Categories: Carnaval/SP

Carlos Junior alerta: ‘Vai-Vai representa uma parcela quilombola extinta no Carnaval’

Carlos Junior hoje é um dos intérpretes mais respeitados e premiados do Carnaval de São Paulo. Dono de uma voz marcante, ele já defende sambas de enredo na Avenida há 20 anos. Atualmente na Império de Casa Verde, Carlão iniciou a carreira na Mocidade Camisa Verde e Branco.

Em sua trajetória, teve a incumbência de liderar o carro de som de outra escola também muito tradicional, que neste ano celebrou 90 anos de fundação: a Vai-Vai. Por lá, ele ficou por duas temporadas. Em 2008 contribuiu com o décimo terceiro título da “Escola do Povo”, e em 2009 fez parte do projeto que rendeu um vice-campeonato.

Carlos Junior no desfile de 2020 da Vai-Vai. Foto: Reprodução.

Durante a última live da “Saracura”, Carlão falou sobre o respeito que tem pela alvinegra e a representatividade que ela tem para o samba paulistano.

“O Vai-Vai vai precisa manter o Carnaval de São Paulo em pé, não é se manter, o Vai-Vai é a representante do Carnaval de São Paulo, grande representante, assim como a Mangueira e a Portela são no Rio. Na época de 2008, quando eu cantei na escola, falava muito isso para diretoria que saiu: ‘O Vai-Vai precisa entender que hoje ela não representa só ela’. Naquela época as escolas de empresa estavam muito forte, X-9 Paulistana; Império de Casa Verde; as torcidas estavam chegando, e as escolas de terreiro, as escolas de comunidades estavam enfraquecidas, Camisa Verde e Branco e Unidos do Peruche. Então a Vai-Vai era a única força representativa dessas escolas”, disse.

Carlos Junior, Luiz Felipe e Celsinho Mody. Foto: Reprodução.

O Vai-Vai representa uma parcela quilombola que está extinta dentro do Carnaval

Ao longo da transmissão, que também contou com a presença do cantor da Acadêmicos do Tatuapé, Celsinho Mody e do atual intérprete da Vai-Vai, Luiz Felipe, Carlos Junior também expressou a importância da escola da Bela Vista para a disputa da folia paulistana.

“O Vai-Vai não representa só Vai-Vai, representa uma parcela quilombola que está extinta dentro do Carnaval de São Paulo. Se o Vai-Vai não manter isso, todos nós vamos perder. Eu tô falando isso como funcionário da Império de Casa Verde e quero ver a Império ser campeã, mas não é importante para Império não ter o Vai-Vai para concorrer. O Império não é uma escola forte se ela não vencer a Vai-Vai, a Mancha Verde não é uma escola forte se ela não vencer a Vai-Vai, porque não se trata de um ano de desfile. Trata-se de um histórico total de desfiles, presidentes, sofrimentos, vitória de pessoas que passaram, músicos, compositores e cantores”, exaltou o cantor de 45 anos.

Desfile das campeãs 2020 da Vai-Vai. Foto: SRzd – Ana Moura

O Império não é uma escola forte se não venceu o Vai-Vai

Por fim, o intérprete, que no próximo Carnaval, ao lado de Celsinho, vai cantar também no Paraíso do Tuiuti,  falou da importância da miscigenação no Carnaval, destacando que o negro tem que estar sempre representado nas agremiações carnavalescas.

“O Vai-Vai é o representante dessa massa, é a única esperança que essa massa tem de chegar de novo. Hoje o Barroca Zona Sul já está lá, a Colorado do Brás também já chegou, mas o Vai-Vai é grande força de São Paulo pra esse povo quilombola não ficar de fora do Carnaval, porque o Carnaval é pra todo mundo, é pro preto, branco, índio, japonês, todo mundo, mas o negro não pode ficar de fora. O Vai-Vai tem que lembrar isso todo dia, é essa representação. É lógico que terão outras etnias, a gente não é preconceituoso. É que essa escola é a verdadeiro tronco negro do Carnaval. Sem manifestação de arrogância, mas de cultura, hombridade e humildade”, concluiu.

Leia também:

+ Vai-Vai define data, hora e local para lançar enredo de seu próximo desfile







Redação SRzd

Recent Posts

  • Entretenimento
  • Famosos
  • Televisão

Adriane Galisteu revela que Senna morreu sem realizar três sonhos

Homenagem especial. A apresentadora Adriane Galisteu fez uma homenagem para seu ex-namorado, o piloto Ayrton Senna, no dia dos 30…

21 minutos ago
  • Carnaval/SP

Saravá Umbanda!: conheça mais um enredo do Carnaval de São Paulo 2025

Terceira colocada no Grupo de Acesso 2 em São Paulo, a tradicional escola de samba Morro da Casa Verde já…

33 minutos ago
  • Brasil
  • Entretenimento
  • Famosos
  • Música
  • Rio de Janeiro

Qual o valor do cachê que Madonna irá receber por show no Rio?

Madonna desembarcou na última segunda (29) no Brasil, onde fará um show gratuito em Praia de Copacabana, no Rio, no…

2 horas ago
  • Entretenimento
  • Famosos
  • Televisão

Influenciadora se pronuncia após ser flagrada em encontro com Davi

Tá rolando? Solteiro após o recente conturbado fim de seu relacionado com Mani Rego, Davi Brito, campeão do BBB 24,…

3 horas ago
  • Entretenimento
  • Famosos
  • Música

Rock in Rio se manifesta após críticas por falta de artistas do Norte

Com o anúncio das atrações brasileiras do Rock in Rio 2024, uma grande polêmica tomou conta das redes sociais. O…

3 horas ago
  • Entretenimento
  • Televisão

VÍDEO: Galvão Bueno relembra momentos de Ayrton Senna do Brasil

Bem amigos! Galvão Bueno publicou nesta quarta-feira (1) uma homenagem ao piloto e amigo Ayrton Senna, que morreu há exatos…

4 horas ago