Categories: CarnavalCarnaval/RJ

Vila Isabel: comentaristas analisam desfile

Com o enredo “Canta, canta minha gente. A Vila é de Martinho!”, a Unidos de Vila Isabel fechou os desfiles do Grupo Especial na Marquês de Sapucaí. Veja abaixo as análises dos comentaristas do SRzd sobre o desfile:

Avaliação geral (Rachel Valença):

A Vila Isabel encerrou o desfile com chave de ouro. Bonita, alegre, com um enredo de fácil compreensão, em que os sambas vitoriosos do compositor homenageado pontuavam as alas. O homenageado poderia ter tido mais visibilidade, mas é de seu feitio a modéstia, ao contrário de tantos que se aproveitam da glória alheia para parecer o que não são.

Avaliação geral (Luiz Fernando Reis):

“Muito bom desfile. Acho que está brigando para estar entre as seis. Disputa com a Viradouro pela segunda e terceira colocações.”

Casal de mestre-sala e porta-bandeira (Eliane Santos Souza):

“Marcinho Siqueira e Cristiane Caldas trouxeram para a Avenida o bailado acrescido de passos e gestos coreográficos que enriqueceram a performance, sem prejuízo para a coreografia original de cada dançarino. O mestre-sala executou o Cruzado, com roda completa em torno da porta-bandeira, que rodopiou graciosamente nos dois sentidos, durante o movimento Abano. Ao realizar a Carrapeta, evitou a “falsa queda”, mas fez uma bonita elevação de perna, com destreza e equilíbrio. Seus giros e piruetas foram igualmente realizadas com grande habilidade. Cristiane Caldas deslizou no Balanço, sem apoio do par, e apresentou sua comunidade, se deslocando com segurança no espaço para dançar. Sincronizando a Pegada de Mão ao Aviãozinho, o casal rodopiou com desenvoltura e altivez, desfraldando o pavilhão, que foi apresentado com elegância e alegria. Um bailado bonito de se ver!”.

Alegorias e Adereços (Jaime Cezário):

“As alegorias foram grandiosas, com destaque para o abre-alas composto de vários carros acoplados. O tripé ‘Pegando o bonde para passar no Boulevard’ destoou do conjunto alegórico da Vila, foi pequeno e tímido em comparação à grandiosidade do restante do conjunto alegórico. A sorte foi lançada. Agora é aguardar a abertura dos envelopes”.

Fantasias (Jaime Cezário):

“A Vila Isabel encerrou o Carnaval do Grupo Especial com chave de ouro, fazendo uma linda homenagem ao seu grande poeta, Martinho da Vila. Trouxe boas fantasias que contaram a vida do homenageado, tudo de forma clara, seguindo o roteiro fornecido”.

Enredo (Marcelo Masô):

“A Unidos de Vila Isabel trouxe para a Avenida a vida e obra do fenomenal Martinho da Vila. O próprio cantor foi o fio condutor do enredo, mostrando sua simbiose com a Vila Isabel. A apresentação foi dividida em cinco setores. O primeiro retratou a relação da escola Vila Isabel, do bairro e de Martinho com o povo africano. É importante destacar também o quarto setor, o qual mostrou Martinho como mestre da construção do conhecimento através de sua arte. Reside neste ponto a conexão que a agremiação faz de Martinho com os Griôs africanos, estes são indivíduos oriundos da África Ocidental que são vocacionados para transmitir conhecimentos pela oralidade (histórias, cantos e mitos). Por fim, o quinto setor foi uma merecida ode ao brilhante Martinho da Vila. Considerando-se o desfile em si, este foi claro, cumprindo com a missão de apresentar o enredo”.

Samba-enredo (Cadu Zugliani):

“Outro sambaço este da Vila Isabel, digno do homenageado. Achei um pouco ‘pra frente’ do que devia no andamento no começo, mas não perdeu o brilho. Muito cantado na Avenida, fechou bem demais o Carnaval 2022. Mais uma escola que se aproveita bem de um ótimo samba no seu desfile”.

Bateria (Bruno Moraes):

“A bateria do Mestre Macaco Branco entrou na Avenida com sua sonoridade característica: surdos graves, tarois, caixas ‘roucas’ e centradores ditando a identidade da Swingueira de Noel. A apresentação no primeiro módulo foi segura mesmo parte dela sendo feita com a bateria em deslocamento, o que não afetou a performance. No segundo módulo, o conjunto de bossas foi apresentado muito bem, dessa vez com a bateria parada. É importante salientar o quanto a fantasia da ala favoreceu a boa performance durante todo o desfile.  O andamento se manteve muito bom durante todo o desfile, favorecendo bastante a execução do samba e sua performance com a plateia. A apresentação para o último módulo se deu de forma apoteótica com o público e os componentes cantando o samba a plenos pulmões. O conjunto de bossas, mais uma vez, apresentado com qualidade. Parabéns pro povo de Noel”.

Harmonia (Célia Souto):

“A escola cantou o samba na sua totalidade demonstrando musicalidade, andamento equilibrado e vibração. Destaque para bateria cantando o samba dominando melodia e ritmo com independência musical. Bravo!”.

Evolução (Célia Souto):

“A escola evoluiu com leveza, andamento e ritmo mantendo e dominando  a uniformidade do desfile”.

Veja também:

+ Vila Isabel homenageia Martinho em desfile correto e entra na briga

+ Veja outras análises dos desfiles do Grupo Especial

+ Saiba como foram os desfiles do Grupo Especial

Redação SRzd

Share
Published by
Redação SRzd
Tags: Análises dos desfiles do Grupo Especial 2022 - Carnaval RJCarnaval 2022Unidos de Vila IsabelVila Isabel

Recent Posts

  • Carnaval/SP

É hoje! Veja a programação do evento que definirá ordem dos desfiles do Carnaval SP

A Liga Independente das Escolas de Samba de São Paulo, realiza neste sábado (18), a partir das 17h, um evento…

36 minutos ago
  • Televisão

Azedou? Apresentadores do SBT protagonizam climão ao vivo nesta sexta

Bastidores: Na tarde desta sexta-feira (17), os apresentadores Marcão do Povo e Márcia Dantas protagonizaram um climão ao vivo durante…

11 horas ago
  • Carnaval/SP

Porta-bandeira Lenita tatua na pele seu amor pela Barroca Zona Sul

Nós nascemos e crescemos no meio de gente bamba. Por isso que somos a Faculdade do Samba. Essa emblemática frase,…

13 horas ago
  • Música

Vaza áudio de Sheila Mello para Scheila Carvalho, e a resposta, sobre relação entre elas

Vaza áudio de Sheila Mello e Scheila Carvalho sobre relação entre elas A empresária Sheila Mello, ex-bailarina do grupo É…

14 horas ago
  • Carnaval/RJ

Rio: enquete mostra quais os melhores temas do Grupo Especial 2025; veja o ranking

Qual tema mais te agradou entre os 12 do Grupo Especial do Rio? Carnaval. Na última quarta-feira (15) a Unidos…

14 horas ago
  • Música

Wanessa Camargo fala sobre transformação após BBB 24: ‘afrobetização’

Mudanças. Todas as pessoas que participam do Big Brother Brasil afirmam que o programa muda a visão de mundo que…

14 horas ago