Categories: CarnavalCarnaval/RJ

Wilsinho fala sobre preparação da União da Ilha para ensaio técnico e desfile oficial

A União da Ilha do Governador fará o seu ensaio técnico na Marquês de Sapucaí no próximo domingo (15) e o SRzd Carnaval fez uma entrevista exclusiva com o diretor de Carnaval da escola, Wilsinho, que comentou sobre a preparação da agremiação para o grande treino antes do desfile oficial:

“A gente vem ensaiando na quadra desde outubro. Na rua desde dezembro.  A escola tem um contingente de 3400 pessoas e apenas 350 são de alas comerciais. Para o dia do ensaio a ideia é compactar bastante a escola porque nós só temos apenas um contato com o som, que é o carro de som. O objetivo é não perder a referência deste som, que o canto não atravesse e que não haja desencontros”, explicou.

Severo Luzardo, carnavalesco da União da Ilha. Foto: SRzd/Hellen Manhães

Segundo o diretor, o enredo “Nzara Ndembu – Glória ao senhor tempo”, produzido e idealizado pelo carnavalesco Severo Luzardo para 2017, não será de difícil leitura para os julgadores e nem para o público:

“O Severo conseguiu desenvolver o enredo de maneira bem didática. A gente está explorando uma temática pouquíssimo explorada que nunca foi tema de enredo de escola de samba. Ela tem várias relações com a temática Iorubá, o “Ketu”. Quando a gente fala dos inquices no Camdomblé, são os Orixás. Então, na verdade, a gente fala dos inquices tempo, que foi criado pelo Deus maior da cultura Banto, que é Zambi, e esse Deus vem à Terra e durante sua caminhada vai conhecendo os inquices dos quatro elementos (água, ar, fogo e terra), aprendendo e modificando a vida dos homens até voltar ao reino dele, o reino de Angola. Queremos levar cultura para todos e acho que tem tudo para dar certo”, resumiu.

Wilsinho também afirmou não ver dificuldades na fluidez do canto do samba-enredo por parte de componentes das alas comerciais. A obra possui palavras como macurá, dilé, girá, girê, NZUMBARANDÁ:

“Aqui componentes de alas comerciais ensaiam. Teremos o ensaio técnico de domingo e mais duas datas marcadas. As cinco alas comerciais que a gente tem são de pessoas da escola também. É difícil ter um estrangeiro. Esses componentes são pessoas muito fiéis à escola. Sobre a questão dos nomes, não vejo dificuldades. Ano passado tinha o samba do Salgueiro aclamado e cheio de palavras de origem Iorubá. A Beija-Flor traz todo ano. Adoro o samba de 2005 da Beija-Flor”, comentou.

Recentemente, Ney Filardi, presidente da agremiação, anunciou o cancelamento dos ensaios-shows da escola. Segundo o mandatário, a Ilha precisava direcionar o dinheiro para outras prioridades. O diretor Wilsinho falou sobre a questão, diz que a medida foi apenas para conter gastos e revelou os prazos de conclusão das alegorias:

“O cancelamento dos ensaios-shows na Ilha foi ao perceber que tínhamos muitos gastos, que chegavam a R$ 12 ou 13 mil e a gente resolveu focar no Carnaval. O presidente Ney é um cara muito competente na administração financeira da escola. A gente tem três alegorias finalizadas. Termino as duas partes do abre-alas até o dia 20 de janeiro. Acabamos a produção de esculturas e em uma semana termino o trabalho de fibra”, contou.

