Ana Maria Braga desabafa sobre câncer no ânus: ‘Tinha chance mínima de sobrevivência’

Ana Maria Braga. Foto: Reprodução de TV

Ana Maria Braga. Foto: Reprodução de TV

A apresentadora Ana Maria Braga, que completa 75 anos nesta segunda-feira (1), revelou que um dos cânceres que foi diagnosticada ao longo da vida foi proveniente do vírus papilomavírus humano (HPV).

Durante entrevista concedida ao “Fantástico” na noite deste domingo (31), onde o assunto abordado foi HPV e a importância da vacina para prevenir infecções que levam a câncer, a artista detalhou que descobriu o chamado “carcinoma epidermóide anal” em 2001, quando, segundo ela, não havia muita informação sobre a relação entre a Infecção Sexualmente Transmissível (IST) e o câncer.

“Você não tem que se sentir culpado por ter ficado com câncer. Você não tem culpa porque você é uma mulher sexualmente ativa. Você é mãe… Não tem como ser mãe sem ser sexualmente ativa. Acho que a sexualidade tem que ser encarada da forma que ela é. É uma coisa natural, feita da natureza, senão a gente não estaria aqui”, destacou a apresentadora, que fez campanha pela vacina, que é dada pelo SUS gratuitamente a crianças de 9 a 14 anos, de ambos os sexos.

Vale lembrar que Ana Maria tratou a doença e se curou após sessões de quimioterapia. “Eu tinha uma chance mínima de sobrevivência”, disse ela, que ainda foi diagnosticada com câncer outras três vezes: de pele, em 1991, e no pulmão, em 2015 e 2020.

Comentários

 




    gl