Ana Carolina Garcia. Foto: SRzd

Ana Carolina Garcia

Jornalista formada pela Universidade Estácio de Sá, onde também concluiu sua pós-graduação em Jornalismo Cultural. Em 2011, lançou seu primeiro livro, "A Fantástica Fábrica de Filmes - Como Hollywood se Tornou a Capital Mundial do Cinema", da Editora Senac Rio.

Festival do Rio 2022: ‘Império da Luz’ e ‘Pérola’ se destacam no primeiro final de semana

O Festival do Rio é um dos principais eventos do audiovisual brasileiro (Foto: Divulgação).

Principal evento do calendário audiovisual carioca e, sem dúvida, um dos mais importantes do Brasil, o Festival do Rio teve início na última quinta-feira (06) no formato presencial, oferecendo mais de 200 títulos de diversas nacionalidades, exibidos tanto na capital fluminense quanto em Niterói.

 

“Império da Luz” é dirigido por Sam Mendes (Foto: Divulgação).

 

Com chances reais de chegar à disputa do Oscar 2023, “Império da Luz” (Empire of Light – 2022, Reino Unido / EUA), de Sam Mendes, foi o responsável por abrir a 24a edição do evento no tradicional Cine Odeon, no Centro do Rio, numa sessão de gala exclusiva para convidados. E o Odeon também foi palco da aclamação de Murilo Benício na noite do último sábado (08). Grande destaque da novela “Pantanal” (2022), o ator apresentou seu segundo longa-metragem como diretor, “Pérola” (Pérola – 2022, Brasil), na mostra Première Brasil: Hors Concours, emocionando a plateia, inclusive seus filhos.

 

Dentre a vasta programação, muitos longas-metragens se destacam, como por exemplo: “Bem-vinda, Violeta!” (Bem-vinda, Violeta! – 2022, Brasil / Argentina), de Fernando Fraiha, “Fogaréu” (Fogaréu – 2022, Brasil / França), de Flávia Neves, “Bocaina” (Bocaina – 2022, Brasil), de Ana Flávia Cavalcanti, “Carvão” (Carvão – 2022, Brasil), de Carolina Markowicz, “Paterno” (Paterno – 2022, Brasil), de Marcelo Lordello, e “Regra 34” (Regra 34 – 2022, Brasil), de Júlia Murat, na mostra Première Brasil: Competição Longa-metragem Ficção; “The Banshees of Inisherin” (The Banshees of Inisherin – 2022, Reino Unido / Irlanda / EUA), de Martin McDonagh, “Close” (Close – 2022, Bélgica / Países Baixos / França), de Lukas Dhont, “O Contador de Cartas” (The Card Counter – 2021, EUA / Reino Unido / China / Suécia), de Paul Schrader, “A Conferência” (Die Wannseekonferenz – 2022, Alemanha), de Matti Geschonneck, e “My Policeman” (My Policeman – 2022, Reino Unido / EUA), de Michael Grandage, selecionados para a mostra Panorama do Cinema Mundial; “Argentina, 1985” (Argentina, 1985 – 2022, Argentina / EUA), de Santiago Mitre, “Segredos em Família” (Algunas Bestias – 2019, Chile), de Jorge Riquelme Serrano, e “Alis: A Amiga Confidente” (Alis – 2022, Colômbia / Romênia / Chile), de Nicolas van Hemelryck e Clare Weiskopf, na Première Latina.

 

Criado em 1999, o Festival do Rio também organiza sessões gratuitas na Biblioteca Parque da Rocinha, Biblioteca Parque do Centro e na praia de Copacabana, tentando englobar todos os públicos para celebrar o cinema produzido dentro e fora do Brasil.

 

Clique aqui para conferir a programação do Festival do Rio.

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