Dia da Escola de Samba é celebrado por agremiações de São Paulo

Pavilhões na festa de lançamento do CD do Carnaval de São Paulo 2020. Foto: SRzd - Alexandre Pinotti

Pavilhões na festa de lançamento do CD do Carnaval de São Paulo 2020. Foto: SRzd – Alexandre Pinotti

O Dia da Escola de Samba é comemorado anualmente em 11 de abril. Atualmente, quando se fala em Carnaval, a primeira coisa que vem a mente das pessoas são os desfiles promovidos pelas comunidades das agremiações em todo o Brasil.

A data foi escolhida em homenagem a fundação do bloco de Carnaval “Ouro sobre Azul”, por Paulo da Portela, que posteriormente passou a ser conhecido como “Conjunto Carnavalesco Oswaldo Cruz”, “Quem nos Faz é o Capricho”, “Vai Como Pode” e, finalmente como “Grêmio Recreativo Escola de Samba Portela”, em 1935.

Em São Paulo, a primeira escola de samba que já nasceu com este nome foi a Primeira de São Paulo, seguida da Lavapés Pirata Negro, segundo a Liga Independente das Escolas de Samba de São Paulo.

Antes disso, a folia na cidade foi vivenciada de várias formas diferentes e evoluiu ao longo dos anos. Entrudo, corso, rancho carnavalesco e cordão são alguns dos nomes ouvidos por aqui para contar esta história. Com a oficialização do Carnaval em 1967, o movimento dos grupos carnavalescos para se tornarem escolas de samba foi natural.

Hoje, escolas de samba da capital paulista, a Liga-SP, que organiza o desfile de 33 agremiações filiadas, no Sambódromo do Anhembi, e sambistas de todas as idades e pavilhões, celebram com alegria e entusiasmo a data. E há muito o que se comemorar neste dia!

Leia também:

+ Prêmio SRzd Carnaval SP: conheça os vencedores da edição 2024

+ Confira o resultado do Carnaval de São Paulo 2024

+ Leia todas as justificativas das notas

+ Liga-SP dispensa todos os jurados e anuncia reformulação para 2025

Comentários

 




    gl