Gaviões: Mestre cita impacto do adiamento do desfile e importância dos ensaios técnicos para bateria

Vencedor do Prêmio SRzd Carnaval SP 2018 na categoria de “Revelação”, o mestre de bateria da Gaviões da Fiel, Ciro Castilho, se prepara para comandar a “Ritimão” pelo quinto ano consecutivo. Em 2020, o mestre carimbou três 10 e um 9,9 (descartado pelos critérios de julgamento).

+ Ana Paula Minerato recebe faixa de musa da ala dos compositores da Gaviões da Fiel

Ao SRzd, Ciro afirmou que mesmo com os ensaios realizados na quadra da escola, localizada no tradicional bairro do Bom Retiro, e os treinos que acontecem nas ruas próximas da sede, a afinação entre os ritmistas da agremiação estará finalizada apenas quando acontecerem os ensaios técnicos no Sambódromo do Anhembi – que neste instante segue sem previsão de datas.

“Eu considero que nós estamos num estágio de preparação. Nessa altura do campeonato, era pra termos feito no Anhembi, pelo menos, um ensaio específico e um ensaio geral. Acredito que o final do trabalho acontece nos ensaios técnicos, é o que chega quase 100% perto da realidade do que a gente vai apresentar no dia do desfile”, avaliou.

Estamos gostando bastante de trabalhar esse sambaço

Inicialmente, os desfiles das escolas de samba, tanto no Rio de Janeiro, quanto em São Paulo, estavam confirmados para os dias 25, 26, 27 e 28 de fevereiro. Em reunião realizada na noite de 21 de janeiro entre os prefeitos da capital fluminense, Eduardo Paes (PSD), e da capital paulista, Ricardo Nunes (MDB), foi tomada decisão conjunta de adiar as apresentações das agremiações para o feriado de Tiradentes, em 21 de abril.

Para Ciro, o impacto negativo da retardação é a incerteza da presença das pessoas na participação do Carnaval: “Eu senti que ficou no ar uma incerteza. Isso eu acho que acaba atrapalhando um pouco. Na bateria em si, a gente não teve esse problema, o pessoal continua sendo presente. Quando alguém se ausenta, realmente é porque acabou pegando gripe ou até a própria Covid-19. Muita gente pegou e acabou tendo que ficar afastado de 10 a 15 dias por conta do isolamento, mas graças a Deus o nosso pessoal está focado e continua se preparando a todo vapor pra fazer o desfile e poder defender a nota com a nossa melhor performance”.

Para este ano, a “Ritimão” não terá nenhuma mudança em relação à saída ou entrada de instrumentos, mas o mestre garantiu que os “pontos altos” do samba-enredo serão explorados: “Desenvolvemos as bossas no intuito de valorizar alguns pontos do samba, como a parte melódica. Estamos gostando bastante de trabalhar esse sambaço”.

O sambista ainda fez questão de exaltar o trabalho realizado pelo diretor musical Rafa do Cavaco, que vai fazer sua estreia pela “Torcida que Samba” neste ano.

+ Rafa do Cavaco avalia trabalho e prepara surpresa na parte musical da Gaviões

“Estamos trabalhando em conjunto com a nossa ala musical sob a direção do Rafa do Cavaco, que é excelente. A gente está fazendo um trabalho musical muito bacana. Acredito que o público em geral vai gostar muito do resultado final na Avenida”, finalizou.

Desfile 2020 da Gaviões da Fiel. Foto: SRzd - Ana Moura
Desfile 2020 da Gaviões da Fiel. Foto: SRzd – Ana Moura

Gaviões da Fiel 2022

Quatro vezes campeã do Grupo Especial, neste ano a Gaviões será a segunda a desfilar no sábado, 23 de abril, com o enredo “Basta!”, na qual se refere a uma crítica social sobre temas que estão em debate no cenário atual do país e do mundo. O projeto é desenvolvido pelo carnavalesco Zilkson Reis.

Grandão, Sukata, Jairo Roizen, Morganti, Guinê, Xérem, Claudio Gladiador, Ribeirinho, Claudinho, Meiners, Luciano Costa, Felipe Yaw, Marcelo Adnet, Fadico, Júnior Fionda, Lequinho, Fábio Palácio (Mentirinha), Leonel Querino, Altemir Magrão, Marcelo Valente, Sandro Lima e Rodrigo Dias assinam a autoria do samba-enredo. Clique aqui para ouvir.

Leia também:

+ Globo define como serão as transmissões das apurações dos Carnavais no Rio e SP

+ Globo anuncia como será a transmissão dos desfiles no Rio e SP

+ Liga-SP confirma data dos desfiles do Carnaval 2022

Comentários

 




    gl