‘Samba com as Mãos’ leva acessibilidade ao Carnaval de São Paulo

Prefeitura de São Paulo leva acessibilidade durante o Carnaval. Foto: Reprodução do YouTube

A Secretaria Municipal da Pessoa com Deficiência (SMPED), em parceria com a Liga Independente das Escolas de Samba de São Paulo (Liga-SP), promove, neste domingo (29), o lançamento da sétima edição do projeto “Samba com as Mãos”. O evento acontece na quadra da atual campeã, Mancha Verde, a partir das 19h, com entrada gratuita.

Desde 2016, o projeto traduz os sambas-enredo das escolas do Grupo Especial para a Língua Brasileira de Sinais (Libras), como forma de incluir a comunidade surda e com deficiência auditiva no Carnaval de São Paulo. A novidade neste ano é a inserção dos oito sambas do Grupo de Acesso 1 no projeto.

Ao todo, portanto, são 22 sambas-enredo traduzidos por intérpretes de Libras e surdos em vídeo, com o apoio de integrantes das agremiações nas etapas de pesquisa e interpretação, uma vez que as obras incluem, por vezes, palavras de origem estrangeira e regionalismos que demandam um trabalho mais detalhado para manter o contexto das expressões.


Leia também:

+ Veja a programação completa de ensaios de 2023

+ Ouça os sambas das 34 agremiações da Liga-SP para o Carnaval 2023

+ Confira a cobertura dos ensaios técnicos 2023


Depois do lançamento neste domingo (29), a SMPED vai divulgar os vídeos com as traduções nas redes sociais e disponibilizar, também, em seu canal oficial no YouTube.

O Carnaval de São Paulo 2023 também vai contar com audiodescrição nos desfiles das escolas de samba nos dias 17, 18 e 19 de fevereiro, com transmissão ao vivo pelo canal da SMPED no Youtube.

Comentários

 




    gl