Ana Carolina Garcia. Foto: SRzd

Ana Carolina Garcia

Jornalista formada pela Universidade Estácio de Sá, onde também concluiu sua pós-graduação em Jornalismo Cultural. Em 2011, lançou seu primeiro livro, "A Fantástica Fábrica de Filmes - Como Hollywood se Tornou a Capital Mundial do Cinema", da Editora Senac Rio.

Festival de Veneza 2018: ‘O Primeiro Homem’ abre o evento nesta quarta

“O Primeiro Homem” é dirigido por Damien Chazelle e protagonizado por Ryan Gosling (Foto: Divulgação).

A 75a edição do Festival de Veneza começa nesta quarta-feira, dia 29. E a abertura do evento ficará sob a responsabilidade do novo longa-metragem de Damien Chazelle, “O Primeiro Homem” (First Man – 2018), que estreia no Brasil no dia 11 de outubro. Baseado em fatos reais, o filme mostra a trajetória de Neil Armstrong até se tornar o primeiro homem a pisar na Lua em 1969, e é o segundo trabalho do diretor com Ryan Gosling – o primeiro foi “La La Land – Cantando Estações” (La La Land – 2016).

 

Aclamado na última edição do evento com a fantasia “A Forma da Água” (The Shape of Water – 2017), que recebeu quatro prêmios, inclusive o Leão de Ouro de melhor filme, Guillermo Del Toro volta à Veneza como presidente do júri da competição oficial, Venezia 75. Os outros membros do júri são: Naomi Watts, Christoph Waltz, Sylvia Chang, Trine Dyrholm, Nicole Garcia, Taika Waititi, Malgorzata Szumowska e Paolo Genovese.

 

Os grandes homenageados desta edição, com o Golden Lion for Lifetime Achievement, o Leão de Ouro pelo conjunto da obra, são a atriz Vanessa Redgrave e o cineasta David Cronenberg. A cerimônia em homenagem à atriz será realizada nesta quinta-feira, dia 30, e contará com a exibição de seu novo filme, “The Aspern Papers” (Idem – 2018), de Julien Landais, que ainda não tem data de estreia definida nos cinemas brasileiros. Contando com a exibição de “M. Butterfly” (Idem – 1993), a homenagem a David Cronenberg será no dia 06 de setembro, mas o cineasta ministrará uma masterclass no dia 05.

 

Também no dia 06 de setembro, o cineasta chinês Zhang Yimou receberá o prêmio especial Jaeger-LeCoultre Glory to the Filmmaker por ter deixado sua marca no cinema contemporâneo. Após a homenagem, o novo trabalho do cineasta, “Shadow” (Ying – 2018), será exibido fora de competição.

 

Sem nenhum filme na competição oficial, o Brasil marca presença nesta edição do evento com três títulos: “Domingo” (2018), de Clara Linhart e Fellipe Gamarano Barbosa, na Mostra Competitiva Venice Days; “Deslembro” (2018), de Flávia Castro, na Mostra Competitiva Horizontes; e “Humberto Mauro” (2018), de André Mauro, na Mostra Venice Classics Documentary.

 

O Festival de Veneza acontece até o dia 08 de setembro.

 

Confira a lista de longas da competição oficial:

– “O Primeiro Homem”, de Damien Chazelle;

– “The Mountain” (Idem – 2018), de Rick Alverson;

– “Doubles vies” (Idem – 2018), de Olivier Assayas;

– “22 July” (Idem – 2018), de Paul Greengrass;

– “Roma” (Idem – 2018), de Alfonso Cuáron;

– “Suspiria” (Idem – 2018), de Luca Guadagnino;

– “The Sisters Brothers” (Idem – 2018), de Jacques Audiard;

– “The Ballad Of Buster Scruggs” (Idem – 2018), de Joel e Ethan Coen;

– “Vox Lux” (Idem – 2018), de Brady Corbet;

– “Werk ohne Autor” (Idem – 2018), de Florian Henckel Von Donnersmarck;

– “The Nightingale” (Idem – 2018), de Jennifer Kent;

– “The Favourite” (Idem – 2018), de Yorgos Lanthimos;

– “Peterloo” (Idem – 2018), de Mike Leigh;

– “Capri-Revolution” (Idem – 2018), de Mario Martone;

– “What You Gonna Do When The World’s On Fire?” (Idem – 2018), de Roberto Minervini;

– “Sunset” (Napszállta  – 2018), de László Nemes;

– “Frères Ennemis” (Idem – 2018), de David Oelhoffen;

– “Nuestro tiempo” (Idem – 2018), de Carlos Reygadas;

– “At Eternity’s Gate” (Idem – 2018), de Julian Schnabel;

– “Acusada” (Idem – 2018), de Gonzalo Tobal;

– “Killing” (Zan – 2018), de Shinya Tsukamoto.

Comentários

 




    gl