Ana Carolina Garcia. Foto: SRzd

Ana Carolina Garcia

Jornalista formada pela Universidade Estácio de Sá, onde também concluiu sua pós-graduação em Jornalismo Cultural. Em 2011, lançou seu primeiro livro, "A Fantástica Fábrica de Filmes - Como Hollywood se Tornou a Capital Mundial do Cinema", da Editora Senac Rio.

Mostra de Cinema de São Paulo: ‘Pilatos’

“Pilatos” é um dos selecionados da seção Competição Novos Diretores da Mostra Internacional de Cinema de São Paulo (Foto: Divulgação).

Adaptação do livro homônimo de Magda Szabó, “Pilatos” (Pilátus – 2019, Hungria) é um retrato delicado do luto intensificado pela falta de comunicação que abala as estruturas familiares. Dirigido por Linda Dombrovszky, o longa é um dos selecionados da seção Competição Novos Diretores da Mostra Internacional de Cinema de São Paulo.

 

Dividido em quatro capítulos (terra, fogo, água e ar), “Pilatos” conta a história de Anna (Ildikó Hámori), idosa obrigada a se mudar para a casa da filha, Iza (Anna Györgyi), após a morte do marido. Longe de casa e com dificuldades de adaptação à nova realidade, Anna não consegue lidar com o luto nem com o cerceamento de sua liberdade, uma vez que é controlada pela filha, incapaz de demonstrar o seu amor pela mãe ou qualquer outra pessoa, colocando Anna num caminho permeado pela depressão e desilusão.

 

“Pilatos” tem como destaque a atuação de Hámori, que exprime todo o drama da personagem no olhar e em pequenos gestos de maneira a explicitar sua carência afetiva e impotência face à frieza da filha. Neste contexto, a relação fraturada das duas explode em cena, criando um abismo entre elas. E é exatamente este abismo o ponto fraco do longa, pois não há nenhuma explicação acerca de como mãe e filha chegaram a tamanho distanciamento. Há um problema grave ali, gerando uma expectativa na plateia sempre à espera da resposta que não chega.

 

Sensibilizando o espectador a cada cena, o filme aborda o choque geracional por meio das diferentes formas de lidar com o luto e de elementos que contrapõem tradição do interior e as facilidades da vida moderna na cidade grande. No fim das contas, “Pilatos” é uma produção sobre dificuldade de comunicação que levam o indivíduo à sensação de sufocamento e, consequentemente, ao limite.

 

*A Mostra de Cinema de São Paulo acontece até o dia 04 de novembro, reunindo 198 títulos de 71 nacionalidades, disponibilizados na plataforma Mostra Play ao custo de R$ 6. Além disso, 30 produções serão oferecidas gratuitamente nas plataformas digitais Spcine Play e Sesc Digital, assim como sessões no Belas Artes Drive-in (Memorial da América Latina) e Cinesesc Drive-in (unidade Sesc Parque Dom Pedro II). Clique aqui para conferir a programação completa dos filmes da Mostra.

Comentários

 




    gl