Viradouro muda o nível de apresentação dos ensaios técnicos

Ensaios técnicos. Foto: SRzd/Wallace Safra

Viradouro muda o nível de apresentação dos ensaios técnicos:

Rio 2024: Aconteceu, neste domingo (4), a última noite da temporada de ensaios técnicos gerais na Marquês de Sapucaí para as escolas do Grupo Especial carioca.

Três agremiações no palco maior do Carnaval; Estação Primeira de Mangueira, Unidos do Viradouro e a atual campeã, Imperatriz Leopoldinense. Veja o que disseram os comentaristas do SRzd sobre o treino da escola de Niterói.

Ensaios técnicos. Foto: SRzd/Wallace Safra

+ como foi o ensaio?

Jaime Cezário: “Arroboboi Dangbê… ecoou o canto, nesse domingo, em uníssono da comunidade da Viradouro. Um ensaio que já deixou pistas da suntuosidade que virá no desfile oficial, cada ala com fantasias estilizadas e/ou batas com padronagens no estilo africano e adereços. Pequenos tripés ricamente decorados trazendo efeitos de luz e fogos dividiram sua bela apresentação. A Viradouro mudou o nível de apresentação dos ensaios técnicos, por sua riqueza e ostentação. A comunidade foi o ponto alto cantando forte seu samba. Um ensaio de encher os olhos, mas não arrancou aquele arrepio gostoso e emocional. Um detalhe para ser corrigido vai ser no quesito evolução que não foi regular; as vezes rápida, as vezes lenta. Vai precisar de uma atenção especial para tudo sair perfeito no dia do desfile oficial. A Viradouro acredita que o Vudum da Serpente Encantada possa, enfim, trazer a vitória para Niterói. Será?”.

Eliane Souza: “Meus deuses! Um dançarino que na cena ocupa seu altar de protagonista: ele, Julinho Nascimento! Se ela é a rainha que porta o pavilhão, ele dança para louvar o manto sagrado e cortejá-la! E, em sua performance, os movimentos se agigantam, o CRUZADO é feito em rotações ágeis e seguras; o MEIO-SAPATEADO exibe passos miúdos e ágeis; no VOLEIO, a falsa queda é de tirar o fôlego; os movimentos característicos são executados nos moldes formatados pelo dançarino! Reverência e piruetas múltiplas com grande habilidade, abrindo espaço para os giros no ABANO de sua bela dama, a experiente Rute Alves. Ela, segura e dominando seus movimentos característicos, baila! Uma PEGADA DE MÃO oferecendo apoio para o BALANÇO da dama. Um reverência plena de respeito, fez o mestre-sala, no momento da APRESENTAÇÃO DA BANDEIRA, utilizando o bastão, que manuseado com destreza, conduziu todas as ações do dançarino! Axé”.

Cláudio Francioni: “A bateria da Viradouro fez um ensaio à altura do seu Mestre. Ciça, um dos maiores nomes da história das baterias, apresentou um andamento um pouco mais pra trás do que costuma trazer, gerando uma ótima percepção de todos os instrumentos. Chocalhos e tamborins excelentes e bossas buscando a comunicação com o público, especialidade de seu comandante. Com o auxílio luxuoso de Wander Pires, sustentaram o bom samba da escola durante todo o tempo”.

+ VÍDEO: MELHORES MOMENTOS DO ENSAIO TÉCNICO 

+ GALERIA DE FOTOS DO ENSAIO TÉCNICO

+ agenda completa de ensaios do Grupo Especial:

(fevereiro):

4 – Estação Primeira de Mangueira (19h), Unidos do Viradouro (20h30) e Imperatriz Leopoldinense (22h)

+ Carnaval 2024:

Arroboboi, Dangbé, assinado por Tarcísio Zaon. Este é o enredo da escola que ficou com o 2º lugar do Grupo Especial no Carnaval de 2023 (veja análise sobre o tema feita pelo carnavalesco e comentarista do portal SRzd, Jaime Cezário):

O samba é de autoria de Claudio Mattos, Claudio Russo, Julio Alves, Thiago Meiners, Manolo, Anderson Lemos, Vinicius Xavier, Celino Dias, Bertolo e Marco Moreno.

+ ordem oficial de desfiles do Grupo Especial 2024:

Domingo, 11 de fevereiro:

1º – Unidos do Porto da Pedra (Campeão do Acesso 2023)
2º – Beija-Flor de Nilópolis
3º – Acadêmicos do Salgueiro
4º – Acadêmicos do Grande Rio
5º – Unidos da Tijuca
6º – Imperatriz Leopoldinense (Campeã do Grupo Especial 2023)

Segunda-feira, 12 de fevereiro:

1º – Mocidade Independente de Padre Miguel (11ª colocada do Grupo Especial 2023)
2º – Portela
3º – Unidos de Vila Isabel
4º – Estação Primeira de Mangueira
5º – Paraíso do Tuiuti
6º – Unidos do Viradouro

Comentários

 




    gl