Categories: Ana Carolina GarciaCinemaColunasEntretenimento

Oscar: AMPAS anuncia criação de nova categoria

Nesta quarta-feira, dia 08, a Academia de Artes e Ciências Cinematográficas de Hollywood (Academy of Motion Picture Arts and Sciences – AMPAS) anunciou mudanças importantes no Oscar após reunião com 54 membros do conselho, realizada na terça-feira, dia 07. A principal delas é a criação de uma nova categoria: a de melhor filme popular.

 

No entanto, o comunicado oficial da Academia não explica quais critérios serão adotados para a votação dos finalistas a melhor filme popular – qualidade, bilheteria, etc. Assim, neste primeiro momento, o que muitos questionam é o suposto favorecimento a blockbusters, sobretudo de super-heróis, uma vez que a DC/Warner tentou emplacar “Mulher-Maravilha” (Wonder Woman – 2017) na última edição, mas sem sucesso. E a Marvel, sob o comando da Disney, tem grandes sucessos este ano, como “Vingadores: Guerra Infinita” (Avengers: Infinity War – 2018) e “Pantera Negra” (Black Panther – 2018), que têm condições de concorrer à estatueta mais cobiçada do cinema como filmes populares, mas que dificilmente seriam levados a sério na categoria principal, a de melhor filme. Neste ponto, é válido lembrar que no início dos anos 2000, a Disney pleiteou junto à AMPAS a criação do prêmio de melhor longa-metragem em animação, entregue pela primeira vez em 2002 para “Shrek” (Idem – 2001), da rival DreamWorks Animation.

 

De acordo com o IndieWire, a criação desta nova categoria é resultado da pressão feita pela ABC. De propriedade da Disney, a emissora tenta encontrar uma maneira rápida e eficiente para aumentar a audiência da cerimônia, que caiu bastante nos últimos anos apesar dos inúmeros esforços dos produtores para atrair o público, sobretudo o mais jovem, inclusive apostando em números musicais populares. O distanciamento do público é inegável e tem como principal alegação o tempo de duração da cerimônia, aproximadamente quatro horas, numa época marcada pelo imediatismo das redes sociais.

 

E neste ponto, entra a segunda mudança anunciada pela AMPAS: o compromisso de realizar uma cerimônia com três horas de duração, uma manobra clara para evitar o tédio dos telespectadores, principalmente nos momentos em que seus astros favoritos não estão no palco. Com isso, a Academia determinará quais estatuetas serão entregues ao vivo e quais ficarão restritas ao tempo dos comerciais da emissora responsável pela transmissão, sendo exibidas para o público ao final em vídeo devidamente editado. É provável que a instituição siga o exemplo de outras premiações e selecione as categorias técnicas para o intervalo, pois seus vencedores não são conhecidos do grande público, evitando, assim, alguma dispersão (entenda como troca de canal). Ou seja, na busca por popularidade, o Oscar tenta se equiparar em termos de agilidade a outras cerimônias, o que não agradou membros mais conservadores.

 

Isto causou imenso burburinho em Hollywood e muitos se manifestaram em suas redes sociais. Rob Lowe, por exemplo, postou em seu Twitter que “a indústria cinematográfica morreu hoje com o anúncio do Oscar de filme popular”. O ator ainda criticou Hollywood por sobreviver de tais filmes, muitos deles sequências, reboots, remakes, etc.

 

Entre uma crítica e outra, brincadeiras surgiram nas redes, como a do roteirista Jordan Ross, que postou em sua conta no Twitter um envelope escrito “The Meg”, título original de “Megatubarão”. O blockbuster que mostra um tubarão pré-histórico ameaçando a tripulação de um submarino no Oceano Pacífico é estrelado por Jason Statham, que há anos pleiteia a criação de uma categoria para dublês, que já existe em premiações como o SAG Awards, por exemplo.

 

A terceira mudança é sobre a data da 92a edição do Oscar. Previamente anunciada para 23 de fevereiro de 2020, a cerimônia foi antecipada para 09 de fevereiro do mesmo ano, o que impacta diretamente o calendário da temporada, pois o Oscar é tradicionalmente o prêmio responsável por encerrá-la.

 

Nesta quarta-feira, a AMPAS também anunciou a reeleição do presidente John Bailey, que ficará no cargo por pelo menos mais um ano, tendo Lois Burwell, vencedora da estatueta de melhor maquiagem por “Coração Valente” (Braveheart – 1995), como vice-presidente.

 

A 91a edição da cerimônia de entrega do Oscar será realizada no dia 24 de fevereiro de 2019.

Ana Carolina Garcia

Recent Posts

  • Brasil
  • São Paulo

Foradido, dono de Porsche diz não ter ingerido álcool antes do acidente que matou motorista

Fernando Sastre Filho, considerado foragido da Justiça, deu sua versão sobre o acidente que causou a morte de um motorista…

5 minutos ago
  • Brasil

Sobrinha relata conversa com Tio Paulo antes de entrar no banco

Erika de Souza Vieira Nunes, sobrinha de Paulo Roberto Braga, que morreu aos 68 anos, falou pela primeira vez sobre…

1 hora ago
  • Brasil

Desastre sem precedentes deixa rastro de destruição no Rio Grande do Sul

Quase 850 mil pessoas (844.673) foram impactadas até o momento pelas chuvas fortes que atingem o Rio Grande do Sul…

2 horas ago
  • Brasil
  • Entretenimento
  • Famosos
  • Música
  • Rio de Janeiro

VÍDEO: Madonna acena para fãs na saída de hotel no Rio

Partiu. Madonna deixou o Rio de Janeiro na noite deste domingo (5), após cantar para 1,6 milhão de pessoas na…

2 horas ago
  • Entretenimento
  • Famosos
  • Música
  • Televisão

Gracyanne Barbosa reage após desculpas de Luciano Huck e bloqueia Belo

Luciano Huck pediu desculpas a Gracyanne Barbosa durante o "Domingão com Huck" neste domingo (5). A fala aconteceu após o…

2 horas ago
  • Brasil

Anitta envia caminhão para ajudar vítimas das chuvas no RS

Solidariedade. A cantora Anitta, que nesse sábado (4) participou do show histórico de encerramento da turnê "The Celebration Tour" da cantora…

15 horas ago