Categories: Ana Carolina GarciaCinemaColunasEntretenimento

‘A Despedida’ discute a eutanásia

Remake do drama dinamarquês “Coração Mudo” (Stille hjerte – 2014), de Bille August, “A Despedida” (Blackbird – 2019) estreia nas plataformas de video on demand (VOD) na próxima quarta-feira, dia 31. Com direção de Roger Michell, de “Um Lugar Chamado Notting Hill” (Notting Hill – 1999), o longa leva o espectador a refletir acerca de um assunto polêmico e delicado: a eutanásia.

 

“A Despedida” é a versão americana de “Coração Mudo” (Foto: Divulgação).

“A Despedida” conta a história de Lily (Susan Sarandon), que sofre de uma doença degenerativa e opta pela eutanásia, proibida por lei no estado em que reside, enquanto é capaz de tomar suas próprias decisões. Mas, antes, decide reunir a família e sua melhor amiga para um final de semana de despedida que acaba por revelar segredos e aumentar a tensão.

 

Sem dificuldades técnicas, o longa se desenvolve em ritmo um tanto acelerado, impedindo o aprofundamento de questões que carecem de atenção, sobretudo no que tange ao relacionamento de Lily com suas duas filhas, Jennifer (Kate Winslet) e Anna (Mia Wasikowska), de estilos e personalidades distintos. Apesar das fragilidades do roteiro de Christian Torpe, que também roteirizou “Coração Mudo”, “A Despedida” tem como trunfo a comunhão do elenco cujos destaques são Sarandon e Winslet, vencedoras do Oscar de melhor atriz por “Os Últimos Passos de Um Homem” (Dead Man Walking – 1995) e “O Leitor” (The Reader – 2008), respectivamente.

 

Susan Sarandon e Kate Winslet surgem em cena com toda a competência esperada num jogo cênico calcado na dor da perda iminente, mas, enquanto a primeira passeia com propriedade pela certeza de sua decisão e pelo medo de a família ruir após a sua partida, Winslet aposta na sensatez em meio ao caos, concedendo ares conservadores à personagem em alguns momentos. São duas atuações que se complementam sobretudo no desenrolar da trama, quando o lado mais liberal da matriarca é aflorado e, de certa forma, surpreende as filhas.

 

Mesmo discutindo um tema complexo, “A Despedida” opta por não esmiuçá-lo para priorizar o relacionamento disfuncional da família cujos membros não conhecem, de fato, uns aos outros, trilhando por caminhos diferentes. Com isso, este drama intimista sobre eutanásia assume a roupagem de acerto de contas em meio ao turbilhão de emoções que domina a narrativa em seu terceiro ato, marcado por revelações um tanto indigestas e indesculpáveis para muitas outras famílias.

 

Ana Carolina Garcia

Recent Posts

  • Entretenimento
  • Televisão

A Grande Conquista 2: quarto participante desiste de reality da RecordTV

Mais uma participante desistiu de A Grande Conquista 2. Nesta quarta-feira (1), Ana Paula optou por deixar o reality show…

6 horas ago
  • Entretenimento
  • Famosos

Solteira, Gracyanne Barbosa posta foto completamente sem roupa

Gracyanne Barbosa agitou as redes sociais ao compartilhar um clique que surpreendeu seus seguidores. Nos Stories do Instagram, a influenciadora,…

7 horas ago
  • Entretenimento
  • Famosos
  • Televisão

Adriane Galisteu revela que Senna morreu sem realizar três sonhos

Homenagem especial. A apresentadora Adriane Galisteu fez uma homenagem para seu ex-namorado, o piloto Ayrton Senna, no dia dos 30…

8 horas ago
  • Carnaval/SP

Saravá Umbanda!: conheça mais um enredo do Carnaval de São Paulo 2025

Terceira colocada no Grupo de Acesso 2 em São Paulo, a tradicional escola de samba Morro da Casa Verde já…

8 horas ago
  • Brasil
  • Entretenimento
  • Famosos
  • Música
  • Rio de Janeiro

Qual o valor do cachê que Madonna irá receber por show no Rio?

Madonna desembarcou na última segunda (29) no Brasil, onde fará um show gratuito em Praia de Copacabana, no Rio, no…

9 horas ago
  • Entretenimento
  • Famosos
  • Televisão

Influenciadora se pronuncia após ser flagrada em encontro com Davi

Tá rolando? Solteiro após o recente conturbado fim de seu relacionado com Mani Rego, Davi Brito, campeão do BBB 24,…

10 horas ago