Ana Carolina Garcia. Foto: SRzd

Ana Carolina Garcia

Jornalista formada pela Universidade Estácio de Sá, onde também concluiu sua pós-graduação em Jornalismo Cultural. Em 2011, lançou seu primeiro livro, "A Fantástica Fábrica de Filmes - Como Hollywood se Tornou a Capital Mundial do Cinema", da Editora Senac Rio.

‘João, o Maestro’: ‘Receber uma homenagem como essa, ainda vivo, é uma das maiores emoções da vida’, diz João Carlos Martins

“João, O Maestro” é o filme de abertura do evento (Foto: Divulgação / Crédito – Fernando Mucci).

Baseado na história real de João Carlos Martins, “João, o Maestro” (2017) entra em cartaz no próximo dia 17 com a promessa de repetir o sucesso de outra cinebiografia dirigida por Mauro Lima, “Tim Maia” (2014), que levou mais de 200 mil pessoas ao cinema em seu primeiro final de semana, arrecadando aproximadamente R$ 3 milhões.

 

Internacionalmente respeitado, João Carlos Martins é considerado um dos maiores intérpretes de Johann Sebastian Bach, sendo o único profissional a gravar toda a obra do compositor. Há alguns anos, Martins foi obrigado a deixar a carreira de pianista devido a problemas de saúde, passando a atuar como maestro, sem nunca perder a paixão pela música. “O filme foca na compulsão e na paixão do João Carlos pela música, pelo piano, e no quanto ele lutou para superar todas as dificuldades que teve pelo caminho”, comenta o diretor e roteirista Mauro Lima.

 

“João, o Maestro” apresenta detalhes pouco conhecidos da vida do músico, como o primeiro concerto internacional, a relação com as mulheres, a compulsão e o perfeccionismo em relação ao seu trabalho. Mas isso só se tornou possível devido à confiança do retratado na equipe do longa. “Receber uma homenagem como essa, ainda vivo, é uma das maiores emoções da vida. Eu confiei plenamente no Mauro para contar a minha história. Só compareci ao set para acompanhar as cenas que envolviam a música”, comenta João Carlos Martins.

 

Para contar a trajetória de luta e determinação de João Carlos Martins na tela grande foram escalados os atores Alexandre Nero (fase adulta), Rodrigo Pandolfo (juventude) e Davi Campolongo (infância). “Eu não acreditei quando fui escolhido para esse papel. O João na juventude era um monstro. A técnica que ele tinha no piano era impressionante!”, comenta Rodrigo Pandolfo.

 

No melhor momento de sua carreira, colhendo, sobretudo, os louros do sucesso televisivo, Alexandre Nero comentou o fato de a história do maestro não ser conhecida em seu país de origem. Por esta razão, o longa chega com a responsabilidade de conta-la às massas. “As pessoas aqui no Brasil não conhecem a história do João. É um prazer imenso poder contar isso. O João é um brasileiro que todo mundo precisa conhecer”, diz Alexandre Nero.

 

Utilizando gravações originais de Martins, o filme conta ainda com Caco Ciocler (Kliass), Alinne Moraes (Carmem), Fernanda Nobre (Sandra), Catherine Sansone (Marina), entre outros.

 

Assista ao trailer oficial:

Comentários

 




    gl