Ana Carolina Garcia. Foto: SRzd

Ana Carolina Garcia

Jornalista formada pela Universidade Estácio de Sá, onde também concluiu sua pós-graduação em Jornalismo Cultural. Em 2011, lançou seu primeiro livro, "A Fantástica Fábrica de Filmes - Como Hollywood se Tornou a Capital Mundial do Cinema", da Editora Senac Rio.

‘Drive my Car’ é eleito o melhor filme de 2022 pela ACCRJ

Vencedor do Oscar de melhor filme internacional em 2022, “Drive my Car” é dirigido por Ryûsuke Hamaguchi (Foto: Divulgação).

A Associação de Críticos de Cinema do Rio de Janeiro (ACCRJ) se reuniu na manhã deste sábado (07) para sua tradicional votação de melhores filmes. E o japonês “Drive my Car” (Doraibu mai kâ – 2021, Japão) foi o eleito o melhor longa-metragem de 2022.

 

Presidida por Ricardo Largman, a ACCRJ elencou, ainda, outros nove títulos, três dos quais lançados por plataformas digitais, “Nada de Novo no Front” (Im Westen nichts Neues – 2022, Alemanha / EUA / Reino Unido), “Pinóquio” (Guillermo del Toro’s Pinocchio – 2022, EUA / México / França) e “Argentina, 1985” (Argentina, 1985 – Argentina / Reino Unido / EUA).

 

“Eduardo e Mônica” é protagonizado por Gabriel Leone e Alice Braga (Foto: Divulgação).

 

Baseado num dos maiores sucessos da Legião Urbana, “Eduardo e Mônica” (Eduardo e Mônica – 2022, Brasil) foi eleito o melhor filme brasileiro de 2022. Dirigido por René Sampaio, responsável por outra adaptação cinematográfica de músicas da Legião, “Faroeste Caboclo” (Faroeste Caboclo – 2013, Brasil), o longa conquistou público e crítica à época de seu lançamento.

 

O cineasta carioca Clementino Júnior foi homenageado com a Iniciativa Cinematográfica do Ano, concedido a profissionais que se destacam ao realizar produções que estabelecem uma conexão entre a arte cinematográfica e causas sociais.

 

Os membros da ACCRJ ainda homenagearam, postumamente, o cineasta Jean-Luc Godard e o atleta Edson Arantes do Nascimento, o Rei Pelé, que não apenas participou de diversos filmes ao longo dos anos, como também foi tema/protagonista de documentários, dentro e fora do Brasil.

 

Confira a lista completa de melhores filmes eleitos pela ACCRJ:

– Melhor filme: “Drive my Car”, de Ryûsuke Hamaguchi;

– “Argentina, 1985”, de Santiago Mitre.

– “Batman” (The Batman – 2022, EUA), de Matt Reeves;

– “Belfast” (Belfast – 2021, Reino Unido), de Kenneth Branagh;

– “Elvis” (Elvis – 2022, EUA / Austrália), de Baz Luhrmann;

– “Licorice Pizza” (Licorice Pizza – 2021, EUA), de Paul Thomas Anderson;

– “Nada de Novo no Front”, de Edward Berger;

– “Não! Não Olhe!” (Nope – 2022, EUA), de Jordan Peele;

– “Pinóquio”, de Guillermo del Toro e Mark Gustafson;

– “Top Gun: Maverick” (Top Gun: Maverick – 2022, EUA), de Joseph Kosinski;

– Melhor filme brasileiro: “Eduardo e Mônica”, de René Sampaio.

Comentários

 




    gl