Malandragem da boa! Bezerra da Silva é o enredo da Tucuruvi em 2023

Bezerra da Silva. Foto: Reprodução de Internet

Bezerra da Silva. Foto: Reprodução de Internet

A Acadêmicos do Tucuruvi lançou oficialmente seu enredo para o Carnaval de 2023 em São Paulo, através das redes sociais, na noite desta quinta-feira (26). “Da Silva, Bezerra. A voz do Povo!”, é o título da homenagem do Zaca para o desfile o próximo ano.

José Bezerra da Silva nasceu em Recife, em 23 de fevereiro de 1927, e morreu no Rio de Janeiro, no dia 17 de janeiro de 2005. Cantor, compositor, violonista, percussionista e intérprete era classificado como um artista do samba, em especial, do partido-alto.

E foi através do samba que cantou, como ninguém, os problemas sociais das favelas e da população marginalizada, atuando ente marginalidade e indústria musical.

Estudou violão clássico por oito anos e passou outros oito tocando na orquestra da Rede Globo, sendo um dos poucos partideiros que sabia ler partituras.

Gravou seu primeiro compacto em 1969 e o primeiro disco em 1975, de um total de 28 álbuns lançados em toda a carreira que, somados, venderam mais de 3 milhões de cópias.

Ganhou 11 discos de ouro, 3 de platina e 1 de platina duplo. Apesar de ter sido um dos artistas mais populares do Brasil, teve, por diversas vezes, sua caminhada escondida, tanto pela mídia, como pela indústria fonográfica.

Em setembro de 2004 foi internado em uma clínica privada do Rio de Janeiro com pneumonia e enfisema pulmonar e chegou a ficar por quase uma semana em coma. Um mês depois, o sambista passou mal novamente. Foi levado ao Hospital dos Servidores do Estado, onde foi internado com problemas pulmonares e morreu, aos 77 anos.

Dupla desenvolve o tema

A escola da Cantareira, na Zona Norte paulistana, renovou o vínculo com o carnavalesco Dione Leite e a informou a chegada de Yago Duarte para fazer dupla com ele. Anteriormente, desligou de Fernando Dias, que atuou ao lado de Dione no último Carnaval.

Dione está na agremiação desde 2018 e para o próximo ano contará com a parceria de Yago, que também já operava há quatro anos como projetista de alegorias e assistente no Tucuruvi.

Em 2020, a agremiação foi vice-campeã do Grupo de Acesso 1 e este ano ficou responsável pela abertura dos desfiles do Grupo Especial. Apresentando o enredo Carnavais… De lá pra cá, o que mudou? Daqui pra lá, o que será?, terminou a disputa em 11° lugar.

+ Vídeo: desfile da Acadêmicos do Tucuruvi no Carnaval 2022

Antes da Tucuruvi, a atual campeã do Carnaval paulistano, a Mancha Verde, já havia lançado seu projeto 2023; Oxente – Sou xaxado, sou Nordeste, sou Brasil.

Leia também:

+ Acadêmicos do Tatuapé renova com coreógrafo da comissão de frente

+ Exu da Grande Rio, Damerson D’Alvaro assina com a Rede Globo

Comentários

 




    gl