Ana Carolina Garcia. Foto: SRzd

Ana Carolina Garcia

Jornalista formada pela Universidade Estácio de Sá, onde também concluiu sua pós-graduação em Jornalismo Cultural. Em 2011, lançou seu primeiro livro, "A Fantástica Fábrica de Filmes - Como Hollywood se Tornou a Capital Mundial do Cinema", da Editora Senac Rio.

Critics’ Choice Awards 2022: ‘Amor, Sublime Amor’ e ‘Belfast’ lideram

“Amor, Sublime Amor” é dirigido por Steven Spielberg (Foto: Divulgação).

Num cenário conturbado para a Associação de Imprensa Estrangeira de Hollywood (Hollywood Foreign Press Association – HFPA), acabou surgindo uma “rivalidade” inesperada, pois em meio à crise institucional que ameaça o futuro do Globo de Ouro, bem como coloca em xeque sua credibilidade, a Critics’ Choice Association (CCA), anteriormente chamada de Broadcast Film Critics Association (BFCA) e a Broadcast Television Journalists Association (BTJA), trilha o caminho para que o Critics’ Choice Awards ocupe posição de maior destaque no calendário hollywoodiano, mais precisamente a do já citado Globo de Ouro.

 

Tradicionalmente reconhecido como a segunda maior festa da comunidade hollywoodiana, o Globo de Ouro se enfraqueceu nos últimos meses em decorrência de diversas acusações, as principais delas no que tange à falta de representatividade, diversidade e inclusão da HFPA e, também, entre os indicados ao prêmio. Isto possibilitou o fortalecimento da CCA, responsável por reunir número maior de críticos de cinema americanos e canadenses, que divulgaram na última terça-feira, dia 13, a lista de finalistas ao Critics’ Choice Awards, poucas horas após a HFPA.

 

Assim como o Globo de Ouro, o Critics’ Choice Awards priorizou títulos que abordam histórias sobre minorias. Contudo, demonstrou enorme apreço pelo modelo tradicional de cinema ao colocar “Amor, Sublime Amor” (West Side Story – 2021), de Steven Spielberg, e “Belfast” (Belfast – 2021), de Kenneth Branagh, como líderes da disputa com 11 indicações, cada. Mesmo assim, a Netflix aparece logo atrás com “Ataque dos Cães” (The Power of the Dog – 2021), de Jane Campion, que recebeu 10 indicações.

 

O imbróglio envolvendo a HFPA é, de certa maneira, benéfico à CCA por representar um divisor de águas na dinâmica da temporada de premiações americana, pois o Globo de Ouro sempre foi um dos pilares da tradição hollywoodiana, sendo considerado uma das maiores prévias do Oscar. Isto pode ser observado até mesmo pelo burburinho após a divulgação das listas de ambas as instituições porque a euforia foi maior em relação ao Critics’ Choice Awards.

 

Confira a lista completa de indicados:

CINEMA:

Melhor filme:

– “Amor, Sublime Amor”;

– “Ataque dos Cães”;

– “O Beco do Pesadelo” (Nightmare Alley – 2021);

– “Belfast”;

– “Duna” (Dune – 2021);

– “King Richard: Criando Campeãs” (King Richard – 2021);

– “Não Olhe Para Cima” (Don´t Look Up – 2021);

– “No Ritmo do Coração” (CODA – 2021);

– “Tick, Tick…Boom!” (Tick, Tick…Boom! – 2021).

Melhor ator:

– Nicolas Cage – “Pig” (Pig – 2021);

– Benedict Cumberbatch – “Ataque dos Cães”;

– Peter Dinklage – “Cyrano” (Cyrano – 2021);

– Andrew Garfield – “Tick, Tick…Boom!”;

– Will Smith – “King Richard: Criando Campeãs”;

– Denzel Washington – “The Tragedy of Macbeth” (The Tragedy of Macbeth – 2021).

Melhor atriz:

– Jessica Chastain – “Os Olhos de Tammy Faye” (The Eyes of Tammy Faye – 2021);

– Olivia Colman – “A Filha Perdida” (The Lost Daughter – 2021);

– Lady Gaga – “Casa Gucci” (House of Gucci – 2021);

– Alana Haim – “Licorice Pizza” (Licorice Pizza – 2021);

– Nicole Kidman – “Being the Ricardos” (Being the Ricardos – 2021);

– Kristen Stewart – “Spencer” (Spencer – 2021).

Melhor ator coadjuvante:

– Jamie Dornan – “Belfast”;

– Ciarán Hinds – “Belfast”;

– Troy Kotsur – “No Ritmo do Coração”;

– Jared Leto – “Casa Gucci”;

– J.K. Simmons – “Being the Ricardos”;

– Kodi Smit-McPhee – “Ataque dos Cães”.

