Categories: Carnaval/RJ

Unidos de Padre Miguel 2020: Escola da Zona Oeste faz bom desfile e entra na briga pelo título

Por Beatriz Chaves e João Carlos Martins

Gingou

Penúltima escola a desfilar, a Unidos de Padre Miguel entrou pronta para brigar pelo título com os demais destaques do dia. De uma ponta a outra, apesar dos problemas, a agremiação mostrou que está no caminho certo para o processo de retorno as melhores colocações da Série A, almejando maiores voos entre as grandes do Grupo Especial.

Fala, Rachel!

Rachel Valença é comentarista do SRzd

“A Unidos de Padre Miguel não deixou barato. Não se intimidou com a ingrata posição, logo após a Imperatriz e fez um desfile valente, de acordo com deu DNA. É uma escola de garra. Visual interessante, enredo bem brasileiro e muita disposição para ganhar.”

Fala, Luiz!

Luiz Fernando Reis é comentarista do SRzd

“É uma grande satisfação ver o belíssimo desfile da UPM. Teve pequenos problemas, abriu um buraco, e por isso ela não briga pau a pau com a Imperatriz. Ressaltando o trabalho do Fábio Ricardo, foi impecável. Na fantasia, daria para você brigar pau a pau. Tanto alegoria, tanto em fantasias”

 

 

 

 

Comissão de frente

Desfile Unidos de Padre Miguel 2020 Foto: Juliana Dias/SRzd.

A Unidos de Padre Miguel, apresentou comissão de frente forte todo baseado no dança africana, principalmente pela protagonista, a atriz Dandara Mariana. Trajada como uma guerreira, a artista abusou da teatralidade, urrando, encarando e encantando com todo conjunto da apresentação.

Segundo Marcio Moura do SRzd, a comissão da escola mostrou beleza plástica:

“David Lima talvez seja o coreógrafo que está há mais tempo a frente do quesito numa mesma Agremiação. Para defender o enredo trouxe um grupo de capoeiristas e a atriz Dandara Mariana. A sequência apresentada agradou bastante o público principalmente nos movimentos acrobáticos. Grupo de uma beleza plástica inconfundível. Marca das comissões da UPM.”

Casal de mestre-sala e porta-bandeira

Desfile Unidos de Padre Miguel 2020 Foto: Juliana Dias/SRzd.

Os dois carecas! O casal que já virou identidade da escola Jessica Ferreira e Vinicius Antunes veio com toucas de látex simulando a ausência dos fios. A dupla de fato foi para guerra! Vestidos de guerreiros da tribo Mocupe, eles fizeram a apresentação do quesito cercado por um grupo de guardiões.

De acordo com a comentarista do SRzd  Eliane Souza, a apresentou bailado original:

“Com movimentos fluentes e demonstrando conhecimento da coreografia do bailado, domínio dos passos e gestos da dança, o casal apresentou uma linda performance, interagindo com o público e sendo aplaudido durante sua passagem. O bailado foi realizado em sua forma original, com naturalidade e harmonia, revelando a perfeita integração do par pelo sincronismo na efetivação dos movimentos coordenados e eficiência dos movimentos obrigatórios constante na coreografia de cada um dos sambistas. Vinicius Antunes e Jessica Ferreira, diante da cabine julgadora, se exibiram com garbo, elegância e suavidade, com uma organização harmoniosa de suas sequências de movimentos.”

Alegorias e adereços

Desfile Unidos de Padre Miguel 2020 Foto: Juliana Dias/SRzd.

As alegorias da UPM novamente se destacaram entre as melhores da noite. Com um tripé de um touro que soltava fumaça, a escola da Zona Oeste intimidou no início, mas infelizmente foi prejudicada pelo acabamento e estrutura alegórica. O terceiro carro é um dos exemplos, a alegoria veio acompanhada de membros do Corpo de Bombeiros.

Segundo Wallace Safra, as alegoria da UPM fez um belo trabalho:

“Alegorias imponentes, fortes , ricas e com um belo trabalho artístico. A Unidos mais uma vez apresentou um trabalho plástico coerente e de muita qualidade. Apesar de em algumas alegorias a escola ter pecado em alguns detalhes de acabamento em nada perdeu plasticamente em seu resultado final. Conjunto impecável.
Destaque para a singularidade e coerência de todas as alegorias.”

Fantasias

Desfile Unidos de Padre Miguel 2020 Foto: Juliana Dias/SRzd.

As fantasias foram o ponto alto da Unidos de Padre Miguel. O traje assinado por Fábio Ricardo impressionou em todos os setores. Da baiana à ala das criança! O visual mostrou riqueza de criatividade e as mais variadas texturas. O destaque ficou para as 3 primeiras alas, verdadeiramente vestidas como realezas das manifestações culturais.

Para o comentarista do SRzd Wallace Safra, o destaque ficou para o primeiro casal.

“Com o enredo “Ginga” a Escola entrou na avenida para contar a história da capoeira.
Com fantasias bem desenvolvidas, bem acabadas e com um belo resultado plástico, a Escola apresentou um trabalho homogêneo e de muito bom gosto. Com muito requinte, no primeiro setor o trabalho em plumas e capim é realizado de uma forma inteligente e pontual, agregando ao processo plástico. No segundo setor a agremiação manteve a qualidade e diversificou, utilizando uma grande variedade de materiais em costeiros e acabamentos.

