Pandeiro. Foto: Divulgação/Usp
Em 2 de dezembro é comemorado o Dia Nacional do Samba. A data, instituída em 1963, foi escolhida pelo vereador baiano Luis Monteiro da Costa para homenagear o compositor Ary Barroso, que já tinha composto seu sucesso “Na Baixa do Sapateiro”, mas nunca havia posto os pés na Bahia. Essa foi a data que ele visitou Salvador pela primeira vez. A festa foi se espalhando pelo Brasil e virou uma comemoração nacional.
O Samba é a principal forma de música de raízes africanas surgida no Brasil. O nome “samba” é, provavelmente, originário do nome angolano semba, um ritmo religioso, cujo nome significa umbigada, devido à forma como era dançado.
+ Vote no seu samba preferido no Grupo Especial de São Paulo para 2023
+ Grade dos ensaios técnicos gerais no Sambódromo do Anhembi em 2023
Através das redes sociais, escolas de samba, dirigentes e integrantes das agremiações de São Paulo aproveitaram a data para enaltecer o samba com textos, vídeos, fotos e mensagens carregadas de carinho e valorização cultural.
Passados quatro anos, a morte de Augusto Liberato, o Gugu, Liberato ainda gera discussão sobre o que realmente teria acontecido…
A Câmara dos Deputados aprovou na noite desta quarta-feira (29) o projeto de lei que torna o Dia da Consciência…
Kally Fonseca, Nadja Pessoa ou Ramadés Furlan. Um deles deixará o reality show “A Fazenda 15”. A roça foi formada…
O Ministério da Saúde anunciou nesta quarta-feira (29) a atualização na lista de doenças relacionadas ao trabalho. Portaria já foi…
VÍDEO: Léo Dias fala após flagra viralizar nas redes sociais. Cena do jornalista beijando outro homem foi o assunto de…
Expectativa. Após despencar durante a pandemia de Covid-19, a expectativa de vida dos brasileiros ao nascer voltou a subir e…