Melhor atriz coadjuvante:

– Caitríona Balfe – “Belfast”;

– Ariana DeBose – “Amor, Sublime Amor”;

– Ann Dowd – “Mass” (Mass – 2021);

– Kirsten Dunst – “Ataque dos Cães”;

– Aunjanue Ellis – “King Richard: Criando Campeãs”;

– Rita Moreno – “Amor, Sublime Amor”.

Melhor ator/atriz jovem:

– Jude Hill – “Belfast”;

– Cooper Hoffman – “Licorice Pizza”;

– Emilia Jones – “No Ritmo do Coração”;

– Woody Norman – “C’mon C’mon” (C’mon C’mon – 2021);

– Saniyya Sidney – “King Richard: Criando Campeãs”;

– Rachel Zegler – “Amor, Sublime Amor”.

Melhor elenco:

– “Belfast”;

– “Não Olhe Para Cima”;

– “Vingança & Castigo” (The Harder They Fall – 2021);

– “Licorice Pizza”;

– “Ataque dos Cães”;

– “Amor, Sublime Amor”.

Melhor direção:

– Paul Thomas Anderson – “Licorice Pizza”;

– Kenneth Branagh – “Belfast”;

– Jane Campion – “Ataque dos Cães”;

– Guillermo del Toro – “O Beco do Pesadelo”;

– Steven Spielberg – “Amor, Sublime Amor”;

– Denis Villeneuve – “Duna”.

Melhor roteiro original:

– Paul Thomas Anderson – “Licorice Pizza”;

– Kenneth Branagh – “Belfast”;

– Jane Campion – “Ataque dos Cães”;

– Guillermo del Toro – “O Beco do Pesadelo”;

– Steven Spielberg – “Amor, Sublime Amor”;

– Denis Villeneuve – “Duna”.

Melhor roteiro adaptado:

– Jane Campion – “Ataque dos Cães”;

– Maggie Gyllenhaal – “A Filha Perdida”;

– Siân Heder – “No Ritmo do Coração”;

– Tony Kushner – “Amor, Sublime Amor”;

– Jon Spaihts, Denis Villeneuve e Eric Roth – “Duna”.

Melhor fotografia:

– Bruno Delbonnel – “The Tragedy of Macbeth”;

– Greig Fraser – “Duna”;

– Janusz Kaminski – “Amor, Sublime Amor”;

– Dan Laustsen – “O Beco do Pesadelo”;

– Ari Wegner – “Ataque dos Cães”;

– Haris Zambarloukos – “Belfast”.

Melhor design de produção:

– Jim Clay, Claire Nia Richards – “Belfast”;

– Tamara Deverell e Shane Vieau – “O Beco do Pesadelo”;

– Adam Stockhausen e Rena DeAngelo – “A Crônica Francesa”;

– Adam Stockhausen e Rena DeAngelo – “Amor, Sublime Amor”;

– Patrice Vermette e Zsuzsanna Sipos – “Duna”.

Melhor edição:

– Sarah Broshar e Michael Kahn – “Amor, Sublime Amor”;

– Úna Ní Dhonghaíle – “Belfast”;

– Andy Jurgensen – “Licorice Pizza”;

– Peter Sciberras – “Ataque dos Cães”;

– Joe Walker – “Duna”.

Melhor figurino:

– Jenny Beavan – “Cruella”;

– Luis Sequeira – “O Beco do Pesadelo”;

– Paul Tazewell – “Amor, Sublime Amor”;

– Jacqueline West e Robert Morgan – “Duna”;

– Janty Yates – “Casa Gucci”.

Melhor maquiagem e penteado:

– “Cruella”;

– “Duna”;

– “Os Olhos de Tammy Faye”;

– “Casa Gucci”;

– “O Beco do Pesadelo”.

Melhores efeitos visuais:

– “Duna”;

– “Matrix Resurrections” (The Matrix Resurrections – 2021);

– “O Beco do Pesadelo”;

– “007 – Sem Tempo para Morrer” (No Time to Die – 2021);

– “Shang-Chi e a Lenda dos Dez Anéis” (Shang-Chi and the Legend of the Ten Rings – 2021).

Melhor comédia:

– “Duas Tias Loucas de Férias” (Barb and Star Go to Vista Del Mar – 2021)

– “Não Olhe Para Cima”;

– “Free Guy: Assumindo o Controle” (Free Guy – 2021);

– “A Crônica Francesa”;

– “Licorice Pizza”.

Melhor filme estrangeiro:

– “Flee” (Flee – 2021, Dinamarca);

– “Drive My Car” (Doraibu mai kâ – 2021, Japão);

– “A Mão de Deus” (È stata la mano di Dio – 2021, Itália);

– “A Hero” (Ghahreman – 2021, França / Irã);

– “The Worst Person in the World” (Verdens verste menneske – 2021, Noruega).

