Ana Carolina Garcia. Foto: SRzd

Ana Carolina Garcia

Jornalista formada pela Universidade Estácio de Sá, onde também concluiu sua pós-graduação em Jornalismo Cultural. Em 2011, lançou seu primeiro livro, "A Fantástica Fábrica de Filmes - Como Hollywood se Tornou a Capital Mundial do Cinema", da Editora Senac Rio.

‘Yesterday’: ‘Beatles?!’

“Yesterday” entra em cartaz nesta quinta-feira, dia 29 (Foto: Divulgação).

Chamada por muitos de a maior banda de todos os tempos, os Beatles revolucionaram a indústria fonográfica e seus integrantes mantiveram, durante muitos anos, uma relação de amor e ódio que culminou em álbuns clássicos como “Sgt. Pepper’s Lonely Hearts Club Band” (1967) e “The Beatles” (1968, também chamado de “The White Album”). A influência do grupo sobre seus fãs também se deu pelo posicionamento político de seus membros, que protagonizaram um divórcio complicado e dolorido que levou jovens do mundo inteiro ao desespero nos anos 1970, culpando a então esposa de John Lennon, Yoko Ono. E imaginar um mundo sem os quatro garotos de Liverpool é impossível para qualquer apreciador de boa música. Exceto para Richard Curtis e Jack Barth, roteiristas de “Yesterday” (Idem – 2019), uma das estreias desta quinta-feira, dia 29.

 

“Yesterday” é dirigido por Danny Boyle (Foto: Divulgação).

Com direção de Danny Boyle, de “Trainspotting: Sem Limites” (Trainspotting – 1996) e “T2: Trainspotting” (T2 Trainspotting – 2017), o longa conta a história de Jack Malik (Himesh Patel), jovem que sonha com a carreira musical, apesar da mediocridade de seus trabalhos, tendo como fãs somente os amigos e Ellie Appleton (Lily James), a “empresária” por quem é apaixonado. Frustrado, Jack é surpreendido por um apagão que afetou o mundo inteiro por 12 segundos e lhe rendeu um acidente de bicicleta. E quando a luz volta, os Beatles são automaticamente apagados da História, assim como a Coca-Cola, o cigarro e o Harry Potter. Neste cenário inusitado, Jack se torna astro cantando Beatles, tendo Ed Sheeran como conselheiro e sob o controle de uma empresária que visa somente o dinheiro.

 

A premissa do filme é excelente, mas sua execução deixa a desejar não pela direção de Boyle, mas pelo roteiro desprovido de ritmo narrativo e pela ausência de interação entre o elenco, sobretudo do casal principal, Patel e James. Estreante em longas-metragens, o ator não dá conta do recado de protagonizar a história que se propôs a contar, algo que fica ainda mais nítido pela sua falta de carisma e sensibilidade, pois não consegue acertar o tom, concedendo ao personagem um ar forçado, artificial. O mesmo acontece com James, que não assimila com propriedade as características de uma jovem apaixonada que decide se afastar para que Jack siga seu caminho de astro da música. Nenhum dos dois atores se aprofunda o suficiente, o que afeta o resultado final da produção.

 

Apesar dos problemas, “Yesterday” tem boas sacadas e diverte em alguns momentos, principalmente ao mostrar a reação das pessoas quando Jack cante “Hey Jude” ou pede uma Coca-Cola, por exemplo, num mundo de Rolling Stones, Coldplay e Pepsi. No entanto, isto não é o suficiente para fazer deste filme um tributo à altura da obra de John Lennon, Paul McCartney, George Harrison e Ringo Star.

 

Assista ao trailer oficial legendado:

Comentários

 




    gl