Chegou a hora! Saiba tudo sobre o evento com a prévia dos desfiles do Rio

Viradouro no desfile das campeãs 2020 Foto: Nicolas Barbosa/SRzd

Viradouro no desfile das campeãs 2020 Foto: Nicolas Barbosa/SRzd

Chegou a hora do carioca matar um pouco da saudade dos desfiles de escolas de samba.

É novamente o momento de ouvir os sons da cuíca, do cavaquinho, do surdo, dos tantãs, dos tamborins e tantos outros instrumentos que, juntos, fazem o coração vibrar ao som de uma bateria.

Neste fim de semana, dias 26 de 27 de fevereiro, acontece a abertura do Rio Carnaval 2022 com a presença das 12 escolas de samba do Grupo Especial do Rio de Janeiro em uma grande celebração da cultura popular.

O evento, organizado pela Liga Independente das Escolas de Samba e apresentado pelo comentarista Milton Cunha, será na Cidade do Samba e começa a partir das 19h, com a abertura dos portões. Os ingressos e os camarotes já estão esgotados.

O Rio Carnaval será uma prévia do que acontecerá na Marquês de Sapucaí em abril. Os blocos Cacique de Ramos (26) e Cordão do Bola Preta (27) são os convidados especiais da abertura. Logo depois é a vez das escolas mostrarem seus sambas-enredos com direito a um minidesfile, com aproximadamente 150 componentes cada.

As escolas começam se apresentando no Palco Principal, com a presença de integrantes da bateria, intérpretes oficiais, passistas, componentes da Velha Guarda e da ala das Baianas, além dos casais de mestre-sala e porta-bandeira, e depois seguem para a pista.

“Entendemos que o papel da Liesa vai além de promover os desfiles. É também preservar e promover toda uma ancestralidade e fomentar a maior manifestação cultural do Brasil — o Carnaval. Estamos ansiosos para o evento e temos certeza de que será um momento único de celebração ao samba”, afirma Hélio Motta, vice-presidente da Liga.

Segurança sanitária

A fim de reiterar o compromisso da saúde do público, a Liesa seguirá protocolo sanitário, conforme as recomendações da Organização Mundial da Saúde e determinações da Prefeitura do Rio.  Para o evento de lançamento do Rio Carnaval será necessário apresentar o comprovante de vacinação para acesso e permanência no local.

Alimentação

O Rio Carnaval contará com foodtrucks espalhados na Praça de Eventos para a venda de comidas e bebidas. Não será permitida a entrada de alimentos e bebidas.

Como Chegar

A entrada ao evento será na portaria principal da Cidade do Samba na Via Binário do Porto. A entrada do público estará liberada a partir das 19h, horário de abertura dos portões.

Objetos proibidos

Durante a abertura do Rio Carnaval 2022, não será permitido entrar com garrafas de qualquer gênero, tamanho ou material, exceto garrafas plásticas para consumo de água, desde que estejam sem tampa. Além disso, também estão proibidos:

Embalagens rígidas e com tampa;
Capacetes;
Armas de fogo e armas brancas de qualquer tipo (facas, canivetes e etc);
Objetos pontiagudos;
Objetos perfurantes ou cortantes (tesoura, estiletes, pinças e cortadores de unha);
Cadeiras e banquinhos;
Guarda-chuvas;
Fogos de artifício, dispositivos explosivos, sinalizadores e aparatos incendiários de qualquer espécie;
Objetos de vidro, plástico ou metal (perfumes, cosméticos, inclusive desodorantes de qualquer tipo, pasta ou escova de dente);
Bebidas (em qualquer recipiente);
Skate, bicicleta ou qualquer tipo de veículo motorizado ou não;
Isopor, cooler ou qualquer tipo de utensílio para armazenagem;
Bastão de selfie (extensor para tirar autorretrato);

A lista completa do que será proibido portar para entrar na Cidade do Samba está disponível também no site oficial da Liesa. www.liesa.com.br

Programação:

Sábado, 26

Abertura: Cacique de Ramos

IMPERATRIZ

SAO CLEMENTE

VILA ISABEL

PORTELA

SALGUEIRO

BEIJA FLOR

Domingo, 27

Abertura: Cordão da Bola Preta

TUIUTI

TIJUCA

MANGUEIRA

MOCIDADE

GRANDE RIO

VIRADOURO

Leia também:

+ Martinho da Vila declara voto em Lula e polemiza sobre a realização dos desfiles

+ Com adiamentos e cancelamentos, Carnaval 2022 deve ter perdas de 33%

+ Veja a ordem de desfiles no Rio de Janeiro

+ Quais os direitos dos funcionários durante os dias de Carnaval?

Comentários

 




    gl