‘O Circo Místico das Ilusões’: leia a sinopse do enredo da Dom Bosco de Itaquera

Logotipo do enredo da Dom Bosco de Itaquera 2025. Foto: Divulgação

Logotipo do enredo da Dom Bosco de Itaquera 2025. Foto: Divulgação

Terceira colocada no último Carnaval, pelo Grupo de Acesso 1, a Dom Bosco de Itaquera aproveitou o Dia Nacional do Circo, celebrado no dia 27 de março, para anunciar o enredo que levará para o Sambódromo do Anhembi no próximo ano.

O título é “O Circo Místico das Ilusões” e será desenvolvido pelo carnavalesco Fábio Gouveia, estreante na escola presidida pelo Padre Rosalvino Morán Vinãyo.

A agremiação da Zona Leste iniciou na última quarta-feira (10), o processo de escolha do samba-enredo para o Carnaval de 2025.

A escolha ocorrerá internamente através de audições das gravações enviadas pelos compositores participantes inscritos. O samba campeão será anunciado no dia 22 de junho, durante evento. O time de compositores vencedor receberá uma bonificação de R$ 5.000 (cinco mil reais). Clique aqui para ver o cronograma completo do concurso e realizar inscrição.

Leia a sinopse:

A chegança da apresentação
Venham! Venham Todos! Já vai começar!

Nesta noite encantada, iluminada pelo brilho das estrelas , de longe vem chegando uma grande caravana com todo o esplendor de cores e brilhos. Há uma grande lona familiar que se anuncia, e que traz consigo novos mistérios e magias.

É … A Caravana “Dom Bosco” que se apresenta diante dos nossos olhos com um convite a tradição milenar do circo, um convite à jornada além do comum. Construída por mestras e mestres do encantamento, que desbravaram o mundo e agora compartilham conosco os saberes adquiridos desta grande viagem.

É hora …
de reviver …
O grande Circo Místico das ilusões!

Estão preparados? Adianto que será muito desafiador e emocionante . . .

Preparem seus corações, abram bem os olhos e deixem que os seus sentidos aflorem para a Arte, a Magia e os Encantamentos. Permitam que a ilusão se torne realidade, e a realidade … não vai mais existir.

É o grande circo com sua trupe, que aprenderam com os ciganos a seguir em cortejo, conquistando as cidades e invadindo os corações. Em suas carroças, transportam não só artistas e objetos, mas também suas famílias, devaneios e paixões, desenhando no tempo e espaço uma trama de mistérios e encantamentos.

O circo é como uma fogueira divina, cujo calor ardente irradia festividades, músicas e danças fazendo-nos suspirar e perder o fôlego diante sua grandiosidade. Eleva nossos espíritos e preenche nossas almas com fé e alegria. Dentro de cada um, o circo encontra morada, tornando-se parte de nossa essência, uma família mística que nutre, inspira e celebra.

1 setor – A caravana está em festa

Eis que surge, atravessando as cidades, transformando a passarela em um chão de estrelas. Bravo! Bravo!

É o circo que avança em alegre procissão, desfilando na avenida com seus palhaços e bailarinas, tão engraçados, tão exóticos como nunca visto antes. Um espetáculo singular, um encontro de sensações que irão confundir as suas cabeças e convidá-los a criar imaginários nessa grande festa. E os guias e mediadores nessa jornada serão estes encantadores artistas que iluminam a séculos a humanidade com sua arte inigualável.

Caminhem, venham apreciar! Corram, venham se alegrar! Despertem, venham se emocionar!

Senhoras e senhores, reconecte-se com sua infância e deixe que o inesperado aconteça para que a magia possa finalmente voltar aos corações e a vida se tornar mais divertida. É a arte divina conspirando com nossos sonhos, celebrando as ilusões e nos elevando para além do ordinário.

O Circo Místico das ilusões chegou!

Trazendo da viagem, suas caixas, malas,instrumentos e atrações para a folia. É pra cantar, é pra sambar e se transportar para dentro desta lona estendida com suas cores mil, aguçando a mente com muito lirismo e amor. É um momento breve, em que há uma suspensão da realidade e a humanidade experimenta o extraordinário,
viva o circo!

