Colunas

The Sanduwish Shop: um novo conceito de sanduíche artesanal

Apresentar um conceito novo, num local ainda pouco explorado pela gastronomia de qualidade e fugir daquilo que, mesmo surgido há pouco tempo, acabou estacionando no lugar comum. Quem passa e olha a pequena e estilosa casa, no Largo do Machado, com decoração bastante original, pode se enganar achando ter encontrado mais uma das muitas hamburguerias artesanais que, felizmente, tomaram conta do Rio de Janeiro. Mas o The Sanduwish Shop, inaugurado há um pouco mais de um mês, propõem ser algo bem distinto disso, posicionando-se como uma verdadeira e deliciosa casa de sanduíches variados, aliados à cerveja Praya, uma Witbier leve que cai muito bem com os produtos do cardápio.

As sócias do empreendimento, a chef Paula Borges e a nutricionista Kelly Fernandes buscaram, como princípio, fugir das tendências apresentadas pelo mercado. Resolveram procurar um ponto onde não houvesse nada parecido, abrindo uma nova frente de conquistas para produtos artesanais e de alta qualidade. E o Largo do Machado pareceu-lhes o lugar ideal. Mesmo com muitos bares e restaurantes, o local é carente de estabelecimentos como os delas.

– Havia a possibilidade de abrirmos em Botafogo, que passou a ser um local super disputado, mas queríamos sair desse lugar comum. Tínhamos a intenção de explorar novos lugares, dentro do conceito do nosso próprio negócio, que é de apresentar sempre insumos e receitas bem diferenciadas. O Largo do Machado nos pareceu um lugar ideal para essa investida – explicou Paula, que é formada pela Le CordonBleu Peru e já passou por grandes restaurantes, como Quique Dacosta e Can Roca, na Espanha, além de renomadas casas do Peru, Colômbia e Itália; ela também foi chef do Restaurante Aprazível, em Santa Teresa.

A ideia central é apresentar sanduíches com insumos de cada época do ano, levando em conta o frescor dos alimentos. Paula acrescenta que o cardápio, com isso, tende a ser sazonal, trazendo novos elementos e sabores às receitas.

-Vamos apresentar sempre um sanduíche do mês, que ficará por tempo determinado. Como nossa proposta é inteiramente condicionada à qualidade dos produtos que dispomos, ficaria impossível termos algo completamente fixo. Apostamos na diversidade como forma de ajudar a enriquecer o paladar das pessoas. É um desafio maravilhoso que nos demos e queremos que as pessoas venham e participem disso.

Como nutricionista, Kelly busca o equilíbrio dos elementos como forma de fazer um sanduíche não apenas saboroso, mas também saudável e nutritivo. Ela também é responsável pela belíssima decoração da casa, que usa materiais inusitados, exemplificado pelas correntes de bicicletas, como adereços para luminárias.

A parceria com a cerveja Praya é uma importantíssima aliada do estabelecimento. A Witibier cai extremamente bem com os sanduíches, como o Crudine, vegetariano – pão sourdough, picadinho de shitake com missô, abobrinha crua com raspas de limão, queijo de cabra, amêndoa tostadas e folhas baby de beterraba -, por ser leve e compor uma harmonização perfeita, deliciosa e refrescante.

Também experimentamos do Rosbife – pão sourdough, cebolas assadas crocantes, rosbife,  maionese de mostarda e rúcula baby – e deu bastante certo com a Praya e também a Copacabana, da 3Cariocas.

Também recomendamos os Cookies feitos pela Paula, que são deliciosos e imperdíveis.

O The Sanduwish Shop pode se transformar, assim esperamos, num grande acontecimento no Largo do Machado. Seria justo apostar no mesmo efeito que a Jeffrey Store teve sobre a Rua Tubira, no Leblon, que transformou uma sombria rua recheada de oficinas mecânicas num dos pontos mais agitados e interessantes da gastronomia naquela localidade.

Em janeiro, haverá um evento no The Sanduwish, ainda guardado em segredo, que promete iniciar um movimento interessante na região. Que estes ventos soprem em direção à Praça São Salvador, bem pertinho dali, e demais pontos próximos.

 

Saúde!

Comentários

 




    gl