Categories: Carnaval/SP

Rainha da Vai-Vai, Camila Silva faz desabafo e pede que mulheres denunciem violência

Ainda na esteira do caso que se tornou o assunto mais comentado do Carnaval de São Paulo nos últimos dias, quando uma mulher foi vítima de agressão durante o ensaio técnico da escola de samba Vai-Vai realizado no sambódromo do Anhembi no último domingo (20), Camila Silva, Rainha de Bateria da agremiação, fez um um desabafo em suas redes sociais.

No longo texto, Camila fez um desabafo ao escrever sobre sua visão diante dos fatos e um pedido para que as mulheres não se intimidem ao serem vítimas de agressão, inclusive doméstica. Leia o texto na íntegra:

“Não pensem que estou aqui vendo tudo e assistindo a tudo sem opinião.

Demorei para me pronunciar, pois queria muito que eu estivesse calma ao escrever. Pensei muito, conversei muito com mulheres que assim como eu acreditam de verdade que a bandeira do feminismo precisa ser levantada.

Quem só me vê sambando, talvez esqueça que além de Rainha de Bateria, sou uma mulher como qualquer uma que me acompanha, sou esposa, sou amiga, sou filha e acima de tudo sou MÃE! Sabiam que sou mãe? E que assim como a maioria dos adolescentes do mundo, minha filha também acompanha as redes sociais?

Pois é, pensem nestes últimos dias como foi doloroso explicar a ela que a ânsia por poder e status social, ou até mesmo por uns likes ou minutos de fama, podem nos custar vidas expostas, fraquezas reveladas e sigilos policiais.

Sabiam que pegar um B.O de uma terceira pessoa, tirar foto ou simplesmente sair compartilhando um documento oficial e sigiloso é crime e falta de sororidade. Mulheres que sofrem violência doméstica DENUNCIEM, FAÇAM B.O SIM. Aprendi que o empoderamento feminino e a necessidade de buscarmos nossos direitos é fundamental, mas saber respeitar o outro e ouvir a razão e o coração te fazem mais feliz.

Meu recado é para VOCÊ MULHER que tem sofrido com a violência doméstica, não se cale, denuncie sim e saiba que seu B.O não será exposto. A não ser que seja em uma clara manobra para se ter poder ou para defender um ideal, mas são casos esporádicos em que a moral e a ética ficam de lado. Afinal uma mulher que expõe a outra como uma forma de defender sua ideologia política, não acontece sempre (eu espero).

Nos últimos anos aprendi muito sobre EMPODERAMENTO FEMININO e aprendi algo que chamamos de SORORIDADE, ou seja, saber que a dor do outro não é mimimi, deve ser respeitada e na medida do possível dar sua mão para ajudar a combater o mal é sua obrigação com seus iguais.

Do que adianta irmos as ruas gritar #elenão, se você quando quer conquistar o poder age da mesma forma com violência, exposição e quebras de sigilos? DENUNCIEM sim e sem medo, afinal somente em 2019 com 22 dias, mais de cem mulheres já vítimas de feminicidio.

NÃO VEJO nas discussões alguém perguntando se a mulher agredida está bem, se ela está psicologicamente bem. A gana de culpar para obter vantagem política tira a empatia de alguns. A força que o Vai Vai tem neste momento justamente falando sobre o Empoderamento do negro e principalmente da mulher negra, não se calará.

Sou mulher preta, vim da periferia, sou sambista, sou CAMILA SILVA e minha força vem da minha fé! Obrigada mulheres da BELA VISTA por tantas mensagens de carinho! Vamos a luta! Mulheres a denúncia de seu agressor é um passo para a sua liberdade”, escreveu.

+  veja a repercussão completa do caso

Redação SRzd

Recent Posts

  • Famosos
  • Música

Vídeo: Jorge, da dupla com Mateus, para show após fã jogar celular no palco

A dupla sertaneja Jorge e Mateus se apresentava, na última sexta-feira (17), em Lavras (MG), quando um fã jogou o…

5 horas ago
  • Carnaval/SP

Camisa 12 anuncia carnavalesco e enredo para o Carnaval de 2025

Sétima colocada no Grupo de Acesso 2 de São Paulo neste ano, a escola de samba Camisa 12 anunicou o…

5 horas ago
  • Famosos
  • Televisão

Ex-assistente de Silvio Santos, Roque é internado após desmaio

Figura conhecida nos programas de Silvio Santos, Gonçalo Roque foi internado neste sábado (18), após desmaiar em um restaurante. Após…

8 horas ago
  • Brasil

Veja onde pedir 2ª via de certidões perdidas nas enchentes do Rio Grande do Sul

As vítimas das enchentes no Rio Grande do Sul já podem pedir a segunda via dos documentos perdidos. Todos os…

9 horas ago
  • Carnaval/SP

Público já pode comprar ingressos para o Carnaval de São Paulo 2025

A Liga Independente das Escolas de Samba de São Paulo definiu, na noite deste sábado (18), a ordem dos desfiles…

10 horas ago
  • Cinema
  • Famosos

Cineasta Toni Venturini morre após passar mal em praia

O cineasta Toni Venturini, de 68 anos, morreu, neste sábado (18), após passar mal enquanto nadava em uma praia em…

11 horas ago