Após o 11º lugar conquistado no Carnaval de 2016, a tricolor praticamente renovou por completo o seu time de profissionais. Wilsinho chegou para assumir o posto antes dirigido por Márcio André. O casal de mestre-sala e porta-bandeira, Phelipe Lemos e Dandara Ventapane, o carnavalesco,  Severo Luzardo, e o coreógrafo, Carlinhos de Jesus, foram contratados. Estes se juntam a nomes como o intérprete Ito Melodia e Ciça, mestre de bateria, completando o time da escola. O objetivo da direção é que a partir de 2017 a agremiação tenha objetivos maiores no Grupo Especial, como a volta no Desfile das Campeãs, fato ocorrido pela última vez em 2014 após a conquista do 4º lugar com o enredo “É brinquedo, é brincadeira. A Ilha vai levantar poeira!” e até o título, fato inédito na história insulana:

“A escola investiu e pagou mais por uma equipe mais qualificada. Após a minha chegada, começamos a pinçar alguns nomes. Contratamos para casal um cara super premiado, novo, que começou comigo como segundo mestre-sala da Vila, que é o Phelipe Lemos, parceiro da Dandara, que com três anos é uma grata surpresa. É um casal para empunhar o pavilhão insulano por muitos anos. Contratamos também o Carlinhos de Jesus, já consagrado. Todas as escolas estavam de olho no Severo e a gente o trouxe embalado pelo sucesso do Leandro na Mangueira. É um carnavalesco top, figurinista de mão cheia e vai trazer um Carnaval muito luxuoso para a União da Ilha”, avaliou.

Phelipe Lemos e Dandara Ventapane, casal de mestre-sala e porta-bandeira da União da Ilha. Foto: SRzd

Por último, o diretor comentou o fato da União da Ilha ser a primeira escola a desfilar na segunda-feira de Carnaval. Para ele o que tiver que acontecer, acontecerá em qualquer posição, mas revelou a sua preferência no desfile oficial:

“Eu tenho a preferência em desfilar por último. Eu gosto e tive bons resultados assim, conquistei título assim. Também conquistei título sendo a quinta de domingo em ano com sete escolas. Ser a primeira de segunda é muito melhor que ser a primeira, segunda e terceira de domingo. Acho que segunda-feira realmente é um dia mais quente, mais aguardado. A União da Ilha vem com o Carnaval muito grandioso. A briga da União da Ilha este ano não é para brigar para não cair, com todo respeito a todas as escolas. Nós temos uma equipe muito boa e quesitos muito bem defendidos.  Eu acho que estaremos brigando nas campeãs e se derem mole como deram ano passado para a Mangueira, quem sabe o título!”, finalizou confiante.

Pedro Henrique Leite

Recent Posts

  • Carnaval/SP

Ailton Krenak será tema de enredo no Carnaval de São Paulo de 2025

Primeiro indígena eleito para ocupar uma cadeira na Academia Brasileira de Letras (ABL) em mais de 120 anos desde a…

5 horas ago
  • Carnaval/RJ

Rio 2025: Inocentes está entre enredo autoral ou reedição

Rio. A Inocentes de Belford Roxo realizou na noite da última quinta-feira (25) reunião presidida pelo presidente administrativo Icaro Ribeiro e…

15 horas ago
  • Carnaval/RJ

Martinho: ‘Ludmilla não entende muito desse assunto de religiões africanas’

Martinho da Vila, do alto da sabedoria de seus 86, em entrevista à Veja: "Ludmilla não entende muito desse assunto…

16 horas ago
  • Carnaval/RJ

Diogo Nogueira é homenageado por Paolla Oliveira por aniversário com vídeo fofo

O amor é lindo. Para comemorar os 43 anos de Diogo Nogueira, a atriz Paolla Oliveira publicou um vídeo com…

17 horas ago
  • Carnaval/RJ

Pretos no corpo de jurados, regulamento, ingressos e estrutura do sambódromo; o que pensa a nova gestão da Liesa

Carnaval 2025: Pretos no corpo de jurados, regulamento, ingressos e estrutura do sambódromo; o que pensa a nova gestão da…

18 horas ago
  • Entretenimento
  • Famosos

Mãe de Davi se filia a partido político

Política. Elisângela Brito, mãe de Davi, campeão do BBB 24, também está lucrando com a fama do filho. Ela se…

18 horas ago