Melhor trilha sonora:

– Nicholas Britell – “Não Olhe Para Cima”;

– Jonny Greenwood – “Ataque dos Cães”;

– Jonny Greenwood – “Spencer”;

– Nathan Johnson – “O Beco do Pesadelo”;

– Hans Zimmer – “Duna”.

Melhor canção:

– “Be Alive” – “King Richard: Criando Campeãs”;

– “Dos Oruguitas” – “Encanto”;

– “Guns Go Bang” – “Vingança & Castigo”;

– “Just Look Up” – “Não Olhe Para Cima”;

– “No Time to Die” – “007 – Sem Tempo para Morrer”.

 

TELEVISÃO:

Melhor série de drama:

– “Evil: Contatos Sobrenaturais” (Evil – desde 2019);

– “For All Mankind” (For All Mankind – desde 2019);

– “The Good Fight” (The Good Fight – desde 2017);

– “Pose” (Pose – 2018 – 2021);

– “Round 6” (Ojing-eo geim – desde 2021);

– “Succession” (Succession – desde 2018);

– “This Is Us” (This Is Us – desde 2016);

– “Yellowjackets” (Yellowjackets – desde 2021).

Melhor ator em série de drama:

– Sterling K. Brown – “This Is Us”;

– Mike Colter – “Evil: Contatos Sobrenaturais”;

– Brian Cox – “Succession”;

– Lee Jung-jae – “Round 6”;

– Billy Porter – “Pose”;

– Jeremy Strong – “Succession”.

Melhor atriz em série de drama:

– Uzo Aduba – “In Treatment” (In Treatment – 2008 – 2021);

– Chiara Aurelia – “Cruel Summer” (Cruel Summer – desde 2021);

– Christine Baranski – “The Good Fight”;

– Katja Herbers – “Evil: Contatos Sobrenaturais”;

– Melanie Lynskey – “Yellowjackets”;

– MJ Rodriguez – “Pose”.

Melhor ator coadjuvante em série de drama:

– Nicholas Braun – “Succession”;

– Billy Crudup – “The Morning Show”;

– Kieran Culkin – “Succession”;

– Justin Hartley – “This Is Us”;

– Matthew Macfadyen – “Succession”;

– Mandy Patinkin – “The Good Fight”.

Melhor atriz coadjuvante em série de drama:

– Andrea Martin – “Evil: Contatos Sobrenaturais”;

– Audra McDonald – “The Good Fight”;

– Christine Lahti – “Evil: Contatos Sobrenaturais”;

– J. Smith-Cameron – “Succession”;

– Sarah Snook – “Succession”;

– Susan Kelechi Watson – “This Is Us”.

Melhor série de comédia:

– “The Great” (The Great – desde 2020);

– “Hacks” (Hacks – desde 2021);

– “Only Murders in the Building” (Only Murders in the Building – desde 2021);

– “Reservation Dogs” (Reservation Dogs – desde 2021);

– “Ted Lasso” (Ted Lasso – desde 2020);

– “Insecure” (Insecure – 2016 – 2021);

– “The Other Two” (The Other Two – desde 2019);

– “What We Do in the Shadows” (What We Do in the Shadows – desde 2016).

Melhor ator em série de comédia:

– Iain Armitage – “Young Sheldon” (Young Sheldon – desde 2016);

– Nicholas Hoult – “The Great”;

– Steve Martin – “Only Murders in the Building”;

– Kayvan Novak – “What We Do in the Shadows”;

– Martin Short – “Only Murders in the Building”;

– Jason Sudeikis – “Ted Lasso”.

Melhor atriz em série de comédia:

– Elle Fanning – “The Great”;

– Renée Elise Goldsberry – “Girls5eva” (Girls5eva – desde 2021);

– Selena Gomez – “Only Murders in the Building”;

– Sandra Oh – “The Chair” (The Chair – desde 2021);

– Issa Rae – “Insecure”;

– Jean Smart – “Hacks”.

Melhor ator coadjuvante em série de comédia:

– Ncuti Gatwa – “Sex Education” (Sex Education – desde 2019);

– Brett Goldstein – “Ted Lasso”;

– Harvey Guillén – “What We Do in the Shadows”;

– Brandon Scott Jones – “Ghosts” (Ghosts – desde 2021);

– Ray Romano – “Made for Love” (Made for Love – desde 2021);

– Bowen Yang – “Saturday Night Live” (Saturday Night Live – desde 1975).

Melhor atriz coadjuvante em série de comédia:

– Hannah Einbinder – “Hacks”;

– Kristin Chenoweth – “Schmigadoon!” (Schmigadoon! – desde 2021);

– Molly Shannon – “The Other Two”;

– Cecily Strong – “Saturday Night Live”;

– Josie Totah – “Saved By the Bell” (Saved By the Bell – desde 2020);

– Hannah Waddingham – “Ted Lasso”.