Destaque para o trabalho artístico de maquiagem realizado nos componentes em quase sua totalidade, somando muito ao resultado artístico proposto pelo carnavalesco. Destaque para a transição coerente entre as alas e a fantasia do primeiro casal de mestre-sala e porta-bandeira.”

Enredo

Após retornar ao Carnaval, depois de um ano fora da folia, Fábio Ricardo apostou em outras vertentes da cultura popular para criar o enredo da Unidos de Padre Miguel. A escola fez uma viagem pelos ritmos do Brasil como o maculelê, congadas e nas festas de caboclos para contar a história de uma das manifestações mais antigas e genuínas brasileiras, a capoeira. Que trouxe pra Avenida uma mistura de dança, religiosidade e conhecimentos.

Samba-enredo

Desfile Unidos de Padre Miguel 2020 Foto: Juliana Dias/SRzd.

A obra da Unidos de Padre Miguel teve como ponto alto seu desempenho na Avenida, graças à ótima interpretação de Diego Nicolau, estreante na escola. O samba é leve, de versos pequenos e com melodia envolvente. Serviu para desfile, enredo e componentes. Um quesito que não deve atrair problemas para a agremiação na Quarta-feira de Cinzas.

Bateria

Desfile Unidos de Padre Miguel 2020 Foto: Juliana Dias/SRzd.

A percussão ficou por conta da Guerreiros da Unidos, vestidos com fantasias leves, a bateria da escola desenvolveu um trabalho maduro diante da regência de Mestre Dinho.

Para o especialista Bruno Moraes, a bateria teve bom desempenho.

“A bateria do Mestre Dinho continua na trilha da evolução. Com ótimas apresentações aos Julgadores e com um grupo de diretores experientes, fizeram com que a bateria tivesse boa resposta do público, principalmente com a bossa de número sete, que já é marca dos desfiles do Mestre. O povo da Vila Vintém sai satisfeito do Desfile.”

Harmonia

Desfile Unidos de Padre Miguel 2020 Foto: Juliana Dias/SRzd.

Como de praxe, a comunidade da Unidos foi uma das que mais cantou na passarela do samba. O volume foi satisfatório na maior parte das alas, e aumentava no final da segunda parte e no refrão principal. Vale destacar a garra com que os componentes defenderam a obra na Avenida.

Ótima atuação também do intérprete Diego Nicolau em parceria com a bateria de mestre Dinho. O samba foi sustentado com o mesmo andamento do início ao fim do desfile.

Evolução

Desfile Unidos de Padre Miguel 2020 Foto: Juliana Dias/SRzd.

Se por um lado o desempenho de componentes em evolução foi o ótimo, não podemos dizer o mesmo do conjunto geral da escola com suas alegorias. Logo no início, o primeiro carro da demorou a entrar na Sapucaí e a agremiação abriu um enorme buraco. A Unidos penou para corrigir o problema, que fez com que a escola precisasse acelerar o passo ao final da sua exibição.

Ficha técnica

Enredo: GingA
Presidente: Renato Maroto
Carnavalesco: Fábio Ricardo
Intérprete: Pixulé
Mestre de Bateria: Dinho
Rainha de Bateria: Karina Costa
Comissão de Frente: David Lima
Casal de Mestre-Sala e Porta-Bandeira: Jessica Ferreira e Vinicius Antunes

Nota da galera

Qual nota você dá para o desfile da Unidos de Padre Miguel de 2020?
Created with PollMaker

A cobertura dos desfiles do Carnaval RJ do SRzd tem o apoio de: 



Redação SRzd

Share
Published by
Redação SRzd
Tags: Carnaval 2020Desfiles da Série A 2020 - RJdestaque-4destaque3-carnaval-rjUnidos de Padre Miguel

Recent Posts

  • Carnaval/RJ

Leia a sinopse do enredo 2025 da Mocidade Independente

Rio. "Para o Carnaval de 2025, a Mocidade fará uma viagem intergaláctica, onde ela se reconecta com seu brilho mais…

10 horas ago
  • Brasil

Pedro Scooby usa jetski para resgatar vítimas das chuvas no RS

Solidariedade.  O surfista e ex-BBB Pedro Scooby, Lucas Chumbo e outros surfistas estão ajudando no resgate de vítimas das enchentes do Rio…

11 horas ago
  • Carnaval/RJ

Rio 2025: Veja a configuração parcial da ordem de desfiles do Grupo Especial

Rio. Os desfiles oficiais do Rio de Janeiro terão mais um dia. Além das já tradicionais apresentações no domingo e…

12 horas ago
  • Carnaval/RJ

Com mudança nos desfiles, Mocidade terá papel histórico em 2025

Rio. Os desfiles oficiais do Rio de Janeiro terão mais um dia. Além das já tradicionais apresentações no domingo e…

12 horas ago
  • Carnaval/RJ

Agora é oficial: Grupo Especial do Rio terá 3 noites, o que você achou? Vote na enquete

Rio. Os desfiles oficiais do Rio de Janeiro terão mais um dia. Além das já tradicionais apresentações no domingo e…

12 horas ago
  • Política

Armas baixadas: Senador do PT chora e pede união, ao lado de Mourão, pelo RS

Armas baixadas: Senador do PT chora e pede união, ao lado de Mourão, pelo RS. O senador Paulo Paim (PT-RS),…

12 horas ago