Categories: Carnaval/SP

Águia de Ouro e seu novo trio de intérpretes: ‘Sem vaidade, o que vai brilhar é o samba’

Por dois Carnavais consecutivos a Águia de Ouro apostou em um trio de intérpretes oficiais para comandar seu time de canto. No próximo ano, quando será a sexta a desfilar no sábado, 18 de fevereiro, pelo Grupo Especial, a direção continuará mantendo este formato.

Em 2020, quando a escola conquistou seu inédito título na elite do samba de São Paulo, Douglinhas Aguiar, Darlan Alves e Tinga foram as vozes oficiais. Em 2022 a diretoria contratou Serginho do Porto – um velho conhecido da comunidade – para substituir Tinga. Para 2023, Chitão Martins foi o nome escolhido para ocupar o lugar de Darlan.

Durante a festa de lançamento do samba e das fantasias que vão ilustrar o enredo “Um pedaço do céu”, desenvolvido pelo carnavalesco Sidnei França, o SRzd ouviu os cantores da Águia para saber suas expectativas para o próximo Carnaval.


Leia também:

+ Volta ao passado e reinvenção: Casal Águia de Ouro exalta nova formação

+ Carnaval de São Paulo 2023: ouça todos os sambas do Grupo de Acesso 1

+ Fábrica do Samba abre pela primeira vez para o público com exposição e show de Carnaval


Douglinhas cita frustração em 2022

Neste ano a entidade entrou na Avenida com a missão de conquistar seu segundo campeonato consecutivo no Grupo Especial. Cercada de expectativa, a escola terminou a apuração na sexta colocação. Segundo Douglinhas, o resultado gerou uma frustração.

“Temos uma expectativa muito grande para o Carnaval 2023. Em 2022 nós tínhamos também, mas a gente ficou um pouco frustrado. Achávamos que pelo menos no desfile das campeãs a gente iria voltar, mas já passou e agora é erguer a cabeça para 2023”, afirmou.

Desfile 2022 da Águia de Ouro. Foto: Cesar R. Santos/SRzd

Avaliação sobre o samba do próximo ano

Sobre a trilha sonora do desfile do próximo ano, criada por Tales Queralt, Aquiles da Vila, Lucas Queralt, Chanel, Marcelo Dores, Salgado Luz, Lucas Barroso e Boldrini, os intérpretes demonstraram entusiasmo.

Douglinhas afirmou que os compositores foram muito felizes no refrão principal pelo fato do Pompeia, bairro onde foi fundada a agremiação, ter sido citada: “Toda vez que você fala da Pompeia o componente enche o peito de orgulho. Acho que eles foram felizes no refrão e antes dele. O samba é muito aguerrido, simpatizei desde a primeira vez que escutei ele, já achei que será uma grande obra”.

“Melodia forte e refrões empolgantes” foram os pontos destacados positivamente por Chitão: “Tem tudo para passar, mais uma vez, contando uma bela história e mexendo com a arquibancada. A Águia de Ouro é uma escola esperada pelo público, que está vindo para disputar títulos e nos últimos anos está apresentando sambas bons. Esse ano não será diferente”.

Serginho ressaltou que alguns dos hinos da azul e branca levantaram o público nas arquibancadas do Anhembi. Ele espera que isso se repita novamente.

“Sou suspeito para falar, pois lá se vão 22 anos dentro da Águia de Ouro e já fui com samba para Avenida que muita gente achava que não iria acontecer e chegou na hora e aconteceu, como 2007, 2013 e 2014. Carnaval é uma caixinha de surpresas. A magia acontece quando abrem os portões. É lá que a gente vai ver é e o que não é. A escola tem um samba maravilhoso que atendeu enredo e a comunidade e vai encantar o povo brasileiro que estiver acompanhando o desfile”, avaliou.

Ala musical da Águia de Ouro. Foto: Guilherme Queiroz/SRzd

Trabalho em trio

Aguiar é o cantor que está há mais tempo da agremiação. Ele contabiliza uma primeira passagem de 1989 até 2004. Em 2015, voltou para o “ninho da Águia”, onde permanece até então.

O sambista destacou a história de Chitão e de Serginho com a Águia e agradeceu “a Deus por dar essa oportunidade de poder trabalhar com esses amigos”.

“É satisfação trabalhar com a ala musical inteira. O Chitão é um menino que a gente viu praticamente crescer no cenário musical, porque a gente cantava com ele na Sangue Jovem [na cidade de Santos, litoral do estado de São Paulo]. Aí o Darlan Alves e eu descíamos para lá e era o Chitão que segurava o ensaio. Falamos para a presidente que ele precisava gravar o samba, porque ele é era diamante, de uma alegria fora do comum, ele transmite isso no palco. O Serginho do Porto é meu ídolo. Via ele cantando da Unidos da Ponte e depois no Salgueiro. Cantei com ele na Caprichosos de Pilares e no Estácio de Sá, então só agradeço”, confessou.

