Ana Carolina Garcia. Foto: SRZD

Ana Carolina Garcia

Jornalista formada pela Universidade Estácio de Sá, onde também concluiu sua pós-graduação em Jornalismo Cultural. Em 2011, lançou seu primeiro livro, "A Fantástica Fábrica de Filmes - Como Hollywood se Tornou a Capital Mundial do Cinema", da Editora Senac Rio.

Mostra de Cinema ChinaBrasil começa na próxima segunda, no Rio

“Beatriz” é um dos longas nacionais selecionados para a Mostra (Foto: Divulgação).

Começa na próxima segunda-feira, dia 23, a Mostra de Cinema ChinaBrasil, que conta com 12 longas-metragens em sua programação, sendo sete brasileiros e cinco chineses. O evento, de entrada franca, será realizado no Espaço Itaú de Cinema, em Botafogo, Zona Sul do Rio de Janeiro.

 

Os filmes nacionais selecionados são: “Antes que Eu Me Esqueça” (2018), de Tiago Arakilian; “Beatriz” (2019), de Alberto Graça; “Diminuta” (2019), de Bruno Saglia; “Love Film Festival” (2016), de Juancho Cardona, Manuela Dias e Vinicius Coimbra; “Por Trás do Céu” (2017), de Caio Soh; “A Hora e a Vez de Augusto Matraga” (2016), de Vinícius Coimbra; e o documentário “A Jornada da Vida – Rio Yangtsé” (2018), de Sônia Bridi. Os títulos chineses são: “Aliança Kung Fu” (Gong fu lian meng – 2018), de Jeffrey Lau; “Atravessando a Fronteira – Zhaoguan” (Guo Zhao Guan – 2018), de Meng Huo; “Detetive Chinatown” (Tang ren jie tan na – 2015), de Chen Sicheng; “Dragão de Aço” (Dragon Force – 2013), de Wang Wei; e “Mu Qi Ling 2” (Idem – 2016), de Rao Yuhua.

 

“Hoje, China e Brasil têm uma parceria de sucesso na área de comércio exterior de produtos, mas na área cultural e de turismo (a parceria) pode melhorar. Queremos ampliar o intercâmbio cultural e licenciar os filmes nacionais apresentando-os à nossa cultura chinesa e estimulando coproduções de ambos os lados. A ideia é transformar a Mostra de Cinema ChinaBrasil em um festival itinerante de cinema e transformá-la em uma ‘vitrine’ permanente para o público e mercado audiovisual de ambos países”, afirma Arthur Chen, empresário chinês que vive no Brasil há mais de 30 anos e idealizou o evento.

 

Com curadoria de Antônio Leal e Hélio Pitanga, a Mostra também oferece ao público uma oficina de roteiro com Regiana Antonini e Homero Mendes, dia 23, às 14h; um talk-show com Antonini e Marcelo Saback, também dia 23, mas às 18h; e o debate “Direitos Autorais e os Criadores do Audiovisual”, com Sylvio Back, Antônio Fontoura, Ricardo Pinto, Sylvia Palma e Daniel Pitanga, dia 25, às 15h.

 

A Mostra de Cinema ChinaBrasil será realizada entre os dias 23 e 25 deste mês. No entanto, está programada uma cerimônia de premiação, fechada para convidados, no dia 26, com homenagens a diversos profissionais dos dois países.

 

Confira a lista de homenageados da Mostra:

Brasileiros:

Prêmio homenagem de cooperação audiovisual:

– Sônia Bridi – “A Jornada da Vida – Rio Yangtsé”.

Prêmio homenagem diretor:

Vinicius Coimbra – “A hora e a Vez de Augusto Matraga”.

Prêmio homenagem ator:

– Carlos Vereza e Reynaldo Gianecchini – “Diminuta”.

Prêmio homenagem atriz:

– Marjorie Estiano – “Beatriz”.

Prêmio homenagem roteiro:

– Manuela Dias – “Love Film Festival”.

Prêmio homenagem diretor de arte:

– Kennedy Mariano – “Por Trás do Céu”.

Prêmio homenagem montagem:

– Quito Ribeiro – “Antes que Eu Me Esqueça”.

Chineses:

Prêmio homenagem diretor:

– Wang Wei – “Dragão de Aço”.

Prêmio homenagem ator:

– Yáng Tàiyì – “Atravessando a fronteira-Zhaoguan”.

Prêmio homenagem roteiro:

– Ráo kūnhuá – “Mu Qi Ling 2”.

Prêmio homenagem diretor de fotografia:

– Du Jie – “Detetive Chinatown”.

Prêmio homenagem montagem:

– Marco Mak – “Aliança Kung Fu”.

 

Serviço:

– Dias: 23,24 e 25 de setembro;

– Local: Espaço Itaú de Cinema;

– Horário: a partir das 15h (exibição dos filmes);

– Praia de Botafogo, 316 – Botafogo;

– Entrada franca (retirada de ingressos meia-hora antes de cada sessão).

Comentários




    gl