Categories: Ana Carolina GarciaCinemaColunasEntretenimento

Festival de Gramado 2020: ‘O Samba é Primo do Jazz’

Fruto da parceria da O2 Play, GloboNews e Canal Brasil, “O Samba é Primo do Jazz” (2020) é mais um concorrente ao Kikito de melhor longa brasileiro do Festival de Gramado 2020. Dirigido por Angela Zoé, o documentário conta a trajetória da cantora Alcione, um dos maiores nomes da música brasileira.

 

Exibido na noite da última segunda-feira, dia 21, “O Samba é Primo do Jazz” começa em Lisboa, Portugal, onde Alcione, durante um passeio, é reconhecida por fãs. Cortando para os bastidores de uma gravação no Rio, o longa tenta esmiuçar a personalidade da cantora, adepta do “mais ou menos não rola. Ou faz direito ou não faz” para nortear sua vida pessoal e profissional. Destacando a paixão pela Estação Primeira de Mangueira, classificada por ela como “uma das árvores de sua vida”, e o aprendizado adquirido no período em que cantou na noite carioca – “cantora da noite tem que cantar de tudo” –, Alcione explica como o jazz a influenciou como profissional, inserindo o ritmo americano num repertório eclético que contava também com samba e músicas maranhenses que a aproximavam de suas raízes.

 

“O Samba é Primo do Jazz” tem na montagem de Angela Zoé e Nina Galanternick seu principal alicerce. Mantendo a fluidez narrativa, a edição costura com eficiência tanto depoimentos de músicos e familiares, quanto imagens de arquivo e da rotina de trabalho da sambista, que enaltece a importância da cultura e educação para o indivíduo.

 

No entanto, “O Samba é Primo do Jazz” tem no roteiro de Zoé e Luis Abramo sua maior fragilidade, pois a produção permanece na superfície durante todo o tempo, assumindo roupagem de especial televisivo. Isto se deve, sobretudo, ao fato de o documentário explorar a imagem da cantora como uma divindade, livre de qualquer defeito e questionamentos inerentes ao ser humano.

 

Criticando rapidamente o pouco espaço concedido à música brasileira nas rádios, comparado aos produtos da indústria fonográfica estrangeira, “O Samba é Primo do Jazz” não oferece ao espectador nenhum elemento que não tenha como única função enaltecer a retratada. Neste sentido, não cumpre o papel documental esperado, servindo apenas como uma homenagem à cantora, pois não há o distanciamento necessário entre a câmera e o seu objeto de estudo, no caso, Alcione. Esta opção de Zoé surpreende principalmente se este trabalho for comparado a outro documentário dirigido por ela, “Henfil” (2017), que mantém o distanciamento e não reverencia o retratado, sendo guiado pela imparcialidade necessária ao gênero cinematográfico ao qual faz parte.

 

Clique aqui para conferir a programação completa do Festival de Gramado 2020, que acontece até o próximo sábado, dia 26, quando serão anunciados os vencedores do Kikito.

 

Leia também:

Festival do Rio 2017: ‘Henfil’

Ana Carolina Garcia

Recent Posts

  • Brasil
  • Entretenimento
  • Famosos
  • Música
  • Rio de Janeiro

Efeito Madonna: Governo do Rio divulga retorno superior a R$ 300 milhões

O Governo do Rio de Janeiro apresentou um balanço oficial do show da Madonna realizado em Copacabana no último sábado…

1 hora ago
  • Entretenimento
  • Famosos
  • Televisão

VÍDEO: Samara Felippo faz desabafo forte após racismo contra filha na escola

A atriz Samara Felippo falou abertamente pela primeira vez a respeito do ataque racista sofrido por sua filha mais velha,…

2 horas ago
  • Brasil
  • Política

Ministro condena ligação do show da Madonna com tragédia no Sul; assista

O ministro da Secretaria de Comunicação Social da Presidência da República, Paulo Pimenta, fez um desabafo diante das tentativas de…

2 horas ago
  • Carnaval/SP

Vai começar tudo de novo! Vai-Vai já tem enredo para o Carnaval 2025

Depois de voltar ao Grupo Especial de São Paulo e ficar na oitava colocação na classificação geral em 2024, a…

3 horas ago
  • Brasil
  • São Paulo

Foragido, dono de Porsche diz não ter ingerido álcool antes do acidente que matou motorista

Fernando Sastre Filho, considerado foragido da Justiça, deu sua versão sobre o acidente que causou a morte de um motorista…

4 horas ago
  • Brasil

Sobrinha relata conversa com Tio Paulo antes de entrar no banco

Erika de Souza Vieira Nunes, sobrinha de Paulo Roberto Braga, que morreu aos 68 anos, falou pela primeira vez sobre…

5 horas ago