Ana Carolina Garcia. Foto: SRZD

Ana Carolina Garcia

Jornalista formada pela Universidade Estácio de Sá, onde também concluiu sua pós-graduação em Jornalismo Cultural. Em 2011, lançou seu primeiro livro, "A Fantástica Fábrica de Filmes - Como Hollywood se Tornou a Capital Mundial do Cinema", da Editora Senac Rio.

‘Dafne’: otimismo em meio à dor da perda

“Dafne” é uma das estreias desta quinta-feira, dia 19, nos cinemas brasileiros (Foto: Divulgação).

Vencedor do FIPRESCI Prize, concedido pela Federação Internacional de Críticos de Cinema (International Federation of Film Critics – FIPRESCI), na última edição do Festival de Berlim, onde foi exibido pela Mostra Panorama, “Dafne” (Idem – 2019) entra em cartaz nesta quinta-feira, dia 19.

 

“Dafne” foi reconhecido pela FIPRESCI no Festival de Berlim (Foto: Divulgação).

Dirigido por Federico Bondi, de “Mar nero” (Idem – 2008), o filme conta a história de Dafne (Carolina Raspanti), jovem com Síndrome de Down que entra numa jornada de reconciliação com o pai enquanto lida com a perda da mãe. Juntos, pai e filha encaram o luto e conhecem, de fato, um ao outro.

 

Com roupagem de telefilme, “Dafne” se desenvolve de maneira linear por meio de um roteiro simples que em nenhum momento apela para o melodrama, apresentando a rotina da protagonista, que é tratada como ela realmente é: uma jovem igual a todas as outras, inteligente, batalhadora e sonhadora. Dafne é defendida com garra e sensibilidade por Raspanti, que estreia como atriz com muita desenvoltura, esbanjando química em cena com Antonio Piovanelli (Luigi). Veterano, o ator aposta na sutileza de gestos e olhares para transmitir a dor de um homem que perde o chão ao se despedir da esposa.

 

“Dafne” não é uma produção sobre a Síndrome de Down, apesar de abordar brevemente o preconceito de terceiros para com seus portadores, mas um drama familiar sensível que mostra o momento no qual os filhos precisam tomar as rédeas para cuidar do bem-estar de seus progenitores. Tudo isso calcado numa visão otimista sobre a vida e com pitadas de humor.

 

Assista ao trailer oficial legendado:

Comentários




    gl