Com enredo sobre Dona Ivone Lara, X-9 volta a fazer eliminatória e convoca compositores

Dona Ivone Lara. Foto: Divulgação

Dona Ivone Lara. Foto: Divulgação

“Dona Ivone Lara, mas quem disse que eu te esqueço? X-9 Paulistana canta o centenário da dama do samba”. Este é o enredo que a agremiação que contabiliza dois títulos no Grupo Especial, levará para o sambódromo do Anhembi no Carnaval de 2023. O projeto será desenvolvido pelo carnavalesco Leno Vidal.

A expectativa é grande em relação ao samba que irá embalar o desfile. Não apenas pelo objetivo da escola disputar o título do Grupo de Acesso 1 e o retorno para a divisão de elite do samba paulistano, como também pela representatividade da homenageada, um dos ícones da música popular brasileira e referência no samba.

Após três Carnavais, a verde, vermelha e branca irá retomar seu concurso de samba-enredo. Desde 2019, quando homenageou o cantor e compositor Arlindo Cruz, os hinos foram encomendados a um grupo de autores.

Foto: Acervo pessoal Darlan Alves

No próximo dia 4 de julho, a partir da 20h, todos os compositores interessados em participar das eliminatórias estão convidados para participar da explanação do enredo na quadra, localizada na Rua Alcântara, 1121, na Vila Maria.

“A disputa de samba enredo é um processo fundamental em uma escola de samba e por esse motivo, a X-9 decidiu abrir suas portas para todos os interessados em celebrar este momento único que é o de exaltar a trajetória linda da nossa eterna Dama do Samba. É um momento de festa para o samba e os compositores precisam fazer parte deste momento. O formato do concurso foi elaborado pensando na praticidade para o compositor, que terá sua obra apreciada pela diretoria e jurados, e na comunidade, que poderá participar do momento da escola do campeão”, disse Darlan Alves, intérprete oficial da agremiação.

“Trazer dona Ivone Lara para a passarela do Anhembi será uma honra para nós xisnoveanos. É uma dádiva divina! Um presente para a nossa comunidade e também para o carnaval paulistano. Nossa comunidade está em festa, emocionada e muito feliz. Faremos um belíssimo Carnaval, a altura da nossa homenageada”, diz Adamastor, diretor geral de Carnaval.

Veja como será o concurso

* Explanação – 4 de julho

* Entrega das obras concorrentes

* Audições internas

* Primeira Eliminatória semanal através de audições (só comissão julgadora participa) 

* Segunda Eliminatória semanal através de audições (só comissão julgadora participa) 

* Terceira Eliminatória semanal através de audições (só comissão julgadora participa) 

* Quarta Eliminatória semanal através de audições (só comissão julgadora participa) 

* Grande Final (Festa aberta ao público com local/horário a definir no dia 17/9 – as parcerias das composições finalistas irão se apresentar no palco para a comunidade e comissão julgadora).

Primeira mulher a assinar um samba-enredo

Yvonne Lara da Costa, mais conhecida como Dona Ivone Lara, se estivesse viva, completaria 100 anos em 13 de abril de 2022.

Cantora e compositora, ficou eternizada como a grande Dama do Samba. Ivone foi a primeira mulher a assinar um samba-enredo e a fazer parte da ala de compositores de uma escola; o Império Serrano.

Dona Ivone Lara. Foto: Divulgação
Dona Ivone Lara. Foto: Divulgação

Formada em Enfermagem e Serviço Social, desempenhou importante papel como enfermeira na reforma psiquiátrica no Brasil, ao lado da médica Nise da Silveira, dedicando-se a essa atividade durante mais de trinta anos, antes de se aposentar e dedicar-se exclusivamente à carreira artística.

Dona Ivone morreu no dia 16 de abril de 2018, aos 96 anos, em consequência de um quadro de insuficiência cardiorrespiratória após permanecer internada por três dias no Centro de Tratamento e Terapia Intensiva da Coordenação de Emergência Regional, no Leblon, no Rio.

Carnaval 2022

Em 2022 a agremiação da Zona Norte ficou na sexta colocação no Grupo de Acesso 1 após apresentar o enredo “Arapuca Tupi – A Reconquista de uma Terra sem Dono”, desenvolvido pelo carnavalesco Eduardo Felix.

+ Veja como foi o desfile

Leia também:

+ Gaviões da Fiel: novo carnavalesco, caso Zilkson e punição da Liga-SP

+ Grupo Especial: Veja a ordem de desfiles no Carnaval de São Paulo 2023

Comentários

 




    gl