Ana Carolina Garcia. Foto: SRzd

Ana Carolina Garcia

Jornalista formada pela Universidade Estácio de Sá, onde também concluiu sua pós-graduação em Jornalismo Cultural. Em 2011, lançou seu primeiro livro, "A Fantástica Fábrica de Filmes - Como Hollywood se Tornou a Capital Mundial do Cinema", da Editora Senac Rio.

Festival de Veneza 2019 começa nesta quarta-feira

Protagonizado por Catherine Deneuve, “The Truth” abre o Festival de Veneza nesta quarta-feira, dia 28 (Foto: Divulgação).

A 76a edição do Festival de Veneza começa nesta quarta-feira com a sessão de gala do novo longa do cineasta japonês Hirokazu Koreeda, “The Truth” (La vérité – 2019), que ainda não tem data de lançamento definida nos cinemas brasileiros.

 

Estrelado por Catherine Deneuve e Juliette Binoche, “The Truth” está na corrida pelo Leão de Ouro de tem como adversárias produções hollywoodianas como “Coringa” (Joker – 2019), de Todd Phillips, e “Ad Astra” (Idem – 2019), de James Gray e produzido pelo brasileiro Rodrigo Teixeira, que também assina a produção de outro indicado ao prêmio máximo do evento italiano, “Wasp Network” (Idem – 2019). Com direção de Olivier Assayas, o longa é baseado em “Os Últimos Soldados da Guerra Fria”, de Fernando Morais, e conta com Penélope Cruz e Wagner Moura no elenco.

 

Sem nenhum título na disputa pelo Leão de Ouro, o Brasil marca presença em mostras paralelas com “Babenco — Alguém tem que Ouvir o Coração e Dizer: Parou” (2019), de Bárbara Paz, na Venice Classics; e o curta-metragem “A Linha” (2019), de Ricardo Laganaro, na Venice Virtual Reality.

 

Ao contrário de outros festivais igualmente tradicionais, o Festival de Veneza abre espaço para títulos originais de plataformas de streaming, como a Netflix, que nesta edição tem como apostas “The Laundromat” (Idem – 2019), de Steven Soderbergh, e “História de um Casamento” (Marriage Story – 2019), de Noah Baumbach.

 

O Festival de Veneza deste ano já começou com polêmica, pois a presidente do júri oficial, a cineasta argentina Lucrecia Martel, se recusou a participar da sessão de gala de um dos indicados ao Leão de Ouro, “J’Accuse” (Idem – 2019), de Roman Polanski. Segundo a imprensa internacional, Martel não compareceu à sessão porque Polanski é acusado de ter abusado de uma menor de idade nos anos 1970, inclusive sexualmente. Mas a cineasta afirmou que assistirá ao longa fora da exibição oficial.

 

Os grandes homenageados desta edição são a atriz Julie Andrews e o diretor Pedro Almodóvar, que receberão, respectivamente, o Career Achievement Award e o Leão de Ouro honorário.

 

Confira os indicados ao Leão de Ouro:

– “Coringa”;

– “Ad Astra”;

– “The Truth”;

– “The Laundromat”;

– “História de um Casamento”;

– “J’Accuse”;

– “Wasp Network”;

– “A Herdade” (Idem – 2019), de Tiago Guedes;

– “Babyteeth” (Idem – 2019), de Shannon Murphy;

– “Gloria Mundi” (Idem – 2019), de Robert Guédiguian;

– “Ema” (Idem – 2019), de Pablo Larraín;

– “Guest of Honour” (Idem – 2019), de Atom Egoyan;

– “Il sindaco del Rione Sanità” (Idem – 2019), de Mario Martone;

– “La mafia non è più quella di una volta” (Idem – 2019), de Franco Maresco;

– “Martin Eden” (Idem – 2019), de Pietro Marcello;

– “No.7 Cherry Lane” (Idem – 2019), de Yonfan;

– “Om det oändliga” (Idem – 2019), de Roy Andersson;

– “Saturday Fiction” (Idem – 2019), de Ye Lou;

– “The Painted Bird” (Idem – 2019), de Václav Marhoul;

– “The Perfect Candidate” (Idem – 2019), de Haifaa Al-Mansour;

– “Waiting for the Barbarians” (Idem – 2019), de Ciro Guerra.

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