Categories: Carnaval/SPUESP

Almir Guineto será tema de enredo no Carnaval de São Paulo em 2020

Considerado como um dos maiores representantes do samba de raiz, Almir Guineto, que morreu aos 70 anos de idade no dia 5 de maio de 2017 no Rio de Janeiro, vítima de complicações renais causadas pelo diabetes, será homenageado no Carnaval de 2020.

A trajetória do sambista, compositor e cantor carioca será tema do enredo da escola de samba paulistana Combinados de Sapopemba, que integra o Grupo Especial de Bairros. O título oficial do tema é: “Almir Guineto – Deixe de lado esse baixo astral… erga a cabeça enfrente o mal.”

“É com um enorme prazer que em 2020 a Combinados de Sapopemba trará para a avenida, uma homenagem válida e precisa, um dever a ser cumprido, saudar esse grande sambista…”, diz o comunicado compartilhado pela direção da agremiação em sua página no Facebook. Os desfiles do Grupo Especial de Bairros acontecem no sábado e domingo de Carnaval. A ordem das apresentações será definida pela União das Escolas de Samba Paulistanas (Uesp).

Breve a diretoria da Combinados de Sapopemba deve anunciar mais detalhes sobre como será o desenvolvimento do desfile, que ficará por conta do carnavalesco Léo Santos, que retorna para a entidade em que atuou nos anos de 2008, 2011, 2014, 2016, 2017 e 2018.

Fundador do grupo Fundo de Quintal, Almir Guineto foi um dos maiores representantes do samba de raiz. Além disso, inovou ao introduzir o banjo adaptado com um braço de cavaquinho.

Filho de importantes figuras de uma das mais tradicionais escolas de samba do país, a Acadêmicos do Salgueiro, Guineto foi mestre de bateria na vermelha e branca, sucedido por seu irmão, mestre Louro, que comandou a “Furiosa” por mais de trinta Carnavais.

Fomentador do bloco Cacique de Ramos, referência no segmento, o sambista foi, ao longo de mais de quatro décadas de estrada, um dos expoentes do gênero. De estilo único, fala rouca e rara sensibilidade para traduzir em música o cotidiano do subúrbio, consolidou-se como compositor ao ter dezenas de canções eternizadas nas vozes de diversos nomes importantes da música popular.

Almir era dono da “boa malandragem”, mas sem perder a sensibilidade para falar de amor, sobretudo, os não correspondidos.

Em São Paulo, também deixou sua marca. E “grande” como era, teria de ser na maior campeã da cidade. À Vai-Vai, ao lado de Luverci Ernesto, num momento único de inspiração, concebeu um dos mais vibrantes sambas de exaltação: “À luta, Vai-Vai”. Ainda assinou dois sambas de enredo na alvinegra, nos anos de 1979: “Festa de um povo em sonho e fantasia”, e 1980: “Orgulho da Saracura”.

Combinados de Sapopemba quer voltar a desfilar no Anhembi

No Carnaval de 2019 a escola de samba Combinados de Sapopemba ficou na décima segunda colocação do Grupo de Acesso 2 em São Paulo. Com o resultado, a agremiação que apresentou no Anhembi o enredo “A bença minha mãe baiana” na segunda-feira, dia 4 de março, foi rebaixada para o Grupo Especial de Bairros.

– Veja fotos do desfile

– Assista ao vídeo com imagens do início do desfile

Leia também:

– Após queda, presidente diz que escola é vítima de armação, boicote e conspiração suja

Redação SRzd

Recent Posts

  • Televisão

Baixaria sem limite! Liziane protagoniza novo barraco em A Grande Conquista; assista

Baixaria sem limite! Liziane protagoniza novo barraco em A Grande Conquista. Discussão com Andréia deixou constrangido até os mais fãs…

15 minutos ago
  • Entretenimento
  • Famosos
  • Música

Britney Spears falida?

Bastidores. Os problemas da cantora Britney Spears, de 42 anos, continuam, entre eles, a perda de uma nova batalha judicial contra…

20 minutos ago
  • Carnaval/RJ

VÍDEO: Parada do Império no Centro Espírita Caminheiros da Verdade saudando Ogum

VÍDEO: Parada do Império no Centro Espírita Caminheiros da Verdade saudando Ogum. Padroeiro da escola foi celebrado pela verde e…

42 minutos ago
  • Carnaval/RJ

Veja a logo do enredo 2025 da Mocidade Independente

Veja a logo do enredo 2025 da Mocidade Independente: Rio. "Para o Carnaval de 2025, a Mocidade fará uma viagem…

1 hora ago
  • Carnaval/RJ

Renato e Márcia Lage falam sobre o enredo 2025 da Mocidade

Renato e Márcia Lage falam sobre o enredo 2025 da Mocidade Rio. A Mocidade Independente de Padre Miguel anunciou nesta…

1 hora ago
  • Rio de Janeiro

Estreia hoje: saiba tudo sobre o Jornal da Tupi, apresentado por Sidney Rezende

Rio. Estreia, nesta segunda-feira (29), a partir das 18h, o Jornal da Tupi. A atração terá apresentação do jornalista Sidney…

1 hora ago