Categories: Carnaval/SP

Compositor multicampeão justifica baixa popularidade dos sambas de enredo de São Paulo

Aquiles Accocella, conhecido entre os sambistas como Aquiles da Vila, é compositor de quinze sambas de enredo no Grupo Especial de São Paulo.

Arquiteto por formação, o poeta iniciou nas agremiações como desfilante. No início dos anos 2000, começou a participar dos concursos de sambas. Atualmente, ele também contabiliza a autoria de um hino no Carnaval do interior do estado paulista e premiações diversas no segmento.

Recentemente, o sambista concedeu entrevista ao programa “No Mundo do Samba”, no canal no YouTube do “Capital Mais Com Você”, com Raul Machado e Guilherme Queiroz.


Leia também:

+ Ouça os sambas das 34 agremiações da Liga-SP para o Carnaval 2023

+ Presidente da Liga-SP sobre escolas do Grupo Especial: ‘Mesma verba, espaço e condições’


Durante o bate-papo, Aquiles abordou temas diversos relacionados ao processo de criação dos sambas, como o futuro dos concursos que as escolas fazem para a escolha dos seus respectivos hinos; e respondeu o que acha sobre as reedições de obras que já foram para a Avenida, além de falar sobre a renovação dos nomes responsável por assinar as obras que embalam os desfiles.

Provocado sobre o motivo dos sambas não serem tão populares como outrora, o compositor deu três motivos:

– Quando entraram os enredos patrocinados, não tem como negar, que caiu muito a qualidade dos temas. Não sou contra o enredo patrocinado, mas ele acaba engessando uma série de coisas. Se a escola não for muito criativa, acaba ficando uma coisa extremamente mecânica e isso naturalmente vai desembocar é uma música mecânica. […] O patrocinador ganha, mas a música perde.

– Outro problema é o péssimo julgamento. As escolas, de uns anos pra cá, todas tiram 10 em samba-enredo, então isso acaba tendo um conforto geral. As escolas não se preocupam muito com a qualidade do samba-enredo, porque no geral julgam mal e isso quem perde, mais uma vez, é a música.

– O terceiro é a divulgação. Eu lembro que nos anos 90, você ligava a rádio e tinha o ‘momento samba-enredo’. Era samba o dia inteiro. […] Hoje as rádios não divulgam o samba-enredo. Não se vende a música.

Assista a entrevista completa:

Redação SRzd

Share
Published by
Redação SRzd
Tags: Aquiles da VilaCarnaval de São Paulodestaque1-carnaval-spdestaque3-carnaval-spPrograma No Mundo do SambaRádio CapitalSambas de enredo

Recent Posts

  • Carnaval/RJ

Rio: Vila Isabel já tem enredo, solta vídeo e deixa torcedores em suspense

Rio: Vila Isabel já tem enredo, solta vídeo e deixa torcedores em suspense Apenas a Unidos de Vila Isabel ainda…

7 horas ago
  • Brasil

Ação humana aumentou o nível das chuvas no RS, afirma estudo da Climater

Clima. Em uma entrevista exclusiva concedida ao site do G20, o climatologista Francisco Eliseu Aquino, chefe do Departamento de Geografia…

7 horas ago
  • Famosos

Cissa Guimarães homenageia o ex- marido, o ator Paulo César Pereio, que morreu neste domingo

Luto nas artes. A atriz Cissa Guimarães homenageou, nesta segunda-feira (13), ao ex- marido, Paulo César Pereio, que morreu no…

7 horas ago
  • Televisão

Sonia Abrão rasga o verbo e acusa Wanessa Camargo de encomenda contra Davi

Bastidores. Nessa segunda-feira (13), a apresentadora Sonia Abrão repercutiu em seu programa na RedeTV! uma polêmica envolvendo Davi e Wanessa…

8 horas ago
  • Televisão

VÍDEO: Alexandre Frota detona Davi, campeão do BBB 24

VÍDEO: Alexandre Frota detona Davi, campeão do BBB 24. Ex-deputado, o ator participou do programa Fofocalizando, do SBT, nesta segunda-feira…

9 horas ago
  • Carnaval/SP

Após anúncio de despedida, mestre Tornado cita Ailton Graça e novos desafios

José Jorge Teles Santos, conhecido pelos sambistas como mestre Tornado, não é mais mestre de bateria da escola de samba…

9 horas ago