Categories: Ana Carolina GarciaCinemaColunasEntretenimento

‘A Nuvem Rosa’: confinamento prolongado e suas consequências

Escrito e rodado antes da pandemia de Covid-19, “A Nuvem Rosa” (2021) entra em cartaz nos cinemas do Rio de Janeiro, São Paulo e Porto Alegre nesta quinta-feira, dia 26, fazendo um retrato do confinamento prolongado e algumas de suas consequências – o longa será lançado no Telecine, Rede e streaming, no dia 02 de setembro.

 

Estreia de Iuli Gerbase na direção de longas-metragens, “A Nuvem Rosa” começa apresentando o casal Giovanna (Renata de Lélis) e Yago (Eduardo Mendonça) na véspera do surgimento de uma misteriosa nuvem rosa que obrigou a população mundial a se isolar. Considerado passageiro num primeiro momento, o confinamento se prolonga por vários anos, gerando filhos e conflitos.

 

“A Nuvem Rosa” faz o possível para transmitir ao espectador a sensação de claustrofobia imposta pelo confinamento, bem como a solidão que funciona como gatilho para a depressão. Porém, o filme perde sua potência ao optar por não explorar as dificuldades inerentes à situação, uma vez que ninguém pode se expor à nuvem tóxica. E, apesar do contexto, há inúmeras facilidades na vida do casal de classe média no que tange a hábitos de consumo.

 

Exibido no Festival de Sundance, “A Nuvem Rosa” não tem nenhuma atuação impactante, mas tanto Lélis quanto Mendonça chamam a atenção pela maneira antagônica como seus personagens assimilam os efeitos do confinamento forçado, principalmente no que diz respeito ao lado emocional, bastante afetado. E é neste ponto que o longa, que tem como vilã uma nuvem tóxica, consegue driblar as fragilidades da construção de sua trama para conquistar a empatia do espectador, apresentado à realidade do isolamento social no início de 2020, quando a Organização Mundial da Saúde (OMS) declarou pandemia de Covid-19, que, infelizmente, ainda impõe à população restrições necessárias para diminuir os riscos de contágio e o surgimento de novas variantes, como a Delta. É impossível assistir a este filme sem traçar um paralelo com o cenário pandêmico atual, e torcer para que ao menos no mundo real a situação volte ao normal o quanto antes.

Ana Carolina Garcia

Recent Posts

  • Famosos

Ator Tony Ramos é internado e passa por cirurgia no cérebro no Rio de Janeiro

Bastidores. O ator Tony Ramos, de 75 anos, foi internado nesta quinta-feira (16) no Hospital Samaritano, em Botafogo, na Zona…

4 horas ago
  • Carnaval/SP

Carnavalesco projeta desfile que irá exaltar Benito Di Paula no Anhembi

Campeã do Grupo Especial em 2020, a Águia de Ouro levará para o Anhembi em 2025 uma homenagem ao cantor…

5 horas ago
  • Carnaval

VÍDEO: Isabelle beija o Boi contrário; ex-BBB conseguiu derrubar a rivalidade?

VÍDEO: Isabelle beija o Boi contrário; ex-BBB conseguiu derrubar a rivalidade? A sister uniu as torcidas de Garantido e Caprichoso…

5 horas ago
  • Brasil

Mulher culpa sexualidade do governador por tragédia no RS

Mulher culpa sexualidade do governador por tragédia no RS. Vídeo viralizou nas redes sociais onde ela afirma que o fato…

6 horas ago
  • Geral

Campanha oferece dia de beleza para histórias impactantes de maternidade

Amor de mãe. O mês de maio é dedicado às mães e, por conta disso, as homenagens não param. A campanha…

6 horas ago
  • Rio de Janeiro

Morre a atriz Carmen Sheila no Rio de Janeiro

Rio. Morreu, nesta quinta-feira (16), no Rio de Janeiro, a atriz Carmen Sheila, um dos principais nomes da dublagem brasileira.…

6 horas ago