Veja detalhes do desfile da Pérola Negra sobre as quebradeiras de coco

Barracão da Pérola Negra. Foto: Divulgação

Barracão da Pérola Negra. Foto: Divulgação

Com o enredo “Pérola no Encanto dos Balaios das Quebradeiras”, a escola de samba Pérola Negra vai desfilar no domingo, 11 de fevereiro, no Sambódromo do Anhembi, pelo Grupo de Acesso 1.

Ao SRzd, o carnavalesco André Marins falou do sentimento de poder assinar mais um Carnaval em São Paulo e de sua relação com a comunidade da Pérola.

“Pra mim sempre é uma estreia, pois cada comunidade tem sua identidade particular. E como sempre fui muito bem acolhido e amado pela comunidade. Por isso se cria uma fidelidade a cada ano. E eu só tenho de agradecer por mais esse ano fazendo o que amo fazer. Arte!!!”, disse ele, que também explicou que o enredo que celebra a cultura e a tradição da quebradeira de coco, prática que remonta às raízes indígenas e africanas no Brasil.

“As mulheres quebradeiras de cocos são retratadas como verdadeiras guerreiras, que resistem e persistem em meio aos desafios enfrentados na colheita do coco de babaçu. O tema também destaca a versatilidade do babaçu, que pode ser transformado em diversos produtos, desde alimentos até cosméticos. A quebradeira de coco é, portanto, uma atividade econômica importante para muitas comunidades, que dependem dela para garantir seu sustento”, descreveu.

André Marins no barracão da Gaviões da Fiel. Foto: Guilherme Queiroz/SRzd
André Marins. Foto: Guilherme Queiroz/SRzd

“Em resumo, esse enredo é uma homenagem às mulheres quebradeiras de coco e à cultura que elas representam, valorizando sua força, sua resistência e seu papel fundamental na preservação da natureza e da tradição brasileira”, completou.

O desfile será distribuído em três alegorias, dois tripés (sendo um da comissão de frente e outro para dividir um dos setores) e quinze alas. De acordo com o carnavalesco, em um dos setores da apresentação o público acompanhará uma cena que chamará a atenção.

“Teremos uma cena onde interpretamos os momentos mais difíceis dessas quebradeiras. Onde muitas foram mortas, violentadas e perseguidas. Um momento bem político de toda nossa apresentação”, destacou.

Barracão da Pérola Negra. Foto: Divulgação
Barracão da Pérola Negra. Foto: Divulgação
Barracão da Pérola Negra. Foto: Divulgação
Barracão da Pérola Negra. Foto: Divulgação

A trajetória de André Marins no Carnaval

Carioca, André Marins é formado em Belas Artes, Moda e Designer. Ele começou sua carreira no Carnaval do Rio de Janeiro criando os figurinos da Caprichosos de Pilares nos anos de 1999 e 2000, mesma função que exerceu na Unidos da Vila Isabel nos dois anos seguintes.

Em 2001, o artista contribuiu para o projeto da Unidos do Peruche, em São Paulo. Ele retornou ao Carnaval do Rio em 2005, quando assinou os figurinos e alegorias da Acadêmicos de Santa Cruz, ao lado de Roseli Nicolau, onde permaneceu até 2006. Em 2007, foi para a União da Ilha do Governador para integrar uma comissão de Carnaval ao lado de Jack Vasconcelos e Paulo Menezes. Seu último período na cidade foi de 2009 a 2010, quando retornou para a Santa Cruz.

Barracão da Pérola Negra. Foto: Divulgação
Barracão da Pérola Negra. Foto: Divulgação

No Carnaval de 2013, Marins foi convidado pelo carnavalesco Cahê Rodrigues para ser o responsável pelo desenvolvimento e elaboração das alegorias da Vai-Vai. No ano seguinte, ele trabalhou junto de Chico Spinosa na escola. Já em 2015, assinou o enredo campeão da “Saracura” ao lado de Alexandre Louzada e Eduardo Caetano, função que ele também exerceu em 2017.

Ainda na capital paulista, o artista desenvolveu o desfile de 2016 da Águia de Ouro. Na Tom Maior, ele elaborou os Carnavais de 2018 até 2020. Já em 2023, assinou o projeto da Gaviões da Fiel.

Sua trajetória também inclui passagens por duas agremiações de Uruguaiana, no Rio Grande do Sul, ao lado de Marcos Kopper, com quem foi bicampeão pela Ilha de Marduque e pela Cova da Onça.

Fervo Samba Show

Leia também:

+ Ouça os sambas das escolas que irão desfilar no Anhembi em 2024

+ Confira informações sobre a venda de ingressos para o Carnaval de SP 2024

Comentários

 




    gl