Ser rainha do Carnaval é… Soberanas relembram conquistas que mudaram suas vidas

Eleição da Corte do Carnaval de São Paulo de 2020. Foto: Reprodução/Youtube/Click Fato

Eleição da Corte do Carnaval de São Paulo de 2020. Foto: Reprodução/Youtube/Click Fato

Faltando horas para a escolha da Corte do Carnaval de São Paulo 2023, poucas pessoas conseguem saber o que se passa no coração e na mente de quem está na disputa. Neste ano, seis mulheres e sete homens participam do concurso que será realizado a partir das 20h no Auditório Celso Furtado, no Centro de Convenções do Anhembi.

Os candidatos a Rei Momo precisavam ter peso mínimo de 100 quilos e idade entre 18 e 55 anos. Já para as interessadas ao título de Rainha, a idade tinha que ser entre 18 e 32 anos. As segunda e terceira colocadas no concurso tornam-se, respectivamente, Primeira e Segunda Princesas.


Leia também:

+ Ouça os sambas das 34 agremiações da Liga-SP para o Carnaval 2023

+ Ordem dos desfiles do Carnaval de São Paulo em 2023


Regras do concurso

Os requisitos comuns para Rei Momo e Rainha para a participação no concurso da Corte são: ser brasileiro(a) nato(a) ou naturalizado(a) e residir na cidade de São Paulo.

A coreografia dos candidatos para o evento será criada pelo coreógrafo Ismael Toledo e os mestres de cerimônia no dia da Eleição da Corte serão a apresentadora e radialista Patrícia Liberato e o jornalista e publicitário Guto Melo.

 

Ex-rainhas relembram conquistas

Quem já viveu intensamente cada momento deste concurso e teve a vida transformada com o título de rainha, não consegue esquecer cada instante de seu reinado.

No clima da eleição da Corte de 2023, quatro detentoras da mais disputada coroa do Carnaval de São Paulo relembraram suas conquistas e desejaram sorte para as concorrentes.

* Roberta Kelly – rainha em 2007

“Ao decidir ir para o concurso eu tive um IMENSO MEDO mas, acima de tudo eu fui para DAR O MEU MELHOR eu saí de casa dizendo assim: (MÃE EU VOU ENTRAR NA CÔRTE) *AS PALAVRAS TEM PODER* e no dia 13/01/2007 eu escrevi minha história no mundo do Carnaval, e hoje outras pessoas também irão escrever, desejo sorte aos participantes e muita serenidade. BOA SORTE A TODOS”.

Roberta Kelly. Foto: Reprodução/Facebook/Roberta Kelly
Roberta Kelly. Foto: Reprodução/Facebook/Roberta Kelly

* Deborah Caetano – rainha em 2010

“Ser Rainha do Carnaval, representou a responsabilidade em assumir o papel de uma grande realeza, para a abertura da grande folia paulistana, o nosso Carnaval! Juntamente com o conhecimento que tive dessa rica cultura, que me agrega até hoje, tornando-se possível o meu bom relacionamento, por onde passei desde quando fui eleita até os tempos de hoje. Quero aproveitar e agradecer todo o reconhecimento e carinho que recebo de todos os amantes do carnaval há 13 anos, grata por ter representado cada um de vcs em 2010.

Corte do Carnaval de São Paulo de 2010. Foto: José Cordeiro/SPTuris
Corte do Carnaval de São Paulo de 2010. Foto: José Cordeiro/SPTuris

* Walkiria Ribeiro – rainha no ano 2000

“Há exatos 23 anos atrás eu tive esta honraria de participar do concurso que mudou totalmente a minha vida e me fez entrar para a história deste icônico concurso!
Um concurso que fora disputado em 2000, “A CORTE DO MILÊNIO” !
99 candidatas
3 meses de eliminatórias
As eliminatórias eram feitas nas quadras de escolas de samba
A Maior corte Carnavalesca eleita no país , REI ,Rainha , 4 princesas e cidadão e cidadã Samba, 9 no total
Todas Escolas de samba se comprometiam em colocar suas representantes
Maior prêmio já pago para uma corte
“500 anos do Brasil”; Primeira Corte a participar de um Carnaval onde as escolas de Samba tinham um único Enredo!
Eu hoje quero parabenizar a coragem de todos os candidatos que se inscreveram e lhes desejar uma noite linda e que cada um de vcs possam dar o melhor de suas personalidades únicas e iluminadas, se divirtam muito e que ao final desta noite seus sonhos sejam coroados.
Este sonho que foi meu sonho de menina, preta, de comunidade, sambista onde fui Coroada Rainha!
Que a força, a coragem e a determinação de Pai Xangô estejam em cada um de vcs esta noite e que a magia de ser, lhes alcance com todo Axé.”

Walkiria Ribeiro. Foto: Reprodução/Facebook/Walkiria Ribeiro
Walkiria Ribeiro. Foto: Reprodução/Facebook/Walkiria Ribeiro

* Valeska Reis – 2008

Hoje é dia de eleger a corte do carnaval daqui de São Paulo e eu lembrei do dia que fui coroada rainha da cidade tb, lá em 2008!

Foi tudo no susto!
Quase desisti por não ter dinheiro pra arcar com a missão que me deram. Meu vestido não foi exclusivamente feito pra mim, minha fantasia foi feita com o pouco dinheiro que tinha. Tudo foi feito no improviso. Tive um (1) anjo da guarda que guardo pra sempre no meu coração.

A bateria começou a tocar pra eu apresentar meu samba com fantasia. Eu não tinha terminado de me vestir. Não quiseram me avisar propositalmente, pra que eu não entrasse a tempo (sério), aí me aparece uma pessoa que anos depois tornou-se meu grande amigo, dizendo: “A bateria está tocando pra vc, corre!”
Eu, na hora pensei: “Se não for agora, acabou!”
Entrei com mais ou menos uns 10 ou 15 segundos da bateria já ter começado… abri aquela cortina vermelha de qualquer jeito e me joguei (uma pena que eu não tenha esse momento pra mostrar pra vcs), era o meu único momento!

Eu tinha uma esperança antes do concurso de entrar como segunda princesa, pois eu estava com muita vontade e confiante (tinha tb um pouquinho de vontade de esfregar na cara de alguns que eu consegui sem a ajuda deles) … mas quando tudo aquilo aconteceu eu só pensava que “já era!”.
O Rei, o “H” (maravilhoso) já tinha sido anunciado… logo depois as duas princesas (minhas tops @renatablackk e @thaispalmares ) e eu já desencanada só pensava em ir embora kkkkk

Até que… Simone Sampaio me anuncia Rainha!

Partindo pro final, eu só queria deixar um recado para as cortes que virão:

“Eu vejo que algumas coisas se perderam da década de 2000 pra cá, mas não deixem que o mais importante seja colocado em segundo ou terceiro plano… o samba no pé. A corte precisa existir porque ali está a representação maior de samba no pé! É verdadeiramente o que o povo quer ver, e o resto é resto!”

Comentários

 




    gl