Categories: Ana Carolina GarciaCinemaColunasEntretenimento

‘Tungstênio’: ‘É um forte retrato da exclusão e das tensões sociais que vivemos no Brasil’, diz Heitor Dhalia

Longa é protagonizado por José Dumont e Fabrício Boliveira (Foto: Divulgação).

Uma das estreias desta quinta-feira, dia 21, é o longa nacional “Tungstênio” (2018). Dirigido por Heitor Dhalia, o filme é baseado na HQ homônima de Marcello Quintanilha e entra em cartaz em 60 salas espalhadas pelo país.

 

“‘Tungstênio’ é um quadrinho que aborda um universo suburbano, periférico e violento. É um forte retrato da exclusão e das tensões sociais que vivemos no Brasil. A violência urbana é um subproduto dessa desigualdade e isso me interessou no quadrinho. ‘Tungstênio’ trata de questões atuais, de temas explosivos, mas faz isso de maneira dinâmica e com uma estrutura de linguagem bem inovadora. Isso tudo combinado, me fez querer levar essa história para as telas”, diz Dhalia sobre a obra de Quintanilha.

 

Ambientado em Salvador (Bahia), “Tungstênio” conta a história de um militar aposentado, Ney (José Dumont), que ainda tem o autoritarismo dos tempos da ditadura e se revolta ao descobrir que pescadores estão usando explosivos para que possam pegar uma quantidade maior de peixes. Para tentar impedi-los, Ney conta com a ajuda de Caju (Wesley Guimarães), que denuncia a situação ao policial Richard (Fabrício Boliveira).

 

“‘Tungstênio’ é um filme que trata de relações humanas esgarçadas pelo entorno. A pobreza, a corrupção e a violência social pressionam os personagens em todos os momentos. O filme se passa numa região violenta e periférica. Um dos protagonistas é policial, o outro um pequeno traficante e por fim, temos um ex-militar saudosista da ditatura. Esses personagens são tragados para uma situação de conflito, a partir de um evento aleatório, um crime ambiental. De alguma maneira, ‘Tungstênio’ captura muitos temas do Brasil atual. O Seu Ney, por exemplo, é um ex-militar, uma sátira, um retrato do Brasil atual. Nunca imaginei que teríamos uma possibilidade real de uma volta de um regime militar que pode se dar inclusive pelo voto. ‘Tungstênio’ mostra um Brasil cheio de ódio, de relações esgarçadas e conflituosas. Traz o tempo do abuso de gênero, do racismo estrutural e vários outros temas importantes de serem debatidos. Acho um filme que provoca um olhar crítico para o País de hoje”, afirma o cineasta.

 

Narrado por Milhem Cortaz, o filme conta ainda com nomes como Samira Carvalho (Keira), Bertho Filho (Romildo), Pedro Wagner (Liece) e Sérgio Laurentino (Poró) em seu elenco.

 

Assista ao trailer oficial:

Ana Carolina Garcia

Recent Posts

  • Carnaval/SP
  • Famosos
  • Televisão

Vanessa Alves não é mais rainha de bateria da Águia de Ouro

Vanessa Alves não é mais rainha de bateria da Águia de Ouro. A informação foi dada pela agremiação, nesta segunda-feira…

4 dias ago
  • Carnaval/RJ

Ijexá: Engenho da Rainha lança seu enredo para o Carnaval 2025

Rio. No último domingo (12), a Acadêmicos do Engenho da Rainha anunciou seu enredo 2025; Ijexá, que será desenvolvido pelo…

4 dias ago
  • Famosos

Narcisa pede doações ao RS de forma inusitada; assista

Narcisa Tamborindeguy pede doações ao RS de forma inusitada. A socialite, conhecida por seu jeito descontraído, gravou pedido ao povo…

4 dias ago
  • Carnaval/RJ

Rio: Conheça os onze enredos do Grupo Especial para o Carnaval de 2025

Rio: Conheça os onze enredos do Grupo Especial para o Carnaval de 2025 Rio. Neste domingo (12), a UPM, como…

4 dias ago
  • Carnaval/RJ

Egbé Iya Nassô: UPM divulga vídeo sobre o enredo 2025; veja também a logo

Rio. A Unidos de Padre Miguel foi campeã do Grupo de Acesso este ano, a Série Ouro, do Carnaval do…

4 dias ago
  • Entretenimento
  • Famosos
  • Música

Anitta perde mais de 200 mil seguidores ao mostrar ritual de candomblé

Fé. Anitta exibiu nesta segunda-feira (13), no Instagram, fotos praticando sua religião, o candomblé. Hoje é Dia dos Pretos Velhos, entidades…

4 dias ago