Categories: Ana Carolina GarciaCinemaColunasEntretenimento

‘Carvana’: da Tijuca para o mundo

Dirigido e roteirizado por Lulu Corrêa, “Carvana” (2018) foi um dos destaques da Mostra Première Brasil: Retratos Longa, não competitiva, da 20a edição do Festival do Rio, que terminou no último domingo, dia 11.

 

Apostando na irreverência para levar às telas a trajetória de Hugo Carvana, o documentário começa apresentando à plateia o lugar onde o homenageado se interessou pela sétima-arte, anos antes de se imaginar como um artesão dela, a Tijuca, bairro tradicional da Zona Norte do Rio de Janeiro que outrora abrigou inúmeras salas de exibição, sobretudo ao longo da Rua Conde de Bonfim – hoje, as salas são lojas de departamentos, farmácias e igreja evangélica.

 

Da Tijuca para o mundo, Hugo Carvana construiu uma sólida carreira tanto no cinema quanto na televisão, mas se declarava apaixonado de fato pelo primeiro, tornando-se um dos nomes mais importantes da produção nacional. Utilizando imagens de arquivo e de produções que contaram com o retratado, “Carvana” foge da fórmula tradicional para respeitar o espírito do cineasta e ator que faleceu aos 77 anos de idade em 2014. Tudo isso é costurado com eficiência pela montagem de Rita Carvana, filha de Hugo, conferindo ritmo ágil ao longa que ainda aborda a posição política de Carvana e sua esposa, Martha, que passaram um ano no exílio em Paris (França), Roma (Itália) e Brazzaville (Congo), onde ele rodou “O Leão de Sete Cabeças” (1970), de Glauber Rocha.

 

No decorrer de quase duas horas, o documentário dirigido por Lulu Corrêa oferece ao público histórias curiosas, contadas pelo próprio Carvana, bem como depoimentos mais sérios acerca de suas experiências na telinha e na telona. Dentre eles, as consequências do fim da Embrafilme no início dos anos 1990, que o deixou com dívidas no momento em que rodava “Vai Trabalhar, Vagabundo II – A Volta” (1991), continuação de um de seus principais filmes, a comédia “Vai Trabalhar, Vagabundo” (1973).

 

Uma das estreias desta quinta-feira, dia 15, no circuito comercial, “Carvana” é uma oportunidade para o público, sobretudo sua fatia mais jovem, conhecer melhor o homem por trás do ator e cineasta.

Ana Carolina Garcia

Recent Posts

  • Carnaval/RJ

Rio: Monique Rizzeto terá reinado duplo no Carnaval de 2025

Rio. O Carnaval de 2025 promete ser muito especial para Monique Rizzeto. Após ser anunciada como Rainha de Bateria da…

32 minutos ago
  • Carnaval/RJ

Carnaval: Com Regina Celi presente, Império da Tijuca elege nova diretoria

Com Regina Celi presente, Império da Tijuca elege nova diretoria Rio. Em assembleia realizada na noite da última terça-feira (30),…

46 minutos ago
  • Famosos

Namorado de Sabrina, ator Nicolas Prattes faz doação substancial para vítimas de chuvas no RS

Namorado de Sabrina, ator Nicolas Prattes faz doação substancial para vítimas de chuvas no RS. Estado vive drama após as…

1 hora ago
  • Carnaval/SP

Camisa 12 define novo coreógrafo para sua comissão de frente

Sétima colocada no Grupo de Acesso 2 de São Paulo neste ano, a Camisa 12 anunicou quem irá comandar sua…

2 horas ago
  • Entretenimento
  • Televisão

Datena é internado em UTI e passa por cirurgia em São Paulo

O jornalista José Luiz Datena foi submetido a uma cirurgia e está internado na Unidade de Terapia Intensiva (UTI) do…

3 horas ago
  • Entretenimento
  • Famosos
  • Música

Assim como Madonna, fugir do sol é recomendado? Dermatologista explica

Sob forte calor, Madonna desembarcou na última segunda (29) no Brasil, e se prepara para a apresentação que fará na Praia de…

3 horas ago