Ana Carolina Garcia. Foto: SRzd

Ana Carolina Garcia

Jornalista formada pela Universidade Estácio de Sá, onde também concluiu sua pós-graduação em Jornalismo Cultural. Em 2011, lançou seu primeiro livro, "A Fantástica Fábrica de Filmes - Como Hollywood se Tornou a Capital Mundial do Cinema", da Editora Senac Rio.

Projeto Psicanálise & Cinema exibe ‘A Liberdade é Azul’

“A Liberdade é Azul” venceu sete prêmios no Festival de Veneza 1994 (Foto: Divulgação).

Na próxima sexta-feira, dia 27, às 19h, a Sociedade Brasileira de Psicanálise do Rio de Janeiro (SBPRJ), no Humaitá, Zona Sul do Rio de Janeiro, exibe gratuitamente “A Liberdade é Azul” (Trois couleurs: Bleu – 1993). A sessão faz parte do Projeto Psicanálise & Cinema, coordenado pelo psicanalista e crítico de cinema Luiz Fernando Gallego.

 

Após a sessão, haverá um debate com a psicanalista Mônica Aguiar, mediado por Gallego, sobre “Morte e Vida”, tema do congresso da Federação Brasileira de Psicanálise (Febrapsi) desse ano.

 

Dirigido por Krzysztof Kieslowski e protagonizado por Juliette Binoche, “A Liberdade é Azul” é o primeiro longa-metragem de uma trilogia dedicada às cores e aos ideais da Revolução Francesa – os outros dois são “A Igualdade é Branca” (Trois couleurs: Blanc – 1994) e “A Fraternidade é Vermelha” (Trois couleurs: Rouge – 1994).

 

Indicado ao Globo de Ouro de melhor filme estrangeiro, atriz em drama para Binoche e trilha sonora original, “A Liberdade é Azul” venceu sete prêmios no Festival de Veneza 1994, inclusive o Leão de Ouro de melhor filme, empatado com “Short Cuts – Cenas da Vida” (Short Cuts – 1993), de Robert Altman.

 

Serviço:

– Data: 27/10;

– Horário: 19h;

– Duração: 1h40;

– Classificação etária: 14 anos;

– Local: SBPRJ – Rua Davi Campista, 80 – Humaitá;

– Sessão do filme: gratuita;

– Valor para participar do debate: R$ 10;

– É necessária a inscrição prévia por telefone ou e-mail (2537-1333 e 2537-1115 – [email protected]).

Comentários

 




    gl