Ana Carolina Garcia. Foto: SRzd

Ana Carolina Garcia

Jornalista formada pela Universidade Estácio de Sá, onde também concluiu sua pós-graduação em Jornalismo Cultural. Em 2011, lançou seu primeiro livro, "A Fantástica Fábrica de Filmes - Como Hollywood se Tornou a Capital Mundial do Cinema", da Editora Senac Rio.

‘7500’: tensão e claustrofobia na Amazon Prime Video

Protagonizado por Joseph Gordon-Levitt, “7500” está disponível na Amazon Prime Video (Foto: Divulgação).

Produções sobre sequestros de avião sempre chamaram a atenção de cineastas, mas ganharam muito peso no que tange ao drama após os atentados terroristas de 11 de setembro de 2001, que instituíram novos protocolos de segurança na aviação, dentre eles, a cabine dos pilotos trancada e com câmera de segurança na porta. Partindo deste princípio, o alemão Patrick Vollrath dirigiu e escreveu “7500” (Idem – 2019), disponível na Amazon Prime Video.

 

“7500” marca a estreia de Patrick Vollrath na direção (Foto: Divulgação).

Marcando a estreia de Vollrath na direção de longas-metragens, “7500” conta a história de um jovem copiloto, Tobias Ellis (Joseph Gordon-Levitt), é obrigado assumir o controle do voo European 162 após a tentativa de invasão da cabine por terroristas islâmicos.

 

Orçado em cerca de US$ 5 milhões, o filme constrói sua narrativa de forma habilidosa e claustrofóbica, disfarçando um pouco as facilidades do roteiro assinado por Vollrath e Senad Halilbasic. Apesar dos clichês, a trama se desenvolve satisfatoriamente, mantendo a atmosfera de tensão, potencializada pela ausência de trilha sonora e por ser majoritariamente ambientada na cabine de controle.

 

Sem mostrar o terror imposto aos passageiros em seus assentos, “7500” foca nas reações do copiloto, dividido entre a razão e a emoção, levando suas atitudes a questionamentos distintos por parte do público. Isto funciona graças à atuação consistente de Joseph Gordon-Levitt, que consegue exprimir a dor de seu personagem apenas no olhar ou em pequenos gestos, dando espaço a alguns momentos de desespero face à barbárie.

 

Dirigido com segurança por Patrick Vollrath, “7500” é, no fim das contas, um filme sobre vingança motivada pelo radicalismo religioso que vitima inocentes em ambos os lados, algo que pode ser observado tanto nos passageiros e tripulação quanto no jovem terrorista que se assusta com a explosão da violência durante o voo. Este fio condutor utilizado pelo cineasta fica muito claro logo na abertura com uma frase atribuída a Mahatma Gandhi: “Olho por olho, e o mundo acabará cego”. Pouco badalada, esta produção original Amazon é uma opção interessante no catálogo da plataforma.

 

Assista ao trailer oficial legendado:

Comentários

 




    gl