Serginho possui uma grande identificação com a azul e branca, onde atuou como vice-presidente e liderou o carro de som nos anos de 2002 a 2004, 2006 a 2014 e em 2018. Ele foi contratado em fevereiro deste ano, dois meses antes do desfile oficial.

Na entrevista, não escondeu o carinho que tem pela agremiação da Zona Oeste de São Paulo: “Na verdade eu nunca saí da Águia de Ouro. A gente acaba não tendo tempo de poder cantar, porque as coisas no Rio de janeiro acabam coincidindo com o desfile da Águia e eu tinha compromissos também com um camarote e isso tudo acabou impossibilitando minha presença aqui. Depois do Carnaval 2022 a gente resolveu abraçar o trabalho com mais afinco, juntamente do Sidnei Carriuolo, tivemos ideias boas, juntou eu e os companheiros da ala e conseguimos fazer uma coisa maravilhosa, que está dando tempo para a gente desenvolver esse trabalho no Carnaval de São Paulo.

Ala musical da Águia de Ouro. Foto: Guilherme Queiroz/SRzd

Chitão Martins, que estava como voz oficial da Colorado do Brás desde 2012, frisou que Águia foi a primeira escola que ele na capital paulista: “Saí de Santos, fui defender um samba da Águia no Carnaval de 2011, a obra acabou ganhando e fui convidado para integrar o carro de som com o Serginho do Porto. No ano seguinte fui para a Colorado do Brás, Pérola Negra e assim começou minha história no Carnaval da capital”.

Chitão atuou em dupla por quatro anos na Colorado, agora ele entende que o trabalho em trio será até mais tranquilo.

“É difícil trabalhar em dupla e acredito que em trio deve ser ainda mais, mas acho que será fácil pelo astral, pela parceria que é. O Douglinhas é um cara que foi me descobrir em Santos e o Serginho foi o primeiro cara com quem tive contato no Carnaval de São Paulo, então temos esse entrosamento. Cantei com o Douglinhas em Santos há quase oito anos e fui apoio do Serginho na Águia. Será uma parceria onde não terá vaidade, o que vai brilhar é o samba e a Águia de Ouro”, garantiu.

Ensaio da Águia de Ouro para o Carnaval 2023. Foto: Reprodução/Instagram

Acostumado a interagir com o público durante o desfile, Chitão afirmou que sua característica será mantida na nova casa.

“Essa foi uma das conversas. Quando o Douglinhas me convidou para a escola, foi perguntado qual seria a característica de cantar junto com a deles. Ele disse: ‘fica à vontade, a gente contratou o Chitão do jeito que ele é’. Então vou continuar brincando com o público, subindo nas grades e esse samba vai ajudar muito, que tem uma vibe boa. Acho que será um grande desfile da Águia de Ouro. Podem esperar que vem título aí”, finalizou.

 

Redação SRzd

Share
Published by
Redação SRzd
Tags: Águia de OuroCarnaval 2023Chitão Martinsdestaque1-carnaval-spDouglinhasONG Transportando EsperançaSerginho do Porto

Recent Posts

  • Brasil

Nível do Rio Guaíba sobe e deve bater recorde histórico, alerta Defesa Civil

Preocupação. Com as fortes chuvas que atingem o Rio Grande do Sul, o nível do Rio Guaíba deve atingir a…

58 minutos ago
  • Entretenimento
  • Famosos
  • Televisão

Brigas entre pais separados, como Piovani e Scooby, podem impactar filhos?

Luana Piovani e Pedro Scooby se tornaram assunto na última semana após mais um desentendimento em relação à criação dos…

1 hora ago
  • Entretenimento
  • Famosos
  • Televisão

Após dar à luz filhos gêmeos, Nadja Haddad lamenta a morte de um dos bebês

A apresentadora Nadja Haddad dividiu com os seguidores nas redes sociais uma notícia triste sobre um de seus filhos gêmeos,…

2 horas ago
  • Entretenimento
  • Televisão

VÍDEO: Dona Déa expõe valor que Luciano Huck doou para o RS

O programa "Domingão com Huck", da Globo, deste domingo (12), deu ênfase à cobertura da tragédia climática no Rio Grande…

2 horas ago
  • Entretenimento
  • Televisão

Estado de saúde do jornalista Antero Greco é atualizado em boletim médico

O jornalista Antero Greco segue internado e seu quadro clínico é considerado "estável e delicado", de acordo com o mais…

2 horas ago
  • Carnaval/SP
  • Entretenimento
  • Música

Benito Di Paula é o enredo da Águia de Ouro para o Carnaval de 2025

Campeã do Grupo Especial de São Paulo em 2020, a escola de samba Águia de Ouro levará para a Avenida…

3 horas ago