Categories: Ana Carolina GarciaCinemaColunasEntretenimento

‘Mulan’: Disney anuncia lançamento em VOD

A Disney anunciou na última terça-feira, dia 04, o lançamento em PVOD de “Mulan” (Idem – 2020), um dos títulos mais afetados pelo fechamento das salas de exibição em decorrência da pandemia do novo coronavírus. Originalmente agendado para o circuito comercial, o longa será disponibilizado pela Disney+ em 04 de setembro pelo valor de US$ 29,99, segundo a Variety – a assinatura mensal da plataforma custa US$ 6,99.

 

Ainda de acordo com a Variety, o estúdio decidiu manter a versão em live-action da clássica animação nos circuitos exibidores dos países nos quais a Disney+ ainda não foi lançada, entre eles, o Brasil. No entanto, não há nenhuma data de estreia definida nos cinemas.

 

“Trolls 2” deve chegar aos cinemas brasileiros em 08 de outubro (Foto: Divulgação).

 

A decisão da Casa do Mickey de seguir os passos da concorrente Universal Pictures, que causou imensa controvérsia ao lançar “Trolls 2” (Trolls World Tour – 2020) em PVOD no mês de abril, logo no início da pandemia, não chega a ser uma surpresa. Isto se deve ao fato de o estúdio ter anunciado, há algumas semanas, seu adiamento por tempo indeterminado devido à incerteza acerca da reabertura das salas em diferentes mercados, inclusive o americano. Apesar disso, alguns exibidores reagiram negativamente à notícia.

 

Segundo o The Hollywood Reporter, Phil Clapp, diretor-executivo da UK Cinema Association, manifestou seu desconforto em carta aos membros da Associação. “A decisão de não dar aos cinemas a oportunidade de exibir o filme (mesmo que simultaneamente com a Disney+) é francamente desconcertante, e conversaremos com a Disney a respeito”, afirmou Clapp, que encontrou apoio em seu país. “Se os setores da indústria têm tanta certeza de que o VOD e os cinemas podem viver juntos, por que não nos divertimos exibindo ‘Mulan’ ao mesmo tempo?”, questionou Kevin Markwick, dono da Picture House, em sua conta oficial no Twitter.

 

Nesta quarta-feira, dia 05, a Disney enviou uma carta aos exibidores britânicos dizendo que a decisão não foi fácil de ser tomada, de acordo com o The Hollywood Reporter. “Considerando que a Covid-19 interrompeu parte significativa dos meios de exibição e que os mercados enfrentam situações muito diferentes neste momento, e depois de atrasar o lançamento mundial diversas vezes, vamos adotar uma abordagem específica para esta estreia”, afirmou o estúdio.

 

Na realidade, a decisão da Disney tem peso significativo num momento de crise para a indústria, que tem sofrido diretamente o impacto da pandemia, sobretudo após o acordo entre a Universal Pictures e a AMC Theatres. Anunciado em 28 de julho, o acordo prevê a diminuição da janela de exibição tradicional, cerca de 70 a 90 dias, para 17 dias, dando à rede exibidora cerca de 10% do lucro do aluguel em PVOD dos títulos da Universal, segundo o The Hollywood Reporter. De acordo com a Variety, a AMC pretende fazer negócios em termos similares com outros estúdios, mas recebendo 20% do valor do aluguel.

 

Apesar de certo ceticismo dentro da própria indústria, inclusive da Disney, o acordo estabelecido entre a Universal e a AMC é uma saída em tempos de pandemia. Contudo, a longo prazo, considerando o cenário de adesão de concorrentes e, principalmente, do público, a diminuição da janela tradicional colocará em risco o cinema como o conhecemos, calcado na experiência proporcionada pela sala de exibição enquanto espaço de socialização. Num efeito dominó, a indústria cinematográfica sentirá, de forma negativa, o impacto financeiro deste novo modelo porque necessita do lucro proveniente das bilheterias para se manter de pé, assim como os exibidores.

 

Leia também:

Acordo entre Universal Pictures e AMC Theatres pode afetar modelo tradicional de cinema

Cinema e o cenário pós-pandemia

Disney pode seguir os passos da Universal

‘Trolls’: da alegria ao imbróglio

Hollywood e o impacto do novo Coronavírus

Ana Carolina Garcia

Recent Posts

  • Entretenimento
  • Música

Bailarinas de Leonardo se manifestam após polêmica sobre calcinha em show

Polêmica. Após viralizar uma gravação em que as bailarinas do cantor Leonardo estavam aparentemente sem calcinha em um show realizado…

6 dias ago
  • Brasil
  • Entretenimento
  • Famosos
  • Música
  • Rio de Janeiro

Madonna já está no Brasil para show na praia de Copacabana

Madonna em solo brasileiro. A cantora chegou ao Rio de Janeiro, onde fará um show gratuito na praia de Copacabana…

6 dias ago
  • Entretenimento
  • Famosos
  • Música
  • Televisão

A Grande Conquista 2: Fábio Gontijo revela atitude contra ex-Polegar após faca e expulsão

Fábio Gontijo revelou qual atitude tomará contra Ricardo Costa quando sair do reality "A Grande Conquista 2", da RecordTV. O ex-Polegar…

6 dias ago
  • Brasil
  • Entretenimento
  • Famosos
  • São Paulo
  • Televisão

Escola reage após acusação de racismo contra filha de Samara Felippo

A escola Vera Cruz, que fica na Zona Oeste de São Paulo, suspendeu por tempo indeterminado as duas alunas que…

6 dias ago
  • Entretenimento
  • Famosos

Nadja Haddad pede orações após nascimento de gêmeos com prematuridade extrema

Susto. Nadja Haddad anunciou o nascimento dos filhos, José e Antonio. Os meninos, frutos de seu casamento com Danilo Joan,…

6 dias ago
  • Carnaval/SP

Veja o logotipo do enredo da Mocidade Alegre para o Carnaval 2025

Bicampeã do Grupo Especial de São Paulo, a Mocidade Alegre revelou, na madrugada de domingo (28), durante a comemoração do seu…

6 dias ago