Categories: Ana Carolina GarciaCinemaColunasEntretenimento

‘Aladdin’: tradição x felicidade

Mais um título da onda de remakes em live-action de clássicos de animação do estúdio Disney chega às telas de todo o Brasil: “Aladdin” (Idem – 2019). Dirigido por Guy Ritchie, de “Snatch: Porcos e Diamantes” (Snatch – 2000), o longa é a principal estreia desta quinta-feira, dia 23.

 

Na trama, Jasmine (Naomi Scott) é a princesa de Agrabah e precisa se casar para honrar o legado de seu pai, o Sultão (Navid Negahban), uma vez que as leis do país não permitem que uma mulher herde o trono. Em meio a diversas apresentações de príncipes, Jasmine conhece um rapaz pobre que ganha a vida realizando pequenos furtos, Aladdin (Mena Massoud), que é obrigado por Jafar (Marwan Kenzari), o Vizir do Sultão, a roubar a lâmpada de uma caverna para que o Gênio (Will Smith) realize todos os seus desejos, principalmente o de se tornar Sultão de Agrabah.

 

Mena Massoud e Naomi Scott em cena (Foto: Divulgação).

 

Passeando com desenvoltura pelos gêneros musical, aventura e romance, “Aladdin” apresenta fotografia rica que brinca não apenas com as cores, nos momentos felizes de Aladdin e Jasmine, como também com as sombras que refletem o perigo representado por Jafar. É um grande acerto de Alan Stewart, que assume a função de diretor de fotografia de longas-metragens pela terceira vez. No entanto, o filme desanda em alguns momentos, sobretudo no que tange à composição dos personagens, pois o elenco não consegue encontrar o sotaque correto nem mantê-lo em todas as suas cenas, apresentando um trabalho irregular.

 

Will Smith assume a responsabilidade de interpretar o Gênio (Foto: Divulgação).

 

Apesar do problema do sotaque, o elenco consegue assimilar as características dos personagens. À exceção de Kenzari, que opta pelo fácil e traiçoeiro caminho da caricatura, os destaques são a química entre o casal protagonista, Scott e Massoud, e o esforço de Will Smith, que há anos atuava no modo automático. Com a responsabilidade de interpretar um personagem imortalizado na voz de Robin Williams, Smith supera as expectativas ao respeitar o lado fanfarrão do Gênio e lhe conceder uma dose maior de humanidade.

 

Contando com efeitos visuais e sonoros impecáveis, “Aladdin” oferece boas doses de aventura em sequências dirigidas com firmeza por Ritchie, que ainda não está totalmente à vontade no universo fabular do estúdio do Mickey, algo que pode ser observado em sequências nas quais a magia tem de tomar conta da narrativa. Mesmo respeitando a essência do clássico que o originou, “Aladdin” (Idem – 1992), inclusive na oscarizada trilha sonora de Alan Menken, o novo longa não consegue atingir o nível de qualidade de outros remakes em live-action, como “A Bela e a Fera” (Beauty and the Beast – 2017) e “Dumbo” (Idem – 2019), que utilizam a sensibilidade com maestria para transmitir suas mensagens. E a mensagem de “Aladdin” é a de que a felicidade por vezes pode, e deve, sobrepor tradições, principalmente àquelas que limitam as mulheres e seu direito de escolha.

 

Assista ao trailer oficial legendado:

Ana Carolina Garcia

Recent Posts

  • Carnaval/SP

O que sabemos sobre o enredo da Mocidade Alegre 2025? Confira pistas

Bicampeã do Grupo Especial do Carnaval de São Paulo, a Mocidade Alegre irá revelar o seu enredo para o desfile…

37 minutos ago
  • Carnaval/SP

Ailton Krenak será tema de enredo no Carnaval de São Paulo de 2025

Primeiro indígena eleito para ocupar uma cadeira na Academia Brasileira de Letras (ABL) em mais de 120 anos desde a…

6 horas ago
  • Carnaval/RJ

Rio 2025: Inocentes está entre enredo autoral ou reedição

Rio. A Inocentes de Belford Roxo realizou na noite da última quinta-feira (25) reunião presidida pelo presidente administrativo Icaro Ribeiro e…

16 horas ago
  • Carnaval/RJ

Martinho: ‘Ludmilla não entende muito desse assunto de religiões africanas’

Martinho da Vila, do alto da sabedoria de seus 86, em entrevista à Veja: "Ludmilla não entende muito desse assunto…

16 horas ago
  • Carnaval/RJ

Diogo Nogueira é homenageado por Paolla Oliveira por aniversário com vídeo fofo

O amor é lindo. Para comemorar os 43 anos de Diogo Nogueira, a atriz Paolla Oliveira publicou um vídeo com…

18 horas ago
  • Carnaval/RJ

Pretos no corpo de jurados, regulamento, ingressos e estrutura do sambódromo; o que pensa a nova gestão da Liesa

Carnaval 2025: Pretos no corpo de jurados, regulamento, ingressos e estrutura do sambódromo; o que pensa a nova gestão da…

19 horas ago