Nesta segunda: escolas de samba do Grupo de Acesso 2 fecham séries de shows da Liga-SP

Escolas se apresentam em show do Carnaval de São Paulo. Foto: Felipe Felipe Araujo/Liga-SP

Escolas se apresentam em show do Carnaval de São Paulo. Foto: Felipe Felipe Araujo/Liga-SP

Nesta segunda-feira (28), doze escolas vão fechar a séria de apresentações do projeto “A Arte do Carnaval — Acervo Digital dos Saberes e Fazeres das Escolas de Samba de São Paulo”.

Com transmissão da Liga-SP, as agremiações que iriam desfilar no Grupo de Acesso 2 do Carnaval 2022, caso não fosse adiado, vão ser exibidas em um show inédito no YouTube. São elas: Brinco da Marquesa, Camisa 12, Uirapuru da Mooca, Primeira da Cidade Líder, Unidos de Santa Bárbara, Torcida Jovem, Nenê de Vila Matilde, Unidos do Peruche, Imperador do Ipiranga, Amizade Zona Leste, Tradição Albertinense e Dom Bosco de Itaquera.

Sobre o projeto

“A Arte do Carnaval — Acervo Digital dos Saberes e Fazeres das Escolas de Samba de São Paulo” é um projeto pensado para enaltecer as práticas carnavalescas, registradas como Patrimônio Cultural Imaterial do Estado de São Paulo, pelo Condephaat, em fevereiro de 2020. As tradições, ritos e expressões artísticas que resultam nos desfiles — e as que não são evidenciadas na avenida, também — fazem parte da identidade cultural do estado e criam relações de pertencimento nas comunidades.

A iniciativa da Liga Independente das Escolas de Samba de São Paulo contou com o apoio do Governo do Estado de São Paulo, por meio da Secretaria de Cultura e Economia Criativa. Os shows foram gravados na Fábrica do Samba, na Barra Funda. A estrutura foi montada no espaço onde as agremiações reciclam os materiais das alegorias para serem reutilizados no Carnaval seguinte, evidenciando uma das práticas de preocupação ambiental das escolas de samba que não são vistas ou televisionadas durante os desfiles e tornam o Carnaval sustentável, evitando o descarte incorreto e irresponsável dos insumos.

Acessibilidade

Todos os 34 shows são inclusivos e têm tradução para Libras, a linguagem brasileira de sinais.

Leia também:

+ Em busca do desfile das campeãs, diretor da Barroca diz que o projeto está finalizado

+ Diretoria da Gaviões da Fiel expulsa seu vice-presidente

+ Unidos do Peruche prepara ‘Baile de Carnaval’ com almoço

Comentários

 




    gl