Melhor telefilme:

– “Come From Away” (Come From Away – 2021);

– “List of a Lifetime” (List of a Lifetime – 2021);

– “The Map of Tiny Perfect Things” (The Map of Tiny Perfect Things – 2021);

– “Robin Roberts Presents: Mahalia” (Robin Roberts Presents: Mahalia – 2021);

– “Oslo” (Oslo – 2021);

– “Zoey’s Extraordinary Christmas” (Zoey’s Extraordinary Christmas – 2021).

Melhor minissérie:

– “Dopesick” (Dopesick – 2021);

– “Dr. Death” (Dr. Death – 2021);

– “It’s a Sin” (It’s a Sin – 2021);

– “Maid” (Maid – 2021);

– “Mare of Easttown” (Mare of Easttown – 2021);

– “Midnight Mass” (Midnight Mass – 2021);

– “The Underground Railroad” (The Underground Railroad – 2021);

– “WandaVision” (WandaVision – 2021).

Melhor ator em telefilme ou minissérie:

– Olly Alexander – “It’s a Sin”;

– Paul Bettany – “WandaVision”;

– William Jackson Harper – “Love Life”;

– Joshua Jackson – “Dr. Death”;

– Michael Keaton – “Dopesick”;

– Hamish Linklater – “Midnight Mass”.

Melhor atriz em telefilme ou minissérie:

– Danielle Brooks – “Robin Roberts Presents: Mahalia” (Robin Roberts Presents: Mahalia – 2021);

– Cynthia Erivo – “Genius: Aretha” (Genius: Aretha – 2021);

– Thuso Mbedu – “The Underground Railroad”;

– Elizabeth Olsen – “WandaVision”;

– Margaret Qualley – “Maid”;

– Kate Winslet – “Mare of Easttown”.

Melhor ator coadjuvante em telefilme ou minissérie:

– Murray Bartlett – “The White Lotus” (The White Lotus – 2021);

– Zach Gilford – “Midnight Mass”;

– William Jackson Harper – “The Underground Railroad”;

– Evan Peters – “Mare of Easttown”;

– Christian Slater – “Dr. Death”;

– Courtney B. Vance – “Genius: Aretha”.

Melhor atriz coadjuvante em telefilme ou minissérie:

– Jennifer Coolidge – “The White Lotus”;

– Kaitlyn Dever – “Dopesick”;

– Kathryn Hahn – “WandaVision”;

– Melissa McCarthy – “Nine Perfect Strangers” (Nine Perfect Strangers – 2021);

– Julianne Nicholson – “Mare of Easttown”;

– Jean Smart – “Mare of Easttown”.

Melhor talk-show:

– “The Amber Ruffin Show” (The Amber Ruffin Show – desde 2020);

– “Desus & Mero” (Desus & Mero – desde 2019);

– “The Kelly Clarkson Show” (The Kelly Clarkson Show – desde 2019);

– “Last Week Tonight with John Oliver” (Last Week Tonight with John Oliver – desde 2014);

– “Late Night with Seth Meyers” (Late Night with Seth Meyers – desde 2014);

– “Watch What Happens Live with Andy Cohen” (Watch What Happens Live with Andy Cohen – desde 2009).

Melhor especial de comédia:

– “Bo Burnham: Inside” (Bo Burnham: Inside – 2021);

– “Good Timing with Jo Firestone” (Good Timing with Jo Firestone – 2021);

– “James Acaster: Cold Lasagne Hate Myself 1999” (James Acaster: Cold Lasagne Hate Myself 1999 – 2021);

– “Joyelle Nicole Johnson: Love Joy” (Joyelle Nicole Johnson: Love Joy – 2021);

– “Nate Bargatze: The Greatest Average American” (Nate Bargatze: The Greatest Average American – 2021);

– “Trixie Mattel: One Night Only” (Trixie Mattel: One Night Only – 2021).

Melhor série em língua estrangeira:

– “Acapulco” (Acapulco – desde 2021);

– “Call My Agent!” (Call My Agent! – desde 2015);

– “Lupin” (Lupin – desde 2021);

– “Money Heist” (Money Heist – desde 2017);

– “Narcos: México” (Narcos: Mexico – desde 2018);

– “Round 6”.

Melhor série de animação:

– “Big Mouth” (Big Mouth – desde 2017);

– “Bluey” (Bluey – desde 2018);

– “Bob’s Burgers” (Bob’s Burgers – desde 2011);

– “The Great North” (The Great North – desde 2021);

– “Q-Force” (Q-Force – desde 2021);

– “What If…?” (What If…? – desde 2021).

 

Leia também:

Globo de Ouro: próxima edição pode ser decisiva para a HFPA

Comentários

 




    gl