Carnaval 2022: ‘Existe uma incerteza’, diz Solange Cruz sobre data dos desfiles em SP

A presidente da Mocidade Alegre, uma das mais importantes escolas de samba de São Paulo, Solange Cruz, concedeu entrevista para a revista Veja SP, publicada na versão digital da publicação nesta sexta-feira (4).

Perguntada sobre a decisão da Prefeitura paulistana de adiar os desfiles do Grupo Especial deste ano para os dias 22 e 23 de abril, ela respondeu: “O prefeito (Ricardo Nunes, MDB) apenas comunicou à Liga (em reunião de 21 de janeiro). Não temos poder para decidir. A gente recebe verbas públicas. Quem decide isso é a Secretaria de Saúde. Entendo que a necessidade do momento era essa, sim”.

Em reunião realizada na noite de 21 de janeiro, entre os prefeitos do Rio de Janeiro, Eduardo Paes (PSD), e de São Paulo, Ricardo Nunes (MDB), foi tomada decisão conjunta de adiar as apresentações das agremiações para o feriado de Tiradentes, em 21 de abril.

“Existe uma incerteza, ainda não sei. Trabalho para terminar o Carnaval em fevereiro e sei que vou desfilar em abril. Agora, os dias exatos ainda não sei. Sei que, para nós, não é vantajoso fazer na quarta e na quinta”, informou Solange ao responder sobre a coincidência de datas com os desfiles do Rio de Janeiro, na Marquês de Sapucaí. Ela ainda acrescentou:

“Se fosse fazer na quarta e na quinta, a adesão do público seria muito pior, porque a quarta e a sexta são dias úteis. As pessoas trabalham. Pedimos possibilidades de datas à GL (concessionária do Anhembi), talvez outra sexta e sábado de abril, mas aparentemente estavam vendidas para outros eventos. Não sabemos quais datas a empresa tem (a Liga deve se reunir com GL, prefeitura e SPTuris nos próximos dias para estudar uma eventual nova mudança)”.

Mais a frente, Solange respondeu sobre a possibilidade de um novo adiamento do evento na cidade. “Um adiamento eu até veria com bons olhos. O que não queria era que cancelassem novamente. Aí entra aquele lado: por que todos podem, menos nós? Tem futebol, festas… Ainda somos marginalizados, né?”, avaliou.

Em contato com a reportagem do SRzd, a Liga Independente das Escolas de Samba de São Paulo informou que os desfiles seguem programados nas datas já divulgadas pela organização.

Novo calendário foi divulgado

No dia 23 de janeiro, a Liga Independente das Escolas de Samba de São Paulo divulgou o novo calendário dos desfiles do Carnaval 2022.

No dia anterior, a entidade já havia informado que as apresentações das 14 agremiações do Grupo Especial vão acontecer na sexta-feira, dia 22 de abril, e sábado, 23.

O Grupo de Acesso II vai abrir a festa, com as exibições previstas para o dia 16 de abril, Sábado de Aleluia, a partir das 20h. O Grupo de Acesso I irá desfilar no dia 21, quinta-feira, feriado de Tiradentes, também a partir das 20h. As apresentações das campeãs – noite que reúne a vencedora do Grupo de Acesso II; a campeã e a vice-campeã do Grupo de Acesso I; e as cinco primeiras colocadas do Grupo Especial – vai acontecer no dia 30 do mesmo mês, sábado. A entidade ainda não revelou quando acontecerá a apuração de notas.

+ Veja a programação completa

Leia também:

+ Mancha Verde diz ser contrária ao adiamento do Carnaval e crava a data do seu desfile

+ Gabbardo apoia adiamento dos desfiles e prevê mês de queda dos casos da Covid-19

Comentários

 




    gl