11 de agosto: Data histórica tem sabor de vitória para Rosas de Ouro
Desfile de 1984 da Sociedade Rosas de Ouro. Foto: Reprodução/Facebook/Rosas de Ouro
O dia 11 de agosto marca o aniversário da criação dos cursos de direito no Brasil. A instalação aconteceu por decreto do então Imperador Dom Pedro I em 1827.
A data, que também celebra o Dia do Advogado e o Dia do estudante, ganhou destaque ainda maior neste 2022. Nesta quinta-feira acontece a leitura do manifesto “Em Defesa da Democracia e da Justiça”. Divulgada pela Faculdade de Direito da Universidade de São Paulo (USP), ela foi elaborada com o intuito de defender a democracia e as urnas eletrônicas. O documento é apresentado no mesmo dia em que aconteceu a leitura do manifesto contra a ditadura militar, que subtraiu direitos e matou opositores do regime, em 1977.
Leia também:
+ Carta em defesa da democracia e das urnas eletrônicas
+ Atos pela democracia acontecem em todo o Brasil; veja locais e horários
+ De multa a registro cassado: o que acontece se Bolsonaro voltar a atacar as urnas
Atualmente com sete títulos no Grupo Especial, a Sociedade Rosas de Ouro conquistou o segundo campeonato de sua história ao levar para a Avenida Tiradentes – então palco oficial dos desfiles paulistanos – um enredo em homenagem à Faculdade de Direito do Largo de São Francisco, que fica no Centro da capital paulista.
Desenvolvido pelo carnavalesco Pedrinho Pinotti, a apresentação aconteceu no Carnaval de 1984. O título oficial do tema foi: “A Velha Academia Berço de Heróis”. Confira abaixo o refrão do samba composto por Ideval Anselmo e Zelão:
“Lá no Largo São Francisco
Bem no centro da cidade
Dia 11 de agosto
Pendura na faculdade”
Veja um trecho do desfile:
Ver essa foto no Instagram
Carnaval 2023
No próximo ano, a Rosas de Ouro será a quinta a desfilar na sexta-feira, 17 de fevereiro, pelo Grupo Especial. “Kindala! Que o amanhã não seja só um ontem com um novo nome” é o título do enredo desenvolvido pelo carnavalesco Paulo Menezes.
Arlindo Cruz, Fabiano Sorriso, Pedrinho Sem Braço, Paulinho Sampagode e Osmar Costa assinam o samba-enredo. Clique aqui para ouvir.
Comentários