A inspiração do grande espetáculo vem de muito tempo, vem da herança medieval, que nasce dos bufões, bobos da corte, e da Comédia Del’arte, que com sagacidade e destreza conseguem nos envolver e retirar até o riso mais escondido, que por vezes é até proibido, abrindo as cortinas da alma.

2 setor – O mistério em suas mãos

Na hipnose da ilusão, nos entregamos ao doce e profundo sono de Morfeu, onde sonhos, devaneios e desejos dançam no palco das ilusões. E no meio de todo o encantamento, ouve-se:

“Olha a faca!”. Que susto, meu Deus! É o circo e seus horrores em noite de apresentação.

Gira, gira a roda da fortuna, abre-se uma caixa misteriosa cheia de surpresas e magia. Quem não é amante da magia?

A madame Magnólia e o Fantástico Zoltar nos conduzem nesse misterioso baile, desnudando mistérios e realizando mágicas mil. Não é necessário ver para crer, apenas permita-se sentir a magia que o futuro nos reserva, onde portais te levarão a lugares e dimensões jamais imaginados, num simples passe de mágica.

Qual o seu desejo?

O que a bola de cristal conta sobre seu destino?

Enigmas, códigos e truques vamos desvendar. É hora de adivinhar os jogos, brincar com as cartas, basta seguir o que teus olhos enxergam e se embriagar com a magia.

3 setor – No picadeiro da ilusão

As luzes se acenderam novamente! Eis que Dom Bosco, nosso Patrono, mestre nas artes do ilusionismo e truques, continuará a jornada dos sonhos proféticos para ajudar os seus semelhantes.

Equilibrando-se na corda bamba da vida, ele teceu a fantasia para amedrontar o mal, imaginou intensamente com as maravilhas desta arte. Ao tocar o bumbo, fez o palhaço sorrir e apitou, deu o sinal ao trapezista que serpenteou no ar e voou.

É o circo em profecia, em folia, em perfeita harmonia. A grandiosa lanterna mágica iluminará novamente os portais, e desta vez, um mundo solar irá anunciar que a vitória virá. O sol e os corpos em movimento brilharão como astros, trazendo a luminosidade radiante e então surgirá a pomba mensageira da paz, revelando um
novo tempo para nossa escola.

Bravo! bravo!

Nesta famosa avenida, agora configurada em palco dos sonhos e da ilusão, o povo canta em uníssono, celebra e vive o encantamento. Tudo será sublime, será espetacular. Acrobatas dançam, alguns pendurados em liras, enquanto arlequins, pierrôs, e colombinas se unem para um desfile apoteótico.

Animais exuberantes, fantásticos e místicos irão desfilar, como seres de outros mundos mostrando que a realidade é uma farsa, e a ilusão o grande presente..

Então, permitam-me dizer-Ihes: Sou plural e resisto, sou heranças e tradições em cada olhar, sou o circo em profecia, folia em perfeita harmonia. Sou o circo místico das ilusões, trago o talento de artistas de diferentes eras que moldam sorrisos e eternizam memórias de inocência, beleza e boniteza do nosso espírito querubim.

Ninguém escapa ao fascínio do Circo, pois ele é um Erê que nasceu para alegrar e festejar a vida! E no picadeiro, é que as emoções se afloram. O Circo é o brinquedo sagrado de Deus menino, o sorriso que se reflete em seu semelhante. Pode se passar milênios e milênios, ele sempre nos emocionará.

Deixem o real para trás! Permita-se sonhar! Permita-se viver! Acreditem!…

Evoé a todos os artistas!

Carnavalesco, autor do enredo e do texto: Fábio Gouveia
Colaboração no texto: Jaime Branco

Carnaval 2024

No Carnaval 2024, a Dom Bosco apresentou o enredo “Um causo arretado de um povo pra lá de valente…O cordel de um Nordeste independente”, desenvolvido pelo carnavalesco Danilo Dantas, que, após o desfile, se transferiu para a Nenê de Vila Matilde.

+ Clique aqui para ver vídeos e fotos do desfile

Leia também:

+ Prêmio SRzd Carnaval SP: conheça os vencedores da edição 2024

+ Confira o resultado do Carnaval de São Paulo 2024

+ Leia todas as justificativas das notas

+ Liga-SP dispensa todos os jurados e anuncia reformulação para 2025

Comentários

 




    gl