Categories: Carnaval/SP

Dia Nacional do Samba: show acontece em prol das obras sociais do Padre Júlio Lancellotti

Neste 2 de dezembro, Dia Nacional do Samba, acontecerá o show beneficente “Orquestra Musicando”, que faz parte do projeto “Musicando Sem Fronteiras” – música e psicanálise com jovens da comunidade de Heliópolis.

As arrecadações feitas durante a apresentação serão para ajudar o projeto do Padre Julio Lancellotti que mantém há 36 anos um compromisso com a população em situação de vulnerabilidade. O projeto também conta com o apoio de Eduardo Suplicy (patrono humanista); João Suplicy (produtor musical); Guga Stroeter (produtor artístico); Maria Teresa Lopes (psicanalista e coordenadora do projeto).

O espetáculo do Dia Nacional do Samba

O espetáculo contará a história do samba através de 19 canções de vários compositores, entre eles Cartola, Almir Guineto, João de Barro, Pixinguinha, Adoniran Barbosa, Ary Barroso, Maysa e Aldir Blanco. “Sabemos que o projeto reúne diversas peculiaridades virtuosas: um show de jovens artistas provenientes da periferia paulista a serviço da cultura e da cidadania. Samba é resistência!”, simplifica Guga Stroeter.

“O estudo da música trouxe dignidade e possibilidades a esses professores que desejam retribuir e oferecer a outros menino/as, que vivem também em áreas de riscos, um espaço de aprendizagem e quiçá profissionalizante”, diz Maria Teresa Lopes, que registrou o encontro que teve com o Padre Julio Lancellotti e sua parceria com a ação beneficente.

“A finalidade de arrecadar fundos para colaborar com o incansável trabalho social do Padre Julio Lancellotti reforça a preocupação de todos os envolvidos, artistas, técnicos e parceiros, com a fome e a miséria que avança no Brasil assolado pela pandemia, desigualdade social e econômica”, diz Guga Stroeter.

Repertório terá músicas de João Bosco e Aldir Blanc

No repertório canções que contam a história do samba. Destacam-se sucessos como “Chega de saudade”, do Antônio Carlos Jobim; “Ouça”, de Maysa; “As rosas não Falam”, do Cartola ; “Carinhoso”, de João de Barro e Pixinguinha”; “Retalhos de cetim”, do Benito Di Paula; “Quindins de iaiá”, do Ary Barroso; “Pelo telefone”, do Donga; “Apesar de você”, do Chico Buarque; “Trem das onze”, de Adoniran Barbosa; Se acaso você chegasse”, de Lupicínio Rodrigues; “Apesar de você”, de Chico Buarque; “País tropical”, do Jorge Bem Jor e “O bêbado e a equilibrista” dos compositores João Bosco e Aldir Blanc.

O show do Dia Nacional do Samba será transmitido pelo YouTube do Instituto de Educação Integrada Garotos Sem Fronteiras. Contribuição: Paróquia de São Miguel Arcanjo: QR code e também via PIX da obra social: 63.089.825/0097-96.

Projeto Musicando Sem Fronteiras

Desde o início da pandemia da Covid-19, o Instituto de Educação Integradas Garotos Sem Fronteiras suspendeu temporariamente as atividades presenciais do “Projeto Musicando Sem Fronteiras” com os jovens da comunidade de Heliópolis.

Para apoiar seus alunos e ajudar a comunidade diante de uma crise, o Instituto vai iniciar atividades com shows beneficentes formado por professores do projeto. A maioria dos professores músicos vêm de comunidades vulneráveis e que hoje trabalham profissionalmente com a música. O objetivo do projeto é criar um espaço e uma oficina de aprendizagem, além de um espaço de acolhimento psicológico para os participantes e seus familiares.

Leia também:

+ Qual seu samba-enredo preferido do Grupo de Acesso 1 para o Carnaval 2022?

+ Zeca Pagodinho aparece na Camisa Verde e Branco e surpreende os sambistas: ‘Jamais imaginaríamos’

+ Inclusão: X-9 Paulistana apresenta musa trans para o Carnaval 2022

Redação SRzd

Recent Posts

  • Carnaval/SP

Conheça a ordem dos desfiles do Grupo Especial do Carnaval de SP 2025

A Liga Independente das Escolas de Samba de São Paulo abriu, oficialmente, a preparação para o Carnaval de 2025 com…

5 horas ago
  • Carnaval/SP

Carnaval 2025: Confira a ordem de desfiles do Grupo de Acesso 1 de São Paulo

A Liga Independente das Escolas de Samba de São Paulo abriu, oficialmente, a preparação para o Carnaval de 2025 com…

8 horas ago
  • Carnaval/SP

Carnaval 2025: Veja a ordem de desfiles do Grupo de Acesso 2 de São Paulo

A Liga Independente das Escolas de Samba de São Paulo abriu, oficialmente, a preparação para o Carnaval de 2025 com…

9 horas ago
  • Famosos

Camila Moura, ex do BBB Buda, faz revelações íntimas em podcast

Camila Moura, ex do BBB 24 Lucas Buda, faz revelações íntimas em podcast. Ela disse que Lucas foi a primeira…

14 horas ago
  • Carnaval/SP

As estratégias envolvendo a ordem de desfiles do Carnaval de São Paulo

A Liga Independente das Escolas de Samba de São Paulo abre, oficialmente, a preparação para o Carnaval de 2025 com…

15 horas ago
  • Televisão

Ex-BBB 24 desabafa na web: ‘Até pra ser preto precisa de diploma’

Ex-BBB 24 desabafa na web: 'Até pra ser preto precisa de diploma'. Thalyta faz desabafo sobre não ser convidada para…

18 horas ago