Ana Carolina Garcia. Foto: SRzd

Ana Carolina Garcia

Jornalista formada pela Universidade Estácio de Sá, onde também concluiu sua pós-graduação em Jornalismo Cultural. Em 2011, lançou seu primeiro livro, "A Fantástica Fábrica de Filmes - Como Hollywood se Tornou a Capital Mundial do Cinema", da Editora Senac Rio.

Mostra de São Paulo: ‘Além de Nós’

“Além de Nós” é protagonizado por Thiago Lacerda e Miguel Coelho (Foto: Divulgação).

“Além de Nós” é dirigido por Rogério Rodrigues (Foto: Divulgação).

Selecionado para a 46a edição da Mostra Internacional de Cinema de São Paulo, “Além de Nós” (2022) promete emocionar a plateia por meio da reconstrução de laços afetivos, imposta pela dor da perda.

 

“Além de Nós” conta a história de Léo (Miguel Coelho), jovem que trabalha como peão numa fazenda no interior do Rio Grande do Sul. Criado com muita rigidez, Léo perde o emprego e, em seguida, o pai, que lhe deixa uma carta com o seu último pedido: deixar na escadaria do Palácio do Catete, no Rio de Janeiro, sua foto com o ex-presidente Getúlio Vargas. Sem nunca ter saído de sua cidade natal, Léo se vê obrigado a aceitar a companhia do tio, Arthur (Thiago Lacerda), homem cujo estilo de vida sempre desagradou ao seu pai.

 

Dirigido por Rogério Rodrigues, “Além de Nós” é um road-movie que se desenvolve a partir de uma premissa interessante e fórmula convencional para mostrar ao espectador as transformações oriundas da dor do luto e da convivência forçada. Transformações não apenas na relação entre tio e sobrinho, outrora afastados, mas individuais, calcadas no amadurecimento e, principalmente, na necessidade de protegerem e apoiarem um ao outro. Essa mudança comportamental também é o reflexo gradativo da mudança de paisagem ao longo da jornada, adaptando os personagens à realidade na qual estão se inserindo.

 

Com atuações corretas e contidas de Miguel Coelho e Thiago Lacerda, “Além de Nós” trabalha o drama com cuidado, mesmo quando clichês tentam dominar a narrativa, explorando algumas fragilidades do roteiro. No fim das contas, este é um longa sobre transformação interior e fé num futuro de oportunidades melhores, sem o sentimento de fracasso que sufocava os protagonistas, mesmo que de maneiras distintas, e os impedia de seguir em frente.

Comentários

 




    gl