Ana Carolina Garcia. Foto: SRzd

Ana Carolina Garcia

Jornalista formada pela Universidade Estácio de Sá, onde também concluiu sua pós-graduação em Jornalismo Cultural. Em 2011, lançou seu primeiro livro, "A Fantástica Fábrica de Filmes - Como Hollywood se Tornou a Capital Mundial do Cinema", da Editora Senac Rio.

Mostra Ecofalante começa nesta quarta

“Estou me Guardando para Quando o Carnaval Chegar” é dirigido e roteirizado por Marcelo Gomes (Foto: Divulgação).

Começa nesta quarta-feira, dia 12, a Mostra Ecofalante, oferecendo programação gratuita e online. Totalmente dedicado à temática socioambiental, o evento reúne 98 títulos de 24 países, sendo longas, médias e curtas-metragens.

 

“Em junho deste ano já tivemos a experiência de realizar um festival online com o Especial Semana do Meio Ambiente, em parceria com a plataforma Videocamp, que contou com cinco filmes e seis debates exibidos no Facebook e no YouTube. Tivemos sessões em 490 cidades do Brasil e a participação de quase 30 mil pessoas nos filmes e debates”, diz Chico Guariba, diretor do festival, completando que a programação será disponibilizada em “três plataformas com o objetivo de democratizar ainda mais o acesso e atingir novos públicos”.

 

Além do Facebook e do YouTube, a Mostra Ecofalante também será disponibilizada na Videocamp. “A Ecofalante é parceira de longa data e nos procurou para entender a viabilidade de realizar a 9a edição no Videocamp. Para a gente é uma alegria e um compromisso inegociável apoiar parceiros e iniciativas nesse momento desafiador, onde o não estar juntos fisicamente não deve nos impedir de acessar a potência do cinema”, ressalta Josi Campos, coordenadora da plataforma.

 

Contando com produções inéditas no Brasil, o evento tem quatro mostras distintas: Panorama Internacional Contemporâneo, com 31 filmes, divididos em sete temáticas – Ativismo, Consumo, Economia, Emergência Climática, Povos e Lugares, Tecnologia e Trabalho; Competição Latino-americana, com 25 títulos; Concurso Curta Ecofalante, com 24; e Clássicos e Premiados, com 18.

 

Entre os 98 filmes selecionados estão: “Estou me Guardando para Quando o Carnaval Chegar” (2019, Brasil), de Marcelo Gomes; “Dolores” (Idem – 2017, EUA), de Peter Bratt; “Sufocado” (Beathless – 2018, Bélgica), de Daniel Lambo; “Beleza Tóxica” (Toxic Beauty – 2019, Canadá), de Phyllis Ellis; “Acqua Movie” (2019, Brasil), de Lírio Ferreira; “A Jangada de Welles” (2019, Brasil), de Firmino Holanda e Petrus Cariry; “Deus” (Dios – 2019, Chile), de Christopher Murray, Josefina Buschmann e Israel Pimentel; “Tomates, Molho e Wagner” (When Tomatoes Met Wagner – 2019, Grécia), de Marianna Economou; “Exodus” (Idem – 2019, Irã), de Bahman Kiarostami; “Jawline: Ascensão e Queda de Austyn Tester” (Jawline – 2019, EUA), de Liza Mandelup; “Indústria Russa” (The Russian Job – 2017, República Tcheca), de Petr Horky; e “Amazônia Sociedade Anônima” (2019, Brasil), de Estêvão Ciavatta.

 

A 9a edição da Mostra Ecofalante acontece até 20 de setembro, oferecendo cerca de 11 sessões por dia, além de debates e masterclass.

 

Clique aqui para conferir a programação completa.

 

Leia também:

Crítica: ‘Estou me Guardando para Quando o Carnaval Chegar’ estreia nesta quinta

Comentários

 




    gl