaltou que foi contratada para um campanha publicitária, interpretar uma canção e gravar um vídeo o clipe.

“É extremamente necessário e importante informar que eu e minha equipe jamais compactuaríamos ou participaríamos cientemente de atitudes de plágio e apropriação criativa. Fui contratada para uma campanha publicitária em que interpretaria uma canção e um videoclipe e, nesses casos, os processos de liberações autorais são de responsabilidade do contratante”, escreveu a ex-BBB nos Stories do Instagram.

“Peço desculpas e lamento profundamente as consequências deste ocorrido. Estejam certos de que tomaremos providências e aumentaremos, ainda mais, o nosso cuidado sobre propriedade intelectual e diversidade em futuros trabalhos artísticos e comerciais. Por fim, informo que a campanha foi cancelada e a música será retirada de todas as plataformas digitais”, completou Juliette.

A posição de empresa

Em nota, a Bauducco afirmou que a partir dos questionamentos sobre o projeto e as cantoras, a empresa optou pelo cancelamento da campanha e que “seguirá dialogando com os artistas envolvidos”.

A empresa ressaltou ainda que as cantoras foram apenas intérpretes da música “Magia Amarela” e não participaram da criação da campanha.

Leia o comentário da marca:

“A música Magia Amarela, protagonizada por Juliette e Duda Beat, foi criada para fazer parte de uma campanha de mesmo nome da Bauducco, com o objetivo de celebrar o amarelo, icônico e característico da sua identidade visual, presente nas embalagens e comunicações da marca há mais de 30 anos, além de unir conceitos também historicamente propagados: família, união, encantamento e comunhão. Reforçaria ainda a assinatura utilizada nas campanhas da marca: ‘Um sentimento chamado Família'”.

“A tipografia prevista para os materiais gráficos de divulgação seria a mesma já usada pela marca, tanto nas embalagens como em outras campanhas e posts das redes sociais. A campanha foi concebida como um projeto amplo e integrado, nascido das fortalezas históricas da marca. Para interpretar a música e protagonizar o videoclipe, foram considerados artistas da música brasileira e internacional. A escolha das cantoras Juliette e Duda Beat refletiu o propósito da campanha: são duas artistas que já tinham uma amizade e formam ‘uma família’ com base nos laços de afeto, de afinidade e da arte. É importante ressaltar que a participação das cantoras se restringiu à interpretação da música-tema, sem vínculo com a criação da campanha”.

“Diante de questionamentos sobre o projeto e sobre as cantoras, a Bauducco decidiu cancelar a campanha e seguirá dialogando com os artistas envolvidos, pelos quais manifesta total respeito e admiração. Em novas oportunidades, a marca voltará a celebrar sua cor icônica e sua mensagem de união”.

Comentários

 




    gl